quarta-feira, 5 de março de 2014

Éfeta 2014 - Cinco Dias de Muita Liberdade em Cristo Missionário e Contemplativo

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC02816

Somos chamados a ser ESPERANÇA ao Povo de Deus e nesse ano da Esperança em nossa Arquidiocese de Fortaleza de 2014 levamos através de nosso Retiro Missão Éfeta em sua 11ª Edição O ABRAÇO que revelava o Evangelii Gaudium (A algria do Evangelho).

Indo nas casas, visitando os doentes, convivêndo com os irmãos, partilhando e orando em comum, foi assim que tudo deu-se inicio e gradualemnte ia tornando se tornando natural “Desde amanhã preparo uma oferenda e fico Senhor a espera do Teu sinal”, só apra mais ainda confirmar o que já era nitido e feliz aos nossos olhos, pois a cada dia chávamos (…) “Seja bem vindo Espírito Santo, A minha casa é também tua casa, A minha família é o teu lugar aaah, Vem em mim morar aaah (…)”

DSC02655

A missão Éfeta 2014 é um retiro catequético que realizamos anualmente no período do Carnaval, onde já estamos em nossa 11º edição, com o intuito de promover um carnaval diferente, com alegria, euforia, animação, porém tudo impulsionado por Deus e neste ano tivemos a graça de levar em tornos de 40 pessoas da Comunidade Hóstia Santa como também de outras Comunidades e Paróquias, que saíram de suas casas de seu comodismo para irem à missão confiada por Deus. Realizamos a missão Éfeta na localidade de Guanacés, na área pastoral São Pedro e São Paulo na Capela Nossa Senhora de Fátima, com o tema baseado na Exortação Apostólica Evangelii Gaudium de SS O Papa Francisco (A Alegria do Evangelho) em seu V Capítulo Evangelizadores com Espírito.

Deu-se inicio ao Éfeta no sábado pela manhã primeiro com a benção da Virgem Santíssima com Ofício da Imaculada Conceição e logo em seguida com as visitas porta a porta nas casas, foram divididos vários grupos de três pessoas que foram de encontro com as pessoas da localidade, levando a Palavra de Deus, levando sorrisos sinceros, olhar terno, o testemunho de vida, palavras de acolhimento, orando pela casa, pela família e também algo essencial que é escuta, porque por muitas vezes o que se precisa até mais do que palavras é alguém para escutar, dá a devida atenção, por isso tivemos essa preocupação de possibilitar para a cada família visitada a oportunidade de falar, se expressar e sentir que por meio daqueles jovens que estavam evangelizando em suas casas era como que a presença da própria Igreja, que se preocupa e se importa com eles uma forma de sentirem a Igreja por perto como também nós lançamos com desafio o convite para que pudessem participar do Retiro, os contagiando a vivenciar um carnaval na presença de Deus.

Logo pela tarde aconteceu inicio propriamente dito na Capela, com muito louvor onde foi ensinado tanto a música como a coreografia tema do retiro que se chama Templo Vivo do Diego Fernandes, também houve a catequese de abertura, ministradas pela Co-Fundação da Comunidade Valéria Carvalho sobre “Motivações para um renovado impulso missionário”, o que levou o coração de cada um a fazer uma reflexão de como está a sua capacidade de ter essa motivação a missionaridade, de ter de fato um ardor na oração, na Palavra de Deus para termos verdadeiras atitudes missionárias com coragem e prontidão em lutar pelas causas do Reino de Deus, mesmo em meio os obstáculos encontrados. Após a formação houve Adoração que provocou em todos, um momento forte de oração, de ser conduzido por aquilo que Deus colocava, percebia a sede de cada um a ser saciada por meio de Jesus Eucarístico, foi o inicio daquilo que Deus queria fazer no decorrer dos demais dias. A noite aconteceu a Celebração da Palavra para selar com a Eucaristia o primeiro dia de Retiro, onde já percebíamos o quanto Deus queria realizar.

O domingo pela manhã, nós rezamos o Ofício da Imaculada Conceição, deu-se continuidade as catequeses com a facilitadora Gessiane Costa, Líder da Comunidade Hóstia Santa que abordou a temática “O encontro pessoal com o amor de Jesus que nos salva” e mostrou a importância de fazer uma verdadeira experiência com Jesus, para que por meio dessa experiência seja possível ser comunicador de Jesus de Seu amor único e que por meio da nossa mudança e testemunho de vida sejamos capazes de mudar a vida do próximo. Foi encenada uma Peça Teatral sobre Pentecostes, mostrando como o Espírito Santo suscitou os dons nos discípulos outrora e hoje, quer avivar em nós esses dons, que por muitas vezes estão adormecidos, esquecidos, porém quando deixamos que o Espírito Santo Sopre em nós eles são aflorados, despertados com isso será possível agir de acordo com o que Deus nos impeli. Na parte da tarde houve um acolhimento caloroso e animado com muito louvor, dança alegria que contagiava a todos. A catequese da tarde foi sobre “O prazer espiritual de ser povo” que nos fazia perceber como devemos buscar seguir o modelo de Jesus, sua maneira de lidar com as pessoas, seu acolhimento, sua aproximação com os mais necessitados, excluídos, por isso nós devemos buscar ter as mesmas atitudes Dele, ir de encontro com aqueles que mais precisam de nós. Também houve uma apresentação artística com o Serviço de dança da CHS, São Vitor. Encerramos pela noite com a Celebração da Palavra e logo após tivemos a Folia Santa, momento alegre, descontraído, com músicas católicas em ritmo de machinhas, que levaram as pessoas a dançarem festivamente, para mostrar que o carnaval ao lado de Deus possibilita uma alegria verdadeira e perene e não apenas momentos passageiros e fugaz. Víamos em todos os rostos, e nos gestos a felicidade daqueles que ali estavam.

Na segunda o retiro foi marcado pela manhã com a catequese de nossa irmã de caminhada Márcia Brandão que falou sobre “A ação misteriosa do Ressuscitado e do seu Espírito” que nos fez mergulhar na presença de Cristo ressuscitado em nossas vidas que não é um fato passado, pelo contrário, essa ressurreição se dá continuamente, e é essa percepção que nos faz anunciar esse Cristo sem medo, sem demora, com ardor missionário, nos fez refletir sobre os discípulos de Emaús que ao reconhecerem a presença de Cristo não excitaram em anunciá-Lo, foram as pressas proclamar Cristo Ressuscitado, nós também devemos ter essa atitude, no momento em que fazemos este encontro com Cristo, não conseguimos no conter e isso nos leva a partilhar com os outros esse encontro que os motiva a quererem também ter esse encontro com Cristo, isso é ser discípulo do mestre, conduzir almas para Ele. Em seguida houve o momento de adoração com oração de cura e libertação, e esse momento foi marcado por muitas lágrimas de dor, arrependimento, de alegria, gratidão, todos foram tomados pela emoção, percebia-se que as pessoas de fato se permitiram abrindo seus corações para Jesus fazer acontecer essa cura, esse desenraizamento de muitas coisas velhas, dos pecados e erros que pesavam que os machucava e não possibilitava a graça de Deus acontecer e reinar.

Aconteceu também a catequese da Consagrada da Comunidade Católica Shalom Antonia Maria que nos falava sobre “A força missionária da intercessão”, de como temos a grande responsabilidade de orarmos pelo irmão de nos colocar sempre a disposição de interceder por quem precisa, que o ato de interceder possibilita e ajuda a mudança, manifesta o amor na vida do outro. Na adoração Deus continuou aquilo que havia iniciado pela manhã, a sede de ser curado estava sendo saciada, percebia-se a entrega e o se lançar nos braços de Jesus, de fato houve uma renovação na vida de cada um que não deixou a graça passar, daqueles que abraçaram a com todo o ser a ação de Deus para uma nova vida. Para encerrar o dia, não poderia ser de forma mais plena, que não fosse pela Celebração Eucarística, que foi presidida pelo Pe. Luciano que confirmou em sua homilia tudo o que estávamos vivenciando em todo retiro e nos remeteu o desejo de sermos verdadeiros anunciadores e evangelizadores com vigor e entusiasmo.

Nosso ultimo dia de retiro foi marcado pela presença viva de Nossa Mãe terna a Virgem Maria, tudo foi voltado a ela e sentimos que o amor maternal muito forte, a catequese também foi direcionado a Nossa Senhora como o tema, “Maria, a Mãe da evangelização”, onde foi aprofundada a presença permanente de Maria na história da salvação, como ela com sua simplicidade o seu querer se para o outro e menos para si fez toda a diferença a sua capacidade de transformar o feio em belo e seu cuidado de mãe e seu zelo em conduzir seus filhos a Jesus para que Ele juntamente com Maria possa aliviar o fardo e dá a força necessária que seja possível superar as contrariedades da vida. Pela tarde tivemos a graça de encerrar o retiro com a Celebração da Palavra que fechou com chave de ouro esse momento de graça, logo depois prestamos as devidas homenagens a todos aqueles que nos foram solidários para que realizássemos o Éfeta, nas pessoas da Dona Iá e o Sr. Osvaldo que nos ajudaram na organização, na estadia, na alimentação, na condução e com suas orações, somos muito gratos a Deus pelo dom da vida dessas pessoas tão solícitas conosco, também agradecemos a participação de todos as pessoas da Área Pastoral São Pedro e São Paulo da Capela Nossa Senhora de Fátima que se fizeram presentes.

Louvado Seja o Bom e amável Deus por nos proporcionar tal momento agraciado, o Éfeta de fato foi um abrir-se a ação de Deus, temos a certeza de que todos que vivenciaram esse momento não voltaram da mesma forma que chegaram lá, o agir do Espírito Santo foi causador transformações e mudanças verdadeiras na vida de muitos, percebemos isso através de cada testemunho dado, a Comunidade Hóstia Santa busca com seu carisma particular levar e anunciar de forma catequética o Querigma para que seja possível despertar os que adormecem mexer com os que estão acomodados e tirar da zona de conforto os preguiçosos. Pedimos a todos vocês orações para que possamos permanecer firmes e abertos para acolher os propósitos de Deus, agindo como Seus discípulos e missionários, levando através dos nossos serviços de evangelização a Sua presença e de Sua Palavra.

Nossos Serviço de Comunicação por nossos irmãos aspirantes da CHS exerctaram esse serviço com muito zelo e motivados acompanhem o que só eles identificaram. Perseverem queridos irmãos Daniele Rodrigues e Gean Rodrigues!!!

Seus cliks que ficarão para todo sempre nos registros de nossas lembranças!!!

NOSSA IDA & CHEGADA (na Área Pastoral São Pedro e São Paulo – Comunidade João Moreira / Capela Nsª de Fátima

2º DIA MISSÃO CASA-A-CASA / LOUVOR E ADORAÇÃO / PALAVRA E EUCARISTIA

3º DIA LOUVOR E ADORAÇÃO / PALAVRA E EUCARISTIA / FOLIA SANTA

4º DIA LOUVOR E ADORAÇÃO / PALAVRA E EUCARISTIA / AQUELE DIA DE CURA PROFUNDA

5º DIA LOUVOR E ADORAÇÃO / PALAVRA E EUCARISTIA ANIVERSÁRIO DE UM AMIGO (Cleiton Praia do Futuro)

NOSSO RETORNO

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO