quinta-feira, 17 de abril de 2014

Missa de Lava Pés Em Nossa Paróquia Cristo Redentor

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

SAM_0663 Hoje em nossa Paróquia Cristo Redentor, celebramos a Missa de Lava Pés, que foi presidida por nosso pároco Pe. Helton Reis. A missa foi bem participada pelos paroquianos e foi possível fazer uma reflexão profunda do significado deste dia para os Cristãos do mundo todo, que foi o dia em que aconteceu a Última Ceia de Jesus Cristo com seus Apóstolos, onde Jesus humildemente lavou os pés dos seus 12 discípulos. É no momento do lava-pés que Judas Iscariote sai, para entregar Jesus em troca das 30 moedas de prata. (Jo 13,1-15) Foi aqui, que Nosso Senhor Jesus Cristo instituiu o Santo Sacrifício como sua eterna memória, e em seu último discurso, encorajou os discípulos a amarem-se uns aos outros. Depois Jesus dirigiu-se ao monte de Getsêmani, tomou consigo três discípulos, e começou a sua agonia nos jardins, onde foi preso pelos judeus. A Quinta-feira Santa marca a transição de Quaresma para o Tríduo Pascal. Na Celebração, também foi apresentando os Santos Óleos do crisma, dos enfermos e do batismo que foram bentos pela manhã pelo nosso Bispo Dom José Antonio na missa pela manhã, na Catedral, também os sacerdotes renovam seus votos, e promessas sacerdotais diante do Bispo.

“Missa da Ceia do Senhor" onde celebramos nós encontramos o tradicional rito do “lava-pés” onde lavar os pés do sacerdote para alguns membros da SAM_0701comunidade, em gesto simbólico, lembra a última ceia de Jesus, em que Jesus instituiu o sacerdócio, e o serviço com ele ligados: Na noite em que foi entregue, o Senhor Jesus tomou o pão e depois de dar graças, partiu-o e disse: “Isto é o meu corpo que é dado por vós. Fazei isto em minha memória”. Do mesmo modo, depois da ceia, tomou também o cálice e disse: “Este cálice é a nova aliança, em meu sangue. Todas as vezes que dele beberdes, fazei isto em minha memória”. (1 Coríntios). Em sua homilia Pe Helton ressaltou que o ato de Jesus ter lavado os pés dos discípulos não semente significa a humildade, mas principalmente o Amor extremo que Ele demonstrou por meio desse ato. Nesta ocasião Jesus também irá instituir o sacramento de seu corpo e de seu sangue, A Instituição da Eucaristia.

É nesta noite que Jesus é preso, interrogado e ao amanhecer de sexta-feira, açoitado e condenado. A Igreja inicia em vigília ao Santíssimo, relembrando SAM_0743os sofrimentos começados por Jesus nesta noite, onde o Santíssimo foi transladado para o salão Paroquial e foi adorado até as 23h, foi um momento forte e muito reflexivo, onde se pôde sentir e reconhecer a imensidão do amor de Deus por nós que nos foi dado até as ultimas conseqüências, mas que nós por muitas vezes não damos o devido e merecido valor, pelo fato de ainda estamos muito aprisionados ao pecado, porém mesmo com nosso amor falho e humano, Deus permanece ao nosso lado, nos amando, nos acolhendo e sendo nosso sustento e amparo sempre, por isso cabe a cada um nós corresponder este amor a cada dia com a nossa vida e nossos atos. A Igreja reveste-se de tristeza desnudando os altares, onde são retirados todos os enfeites, toalhas, flores, e velas tudo para simbolizar que Jesus está preso e consciente do que vai acontecer Ele, em seguida.

 

Fiquemos portanto com os registros do nosso Aspirante Gean Rodrigues, chs.

MISSA DE LAVA PÉS PARÓQUIA CRISTO REDENTOR 2014

 

-----Pax et Bonnum----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO