domingo, 28 de novembro de 2010

Adventus Domini – Annus A

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Começa hoje (28) um imagenovo ano na Igreja Católica Apostólica Romana, que é o Ano ‘A’ (ano ímpar) ano de São Mateus e nós da Comunidade Hóstia Santa temos esse tempo um tempo de ereção, nossa primeira exposição ministerial aoo serviço da eclessiae foi a dramatização do Nascimento do Menino Jesus, com a encenação dramatica do: “Auto de Natal”. Uma encenação com línguagem hermeneutica, com tranposição do épico para o contemporaneo.

Mas o que seria esse Adventus: É o inicio das celebrações da Incarnação, o tempo de preparação de 3 a 4 semanas que precedem a Festa do Natal é chamado de ADVENTO, ou seja, quer dizer que o Redentor do gênero humano está, por assim dizer, em caminho para vir até nós, enquanto nós nos preparamos para recebê-Lo. A consciência dos nossos pecados nos faz desejar ardentemente e eserar a vinda do Redentor e Salvado do mundo.

image SIGNIFICAÇÃO DESSE TEMPO:

Estas quatro semanas recordam-nos a primeira vinda do Salvador, em carne, e leva-nos a pensar numa segunda vinda no fim dos tempos (mundo) Como O anunciaram os patriarcas: “Salus Mundi” (Salvador do Mundo); Os profetas: “Lux mundi” (Luz do Mundo); e como designou João Batista: “Agnus dei qui tollit pecatá mundi” (Cordeiro de Deus que tira o pecado do Mundo)e como finalmente , Maria Santissima contemplou, durante meses, O Seu Filho, Criança pequenina e meiga que será chamada: “Fílius Altíssimi” (Filho do Altissimo).

COMO DEVEMOS CELEBRAR O ADVENTO:

É essencial que tenhamos em priimeiro lugar o desejo do Salvador, desejo esse que nasce da convicção firme da necessidade absoluta da Redenção, não somente para uma redenção pessoal mas, acima de tudo para toda a Santa Igreja, a Comunhão dos fiéis. Em segundo lugar penso que devamos nos colocar em espírito de penitência, pois o próprio S. Jão Batista exorta-nos: “Fazei dignos frutos de penitência” A Salvação só se aproxima de nós se nos afastarmos do pecado e ao apego ao pegado. Por isso escutamos do mesmo profeta: “Preparai o Caminho”, esse preparar é o de experimentar de uma vez por todas a penitência da purificação, mass fico pensando quando de nós já passamos por tantas celebraçãoes, por tantas exortações, ams é perceptivel o apego a práticas contrárias das práticas de Jesus, insubordinação as autoridades instituidas, fofoca, calúnias, falta de caridade, homossexualismo, partidos, bajulações, enfim, praticas contraria Daquele que lembramos Seu nascimento). Bom que se lembre que cada celebração da Santa Missa é uma Incarnação do Filho de Deus e cada uma das Santas Comunhões que fazemos neste tempo, particularmente, faz nascer O Filho de Deus em nós, auxiliando-nos para que possamos dignamente celebrar a Verdadeira festa do Natal.

PARTICULARIDADES DESTE TEMPO:

  1. imageDurante essas semanas pelo espírito de penitência não se diz o Glória nem se toca, penso, instrumento algum, mass com certeza irão agumentar a questão de sustendo do canto, que não me convence, cadê a musicalidade ‘capela’?
  2. Os sacerdotes como toda a liturgia se revestem com a cor violáceos.
  3. Nas férias do Advento, não ocorrendo nenhuma festa de Santo, repete-se a Missa do domingo anterior, omitindo o versiculo Aleluia, depois do Gradual.

“Aquele que te criou sem ti, não te salvará sem ti”. (Santo Agostinho)

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO