quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Memoria de Nsª Mãe Rainha

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nsa RainhaQue alegria para todos nós que temos uma Mãe Rainha, qu nos ensina mesmo sendo rainha a humildade de ser Serva do Senhor (Humildade na Unidade)

Memória de Nossa Senhora Rainha (branco – oficio da memória) Nota histórica A memória de hoje, de origem devocional, foi instituída em 1955 pelo Papa Pio XII.

É celebrada poucos dias após a solenidade da Assunção. Maria participa da gloriosa realeza do Cristo e é apresentada como modelo e sinal de esperança para os cristãos, que, já revestidos da dignidade régia de Cristo no Batismo, são chamados a reinar eternamente com Ele. Antífona da entrada À vossa direita está sentada a Rainha revestida de ouro de Ofir e ornada de pedras preciosas ((Sl 44,10).

LITURGIA DO DIA PELA MEMORIA DE Nsª MÃE RAINHA

Oração do dia

Ó Deus, que fizestes a Mãe do vosso Filho nossa Mãe e Rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o Reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Leitura – Isaías 9, 1-6 O «Deus poderoso», aquele que ilumina o mundo que quebra o jugo da opressão, assume o cuidado de seu povo e não o deixa entregue às «trevas». E desde sempre pensou confiar o próprio Filho e todo o gênero humano aos cuidados maternos de Maria.

Leitura do Livro do Profeta Isaías - O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. - Palavra do Senhor.

Salmo 112(113)

Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.

1. Louvai, louvai, ó servos do Senhor, * louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade! - R.

2. Do nascer do sol até o seu ocaso, * louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. -

R. 3. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono * e se inclina para olhar o céu e a terra? - R.

7. Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, * assentar-se com os nobres do seu povo. - R.

Evangelho Lucas, 1, 26-38 Maria é convidada a se alegrar, e é saudada como aquela que desde sempre é imensamente amada. Isto quer dizer «cheia de graça». Para ela Deus ideou o plano da divina e virginal maternidade: dará à luz o Filho do Altíssimo, herdeiro eterno da realeza de Davi. A este misterioso plano Maria responde com a obediência da fé; ela se proclama «serva do Senhor», confiando totalmente no poder de Deus, para quem nada é impossível. Naquele que acredita atua o Onipotente. Aleluia, aleluia! Alegra-te, cheia de Graça: o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres da terra! (Lc 1, 28-42) – R.

+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas

O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação.

Oração da assembleia

1. Deus misericordioso que preservastes Maria de toda mancha de pecado, livra-nos de todo mal. AS: Senhor Deus, que Maria interceda por nós

2. Ó Deus eterno, que fizeste de Maria tabernáculo de vossa presença e sacrário do Espírito Santo, fazei de nós templos vivo do vosso Espírito.

3. Palavra eterna, que ensinastes a Virgem Maria a escolher a melhor parte, ajudai-nos a imitá-la buscando o alimento da vida eterna.

4. Rei dos reis, que quisestes a Mãe do vosso Filho no céu em alma e corpo, fazei que aspiremos sempre os bens do alto.

5. Senhor do céu e da terra, que colocaste Maria como rainha à vossa direita, dai-nos a alegria de participar um dia com ela da mesma glória.

Sobre as ofertas Acolhei,

Ó Pai, os dons que vos oferecemos no dia glorioso da Virgem Maria e atendei nossas preces; venha em nosso socorro o Cristo, homem-Deus, que se ofereceu por nós na cruz como Cordeiro sem mancha. Ele que vive e reina pelos séculos. Antífona da comunhão Bendita és tu, Virgem Maria, porque acreditaste na palavra do Senhor (Lc 1,45)

Após a comunhão

Ó Deus, Senhor nosso, que nos alimentastes à vossa mesa na memória da bem-aventurada Virgem Maria, nossa mãe e rainha, concedei também a nós de participar do eterno banquete, que nos fizestes experimentar neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO