sábado, 18 de agosto de 2012

Comunidade Hóstia Santa Todo Sábado Venerando Especialmente Nsª Senhora

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Por mais que estejamos nos reunindo como as antigas comunidade (Risos), mas estamos com toda força e vapor para a evangelização e nossa alegria é que mesmo em meio as tribulações e perseguições, acreditamos mais ainda que o caminho que seguimos (um caminho de Cruz) é inspiração do Alto, para nossa esperança e continuidade à Ordem de Deus! E como todo sábado estamos destacando Nsª Mãe  de Deus a ser venerada com mais insistência e nos vincularmos mais ainda a essa filiação, hoje mais uma vez estaremos juntos a Ela e contemplaremos sua existência na Palavra!

A tradição popular consagrou o mês de maio à virgem Maria. Diversos motivos perimiam o inconsciente coletivo das pessoas para justificar esse fato. As argumentações vão das noivas às mães perpassando pela tradição das rosas no mês de maio. Enfim, a figura de Maria permeia o horizonte da vida de muitos cristãos e cristãs.

Esse dado popular e estritamente necessário para alentar a fé de muitas de nossas comunidades precisa, cada vez mais, ser direcionado para compreensão do papel de Maria, mãe de Deus e nossa, no plano da Salvação.
O Concilio Vaticano II, em sua Constituição dogmática Lumem Gentim, no capítulo VIII, exorta aos “pregadores a através do estudo da Sagrada escritura, dos Santos padres e doutores e das liturgia da Igreja a ilustrarem os privilégio a Bem-aventurada virgem Maria que sempre levam a cristo[...]” 1 Sendo assim, a presente pesquisa visa “ilustrar os privilégios” da Virgem Maria pontuando sua presença no Novo Testamento, buscando mostrá-la como   discipula    a grande discípula de Cristo.

Para fins metodológicos, este trabalho está divido segundo a ordem cronológica dos escritos do Novo Testamento. Por esse motivo será pontuado a presença de Maria nos textos de Paulo. Em seguida nos Evangelhos iniciando por Marcos, depois Mateus, Lucas(Atos dos Apóstolos ) e João(apocalipse). Será uma leitura simples que buscará apontar onde encontramos referências bíblicas á virgem de Nazaré e postular uma interpretação no âmbito do discipulado.

MARIA NO NOVO TESTAMENTO

O Novo testamento, composto por 27 livros, é pródigo em  alusões a Maria. Desde Paulo, perpassando pelos evangelistas até o apocalipse encontramos, direta ou indiretamente, alusões a figura Mariana. Embora alguns, como Paulo, não a citem efetivamente, seus textos possuem evidências, vestígios de Maria.

Para apresentar Maria no universo bíblico, faz-se necessário, como fez A. Serra estabelecer uma ordem para as abordagens. Seguir-se a já estabelecida e definida cronologia dos escritos sagrados. Sabendo que alguns textos paulinos (Gl, 49 53.dc) foram escritos antes dos Evangelhos(Marcos 64 Mateus; 70-80; Lucas e Atos, 70 João, 90-100 ), estes por sua vez antes do apocalipse(Apocalipse 100-110), gostaria de abordar a figura de Maria em cada um desses textos seguindo essa ordem cronológica, que como diz A. Serra, nos “permite “ver de que modo e conforme que progresso os autores inspirados tomaram consciência da pessoa e do papel de Maria no arco de toda salvação, antes em suas prefigurações veterotestamentárias, depois em sua missão materna em relação cristo e à Igreja”.

Desse modo, portanto iniciemos conhecendo Maria no Corpus Paulinum. Em seguida veremos Maria no Evangelho de Marcos, Mateus, Lucas (Atos ) João e, por fim, Apocalipse.

2.1. MARIA NOS ESCRITOS PAULINOS

Antes de começarmos essa epopéia(muito restrita!) pelos escritos de São Paulo, faz-se necessário conhecer quais escritos são realmente de Paulo, quais são atribuídos a ele e quais não são deles. Seguindo o raciocínio do Professor, Dr. Con Celso Pedro, as cartas que podemos dizer seguramente que foram escritas por Paulo são: “a Carta aos Romanos, as duas aos Coríntios, a Carta aos Gálatas, a Carta aos Filipenses, a Primeira aos Tessalonicenses e a Carta a Filemon. Temos, portanto, sete cartas que seguramente são Paulinas. Há outras que podem ser paulinas: a Segunda aos Tessalossences e a Carta aos Colossenses.. As outras certamente não são paulinas: a primeira a Timóteo, a carta a Tito, aos Efésios e aos Hebreus”.

Nos textos do apóstolos do gentios uma carta em especial deve chamar atenção, por causa da menção, embora que indireta, do autor a Maria. Trata-se da Carta ao gálatas. Ela é um verdadeiro tratado sobre a liberdade Cristã(5,1). Escrita por Paulo para desautorizar a pratica judaizante de muitos Cristãos vindos de Antioquia que queriam judaizar(Gl 4,21) a comunidade galácia.

Paulo não cita diretamente a nome de Maria. No capítulo 4, 4 referindo-se ao nascimento de cristo ele cita: “ ...quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu filho, nascido de uma mulher e sob a lei ...” Este versículo aponta Maria como aquela que contribuiu diretamente para o processo da salvação, exercendo o múnus Materno através do qual Jesus alocou-se no seio da humanidade.

É evidente, que neste texto a alusão a Maria - mesmo que indireta – não é o centro da argumentação paulina. Antes, ele diz isso para falar da Salvação que vem por Cristo e não pela lei. Por outro lado, apresenta, mesmo que em germe, Maria como mãe de Deus, aquela que colaborou para o cumprimento da promessa a Israel e livrou o povo do Julgo da lei.

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO