domingo, 9 de março de 2014

Conosco Pratiquemos a Vivência de Meditarmos Profundamente a Palavra de Deus pelo exercicio da Lectio Divina

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá blogueiros (as) nossos de cada dia, Salve Maria!!!

\recebemos alguns e.mails solicitando brevemente uma explicação do que seria de fato a Lectio Divina, para um maior acompanhamento da Palavra de Deus, daí deram a sugestão, de postarmos alg sobre o assunto, com objetividade, respondendo portanto, nossos irmãos e irmãs ai estar uma breve explicação.

O QUE É LECTIO DIVINA?

A leitura orante da Bíblia, ou LECTIO DIVINA, é um alimento necessário para a nossa vida espiritual. A partir desta oração, conscientes do plano de Deus e sua vontade, podemos produzir os frutos espirituais em nossa vida.

A LECTIO DIVINA é deixar-se envolver pelo plano amoroso e libertador de Deus. Santa Teresinha do Menino Jesus dizia, em seu período de aridez espiritual, que quando os livros espirituais não lhe diziam mais nada, ela buscava no Evangelho o alimento da sua alma.

A LECTIO DIVINA tradicionalmente é uma oração individual, porém, podemos fazê-la em grupos. O importante é rezar com a Palavra de Deus lembrando o que dizem os bispos católicos no Concílio Vaticano II, relembrando a mais antiga tradição católica, que conhecer a Sagrada Escritura é conhecer o próprio Cristo. Os monges diziam que a LECTIO DIVINA é a escada espiritual dos monges, mas é também a de todo cristão!

OS PASSOS

Preparação - invocar o Espírito Santo, colocar o corpo em posição digna e cômoda.

DSC06322

 

1. Leitura: O que o texto diz em si? Leitura lenta e atenta do texto. Momento de silêncio interior, lembrando o que leu. Percorrer o texto e ver bem o sentido de cada frase, cada palavra.

 

DSC03081

 

 

2. Meditação: O que o texto diz para mim, para nós? Ler de novo o texto em vista da sua atualização. Atualizar a Palavra, ligando-a com a vida. Repetindo lentamente alguma frase ou palavra. Comparando com a situação de hoje. Alargar a visão, ligando o texto lido e meditado com outros textos bíblicos.

 

 

DSC03361

 

3. Oração: O que o texto me faz dizer a Deus? Ler de novo, rezando o texto e respondendo a Deus. Formular um compromisso de vida. Rezar um salmo apropriado.

 

 

 

 

2

 

 

4. Contemplação: O novo olhar que sobrou em mim Resumir numa frase a descoberta feita. Qual o ponto da vida que estou enxergando melhor? Descobrir a força que me anima de novo. Ver o mundo com os olhos de Deus.

 

 

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO