Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Que alegria para todos nós que temos uma Mãe Rainha, qu nos ensina mesmo sendo rainha a humildade de ser Serva do Senhor (Humildade na Unidade)
Memória de Nossa Senhora Rainha (branco – oficio da memória) Nota histórica A memória de hoje, de origem devocional, foi instituída em 1955 pelo Papa Pio XII.
É celebrada poucos dias após a solenidade da Assunção. Maria participa da gloriosa realeza do Cristo e é apresentada como modelo e sinal de esperança para os cristãos, que, já revestidos da dignidade régia de Cristo no Batismo, são chamados a reinar eternamente com Ele. Antífona da entrada À vossa direita está sentada a Rainha revestida de ouro de Ofir e ornada de pedras preciosas ((Sl 44,10).
LITURGIA DO DIA PELA MEMORIA DE Nsª MÃE RAINHA
Oração do dia
Ó Deus, que fizestes a Mãe do vosso Filho nossa Mãe e Rainha, dai-nos, por sua intercessão, alcançar o Reino do céu e a glória prometida aos vossos filhos e filhas. Por nosso Senhor Jesus, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Leitura – Isaías 9, 1-6 O «Deus poderoso», aquele que ilumina o mundo que quebra o jugo da opressão, assume o cuidado de seu povo e não o deixa entregue às «trevas». E desde sempre pensou confiar o próprio Filho e todo o gênero humano aos cuidados maternos de Maria.
Leitura do Livro do Profeta Isaías - O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz; para os que habitavam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. 2Fizeste crescer a alegria, e aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. 3Pois o jugo que oprimia o povo, - a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais - tu os abateste como na jornada de Madiã. 4Botas de tropa de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimado e devorado pelas chamas. 5Porque nasceu para nós um menino, foi-nos dado um filho; ele traz aos ombros a marca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, Pai dos tempos futuros, Príncipe da Paz. 6Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a partir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. - Palavra do Senhor.
Salmo 112(113)
Bendito seja o nome do Senhor, agora e por toda a eternidade! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia.
1. Louvai, louvai, ó servos do Senhor, * louvai, louvai o nome do Senhor! Bendito seja o nome do Senhor, * agora e por toda a eternidade! - R.
2. Do nascer do sol até o seu ocaso, * louvado seja o nome do Senhor! O Senhor está acima das nações, * sua glória vai além dos altos céus. -
R. 3. Quem pode comparar-se ao nosso Deus, + ao Senhor, que no alto céu tem o seu trono * e se inclina para olhar o céu e a terra? - R.
7. Levanta da poeira o indigente * e do lixo ele retira o pobrezinho, para fazê-lo assentar-se com os nobres, * assentar-se com os nobres do seu povo. - R.
Evangelho Lucas, 1, 26-38 Maria é convidada a se alegrar, e é saudada como aquela que desde sempre é imensamente amada. Isto quer dizer «cheia de graça». Para ela Deus ideou o plano da divina e virginal maternidade: dará à luz o Filho do Altíssimo, herdeiro eterno da realeza de Davi. A este misterioso plano Maria responde com a obediência da fé; ela se proclama «serva do Senhor», confiando totalmente no poder de Deus, para quem nada é impossível. Naquele que acredita atua o Onipotente. Aleluia, aleluia! Alegra-te, cheia de Graça: o Senhor está contigo, bendita és tu entre as mulheres da terra! (Lc 1, 28-42) – R.
+ Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas
O anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria 28O anjo entrou onde ela estava e disse: 'Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!' 29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: 'Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim'. 34Maria perguntou ao anjo: 'Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?' 35O anjo respondeu: 'O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível'. 38Maria, então, disse: 'Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!' E o anjo retirou-se. - Palavra da Salvação.
Oração da assembleia
1. Deus misericordioso que preservastes Maria de toda mancha de pecado, livra-nos de todo mal. AS: Senhor Deus, que Maria interceda por nós
2. Ó Deus eterno, que fizeste de Maria tabernáculo de vossa presença e sacrário do Espírito Santo, fazei de nós templos vivo do vosso Espírito.
3. Palavra eterna, que ensinastes a Virgem Maria a escolher a melhor parte, ajudai-nos a imitá-la buscando o alimento da vida eterna.
4. Rei dos reis, que quisestes a Mãe do vosso Filho no céu em alma e corpo, fazei que aspiremos sempre os bens do alto.
5. Senhor do céu e da terra, que colocaste Maria como rainha à vossa direita, dai-nos a alegria de participar um dia com ela da mesma glória.
Sobre as ofertas Acolhei,
Ó Pai, os dons que vos oferecemos no dia glorioso da Virgem Maria e atendei nossas preces; venha em nosso socorro o Cristo, homem-Deus, que se ofereceu por nós na cruz como Cordeiro sem mancha. Ele que vive e reina pelos séculos. Antífona da comunhão Bendita és tu, Virgem Maria, porque acreditaste na palavra do Senhor (Lc 1,45)
Após a comunhão
Ó Deus, Senhor nosso, que nos alimentastes à vossa mesa na memória da bem-aventurada Virgem Maria, nossa mãe e rainha, concedei também a nós de participar do eterno banquete, que nos fizestes experimentar neste sacramento. Por Cristo, nosso Senhor.
-----Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário