segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Segundafeira: “Folga dos Padres”!?

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá camaradas blogueiros (as) boa semana deva ser essa a nós todos... e começarei provocando um pensamento e uma discussão para vocês tomarem o titulo em suas rodas de amizades!

E é sobre essa questão de ‘folga do padre às segundas-feiras’ (risos), parece desnecessário, mas é de grande necessidade e Bíblico. Eu fui um que nas minhas empolgações de querer está nas Igrejas e ter missa celebrada, critiquei essa questão de ‘folga’!

Nós todos esperamos pelo tal bendito FDS para descansar, outros aos feriados, principalmente prolongados, aos que trabalham e esperam suas folgas semanais, pelo menos eram para gozar desse DIREITO, pois é preciso recarregar seus vigores.

Na Bíblia há muita linguagem figurada, e podemos até aludir a esse direito do padre quando se diz "que no sétimo dia, Deus descansou" (Gen. 2,2), calma NT também tem algo para associarmos a esse momento onde topamos Jesus convidando os discípulos para irem a um lugar à parte, para que descansassem, pois não tinham tempo nem para comer, tamanho era o trabalho (Mc 6,31).

É necessário o descanso para não envelhecer por causa da rotina (palavras de D. Paulo Evaristo Arns aos seus padres).

Pelo CDC – Código do Direito Canônico, perceberemos o cuidado da Igreja para com seus ministros, tanto o Bispo como os Sacerdotes. Devem gozar de suas férias anualmente, aqui não estamos teclando sobre retiros, cursos e etc e tal, mas de férias mesmo. O padre por mais que se deu em ser radicalmente servidor de Deus pela causa da Salvação, não esqueçamos que ele também veio de uma família onde ele é convidado a por vezes com ela poder descansar.

Para tirar suas férias, o padre deve colocar por escrito e enviar para a Cúria. Tudo isto para que, como Chefe da Família que é a Diocese, o Bispo possa também zelar pelas férias do sacerdote e, se preciso for, avisar alguma coisa por telefone. Não é para vigiar, mas para cuidar.

E percebamos que nas grandes solenidades nossos presbíteros trabalham mais intensamente.

Respeitem aquele dia, pois é o Domingo dele, é certo também que soube de muitos padres que interrompem o dia de descanso quando são avisados que um paroquiano está muito doente ou veio a falecer e esse feito ninguém percebe, sendo essa a responsabilidade salutar que não descansa e não tira férias.

Critiquem o homem por nada fazer e ser ele preguiçoso, mas jamais critique o homem por inveja e nele buscar envergonhá-lo perante muitos.

Viva o padre, amem os padres, ajudem os padres!

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO