domingo, 15 de setembro de 2013

Retiro para Crismandos – Paroquia Nsa Sra Aparecida – Praia do Futuro

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nos dias 12 a 14 de setembro aconteceu o  Retiro para os crismandos da Paroquia Nsa Senhora Aparecida – Praia do Futuro. Direcionado por Cleiton Lima e sua equipe.  Na Programação  tivemos momentos DSC02281de Formação com Gessiane Costa – Lider Geral da Comunidade Hóstia Santa (FOTO) que abordava o tema o Retiro: FALTA-TE UMA COISA SÓ, tendo o TEXTO BASE: Mc 10, 17-31, na dinâmica do METODO: Vê, Julgar, Agir.

VER: é um olhar crítico e concreto a partir da realidade da pessoa, dos acontecimentos e do fatos da vida. A catequese motiva os catequizandos a conhecer e analisar criticamente a realidade social em que vivem, com seus condicionamentos econômicos, sócio-culturais, políticos e religioso. É necessário que o próprio catequista tenha uma formação contínua, para que se habitue a fazer análise de conjuntura e sensibilizar-se com os problemas da realidade, descobrindo os sinais dos tempos. O ver cristão já traz em si a iluminação da fé.

JULGAR (ILUMINAR)- é o momento de escutar a Palavra de Deus. Implica a reflexão e o estudo que iluminam a realidade, questionando-a pessoal e comunitariamente. Para acolher a realidade, como cristãos, é necessária a conversão contínua na busca da vontade do Pai. Com abertura à presença do Espírito Santo, na escuta orante da Palavra de Deus, com atitude contemplativa e fidelidade à mesma Palavra, à Tradição e ao Magistério, o catequista cresce na capacidade de questionar a realidade.

AGIR é o momento de tomar decisões, orientando a vida na direção das exigências do Projeto de Deus. É o tempo de vivenciar e assumir conscientemente o compromisso e dar as necessárias respostas para a renovação da Igreja e a transformação da realidade. Isto exige de catequistas e catequizandos confiança em Deus, coerência entre fé e vida e a fortaleza para acolher as mudanças que são necessárias na caminhada da sociedade e na sua vida pessoa, com suas profundas exigências éticas e morais. O agir é comprDSC02291omisso de viver como irmãos, promover integralmente as pessoas e as comunidades, servir aos mais necessitados, lutar por justiça e paz, denunciar profeticamente e transformar evangelicamente as estruturas e as situações desumanas, buscando o bem comum.

Aconteceu também momentos de cenaculos onde cada equipe pode refletir e pontuar as caracterristicas do jovem rico e comparando com as caracteristicas do jovem de hoje.

Teve tambem momentos de mistica, como terço da misericordia seguido de oração de cura e finalizando com oração motivada exaltando da Santa Cruz.

Também houve o momento da santa missa na paróquia Sagrada Familia de Nazaré – Beberibe na qual pe. Pedro )pároco) acolheu os jovens com bastante alegria e motivava os fieis em sua homilia dizendo que Jesus nao desiste de nós, mesmo que por vezes queremos fugir dele, mas Ele nunca desiste de nós!

DSC02535

Que Deus abencoe a todos da equipe de organização desse retiro e em especial a todos os jovens crismandos para que esse momento possa ainda mais fotalecê-los na caminhada. Deus os abencoe!

Fique com os Clicks do Retiro!

…..Pax et Bonnum…..

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO