sábado, 22 de maio de 2010

Ceia Pascal CHS: Uma oportunidade Fraterna de vivênciarmos Jesus Cristo

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Comunidade Hóstia Santa desde a sua fundação pratica anualmente o da Ceia Pascal Judaica, no inicio tivemos a orientação de nosso pai espiritual +Ir pe Caetano, inj, que dizia:” A ceia no rito OgAAAJ1N7_aS9IQ2ivdQbeXh0oHGvpVGn0OsQt1JHJ1v7X1cyE2L9iA55tTwc3ORnl5Ap84ME_qs4uzyXEjGOLU8L0MAm1T1UKlVYHi0UurgyJvp9x5kILmk9hqZ[1]Judaico é muito lindo, Deus irá imprimir em seus coraçãoes a determinação no que fazem, portanto, façam, e façam todos os anos, sem adaptações futuras, mas tradicionalmente a façam, que um dia será algo natural”.

Acontecerá então no dia 23 amanhã e nesse ano teremos não só uma pessoa convidada como noutros anos passados, ams teremos os artistaas que se fizeram presentes no Auto da Paixão de Cristo de 2010-Paróquia Cristo Redentor.

  OgAAAH5XrmzhIe9ziaFaGgVI65cq5RDiN2LFMKgR6RnCFDSoPu6Z9isAnl6ipEQ1emrLSLPp9VDxq2XRGll4HU0hutMAm1T1UAJRXHLnKp3sPnBs68TQmMCsstHv[1] A Ceia Pascal no rito judaico nos é orientado por um manual que ganhamos do +Ir pe Caetano, inj, para nos auxiliar. Há uma preparação minuciosa e dedicada dde cada participante da CHS, um multirão de arrumação, decoração, no quesito da refeição do Rito contamos com a ajuda impresindivel do seu Damázio proprietário da Panificadora Nice, que nos fornece os pães ázimos para a distribuição as demais guarnições fica por conta dos proprios participantes os fazendo responsáveis para um comum na partilha. Na decoração contamos com o Instituto Religioso Nova Jerusalém pela liberação da Menoráh.

Em maior explicação postaremos o que diz o site de pesquiza mais conceituado que é o WIKIPEDIA, que nos sinalisa assim:

OgAAAPqYxI8zxeC9gQokOXyYULffn6Jq21MAhEJ1KrM_cXK49XTRyKD0i2P4odO6ulvIdri0OX9WDWgl99WxMldrbo0Am1T1UDkaG-DIwXhpDBtCwKw9SfVlNv_i[1]Segundo a tradição judaica, cada alimento presente numa refeição simboliza uma etapa na trajetória de sair da escravidão:

  • Zeroah: osso da perna do cordeiro usado como lembrete do cordeiro oferecido na Páscoa no Templo de Jerusalém. Também lembra que Deus passou por cima das casas do povo judeu no Egito
  • Beytza: o ovo simboliza o ovo assado oferecido no Templo de Jerusalém na festa da Páscoa
  • Maror: pedaço de erva amarga que relembra a amargura e opressão durante o período de escravidão
  • Haroset: mistura de maçãs raladas, canela, castanhas e vinho que simboliza a argamassa usada pelos trabalhadores judeus escravos no Egito
  • Karpas: pedaço de salsa ou aipo que relembra a estação da primavera, a época da Páscoa, e é o símbolo da gratidão para com Deus pela qualidade da terra.
  • Água salgada: símbolo da amargura que Israel suportou em sua experiência de cativeiro. É usada para mergulhar a salsa.
  • Matzot: 3 pães sem fermento que representam os patriarcas Abraão, Isaac e Jacó.
  • Vinho: o vinho relembra a cor do sangue com que os judeus  pincelaram os batentes das portas de suas casas para que os primogênitos pudessem sobreviver

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ceia_judaica

DSC09176Feliz Páscoa e se prepare já para um avivamento na Festa de Pentecostes na nossa Igreja local Cristo Redentor estará com o calendário que poderá ser visitado por você no blog daliturgia: http://liturgiacristoredentor.blogspot.com/

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO