quinta-feira, 13 de março de 2014

Comunidade Hóstia Santa Confirmada na Participação do I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora–Fortaleza/Ce–BRASIL

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

2_thumb[3]Galera santa, que alegria podermos partilhar essa Graça advinda de Deus que foi-nos sinalizados, nos dias 1º a 04 de maio nossos irmãos consagrados, aspirantes e dois vocacionados estarão no I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora–Fortaleza/Ce–BRASIL, que estará acontecendo na Faculdade Católica de Fortaleza (antigo Seminário da Prainha).

OBJETIVO

É a relação entre a juventude e a sua espiritualidade, ou seja, como os jovens veem essa questão. Algumas importantes indagações surgem: estarão a Igreja e a academia preparadas para os questionamentos de uma juventude unida mundialmente pela tecnologia, mas sobrecarregada de informação? Como as atuais gerações estão se preparando para os desafios de uma sociedade em rápida transformação? Por que a espiritualidade representa libertação?

Para debater esses e outros questionamentos o I Encontro Nacional de Juventudes e Espiritualidade Libertadora reunirá em Fortaleza importantes pensadores do Brasil e do exterior na área de espiritualidade. Unindo diferentes pontos de vista, eles e elas tentarão apresentar à sociedade uma resposta aos profundos questionamentos morais e espirituais que o mundo atual desperta. Os assuntos serão debatidos em mesas redondas, oficinas, além de bate-papos informais.

LOCAL

O local do encontro, a Faculdade Católica de Fortaleza (Seminário da Prainha), ideal para encontros de meditação e oração, também funcionará como um catalizador de ideias novas e libertadoras, estimulando os participantes a uma convivência harmônica entre si e com o próprio planeta. A integração entre jovens e palestrantes será estimulada através de apresentações culturais, momentos de refeição, celebrações formais ou encontros informais, a exemplo da Noite Cultural do Encontro.

DEMANDA ESPERADA

Fortaleza abrigará jovens de todo o país para que possam discutir os caminhos que precisam ser seguidos para construírem uma Igreja espiritual, multiplicando em suas comunidades as ideias e assuntos debatidos por meio de mensagens de amor, paz e fé.

Esses dias serão de profunda intimidade com a espiritulidade libertadora sendo falitada as palestras po ícones no assunto, serão eles:

FREI BETTO

Carlos Alberto Libânio Christo nasceu em Belo Horizonte (MG), tendo ingressado na Ordem Dominicana no ano de 1966, já em São Paulo. Filho frei beto_thumbdo jornalista Antônio Carlos Vieira Christo e da escritora Maria Stella Libanio Christo, o frei dominicano tornou-se conhecido no período da ditadura por sua luta pela redemocratização, que o levou a ser preso duas vezes, uma delas durante o encontro da UNE em Ibiúna, interior paulista, no ano de 1968. Frei Betto, que foi assessor do Presidente Lula no programa Fome Zero, continua sua luta em prol dos desfavorecidos, militando em movimentos populares por todo o Brasil e participando ativamente de movimentos teológicos. Escritor renomado, já publicou mais de 50 livros.

LEONARDO BOFF

Leonardo Boff nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938. Cursou Filosofia em Curitiba-PR e Teologia eleonardo boff_thumbm Petrópolis-RJ. Doutorou-se em Teologia e Filosofia na Universidade de Munique-Alemanha, em 1970. Ingressou na Ordem dos Frades Menores, franciscanos, em 1959. Esteve presente nos inícios da reflexão que procura articular o discurso indignado frente à miséria e à marginalização, gênese da Teologia da Libertação. Ajudou a formular uma nova perspectiva dos Direitos Humanos a partir da América Latina. Em 1984, em razão de suas teses ligadas à Teologia da Libertação, apresentadas no livro "Igreja: Carisma e Poder",foi submetido a um processo pela Sagrada Congregação para a Defesa das Fé, ex Santo Ofício, no Vaticano. Em 1985, foi condenado a um ano de "silêncio obsequioso" e deposto de todas as suas funções religiosas. Dada a pressão mundial sobre o Vaticano, a pena foi suspensa em 1986. Em 1992, foi novamente ameaçado com uma segunda punição pelas autoridades de Roma e renunciou às suas atividades de padr.. Atualmente, é um dos principais pensadores e teólogos da libertação na América Latina, além de escritor, professor e conferencista, assessor de movimentos sociais de cunho popular libertador, como o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra e das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's), entre outros.Em 2001, foi agraciado com o premio nobel alternativo em Estocolmo (Right Livelihood Award).

MARCELO BARROS

Marcelo Barros de Sousa é monge, beneditino, escritor e teólogo. Aos 18 anos, decidiu ser monge e padre e entrou para o Mosteiro dos Marcelo Barros1_thumbBeneditinos de Olinda. Em 1969, foi ordenado padre por Dom Hélder Câmara e, durante quase 10 anos, de 1967 a 1976, trabalhou como secretário e assessor de Dom Hélder para assuntos ecumênicos. Barros, especializado em Bíblia (biblista), faz parte do grupo fundador do Centro Ecumênico de Estudos Bíblicos (Cebi), sendo um dos três latino-americanos membros da Comissão Teológica da Associação Ecumênica dos Teólogos do Terceiro Mundo (Asett), quereúne teólogos da América Latina, África, Ásia e ainda minorias negras e indígenas da América do Norte. No âmbito da Teologia da Libertação, desenvolveu um ramo próprio, a Teologia da Terra. Atualmente, assessora a Comissão Pastoral da Terra e é considerado um dos principais especialistas na relação entre espiritualidade e natureza.

MANFREDO ARAÚJO DE OLIVEIRA

Manfredo de Araujo Oliveira é graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia de Fortaleza (1962), mmanfredo oliveira_thumbestre em Teologia pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (1966) e doutor em Filosofia pela Universität München Ludwig Maximilian (1971). Atualmente, é professor titular da Universidade Federal do Ceará (UFC). Tem experiência na área de Filosofia, com ênfase em Ética, atuando principalmente nos seguintes temas: Filosofia Transcendental, Reflexão, Subjetividade.Tem 22 livros publicados, entre eles Ética e Sociabilidade (Loyola, 1997) e Dialética Hoje - Lógica, Metafísica e Historicidade (Loyola, 2004), além de dezenas de artigos que integram outras publicações. Presidente-fundador da Adital, é sacerdote cooperador na Paróquia de Nossa Senhora das Dores, no bairro Mucuripe, em Fortaleza/CE.

ANDRÉ MUSSKOPF

André Musskopf Andre_thumb[1]é bacharel, mestre e doutor em Teologia, co-coordenador do Programa de Gênero e Religião e líder do Núcleo de Pesquisa de Gênero pela Escola Superior de Teologia (EST). Área de concentração: teologia sistemática. Pesquisador nas áreas de: estudos feministas, teorias de gênero, teoria queer, masculinidade, homossexualidade e diversidade sexual, em suas relações com a religião e a Teologia.

EDWARD GUIMARÃES

Edward Guimarães possui graduação em Filosofia (1991) e Teologia (1996) pela FAJE - Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia, licenciEdward Neves_thumbatura em Filosofia (2002) pela UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais e mestrado em Teologia Sistemática (2006) pela FAJE. Atualmente, é professor de Cultura Religiosa e Filosofia na PUC-Minas, onde participa da Pastoral na Universidade e coordena o CESTEP - Centro Superior de Estudos Teológicos e Pastorais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teologia, cultura religiosa, Filosofia, atuando principalmente com os seguintes temas: fenômeno religioso e suas manifestações; religião, religiosidade e fé; cristianismo e modernidade; Teologia do Pluralismo e Diálogo Interreligioso; introdução à Teologia; cristologia; sacramentos; antropologia teológica; escatologia; teologia moral; introdução à filosofia, antropologia filosófica, filosofia da religião e ética.

THIAGO VALENTIM

Natural de Madalena /CE, graduado em Filosofia e Teologia pela Faculdade Católica Rainha do SerThiago Valentim_thumbtão, em Quixadá; atualmente cursando Especialização em Assessoria Bíblica - DABAR, na Escola Superior de Teologia/EST, em São Leopoldo/RS, curso em parceria entre EST e CEBI; membro da Associação Brasileira de Pesquisa Bíblica (ABIB) e da Rede Glocal de Leitura Popular/Contextual da Bíblia, pelo CEBI; membro da Associação de Missionários e Missionárias do Nordeste (AMINE), da Articulação Antinuclear do Ceará e da União dos Irmãos e Irmãs de Jesus, um grupo de pessoas que buscam viver a espiritualidade de Charles de Foucauld. Agente da Comissão Pastoral da Terra do Ceará (CPT), atualmente integra a coordenação colegiada regional.

CLAUDIO VEREZA

É deputado estadual caludio_vereza1_thumb[1]pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Começou sua atuação pública no meio popular e nas Comunidades Eclesiais de Base (CEB`s). É educador popular e jornalista formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Atuou por vários anos no Centro de Documentação (Cedoc) da Arquidiocese de Vitória e foi um dos fundadores do Movimento Fé e Política.

ROMI BENCKE

Possui graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia (1998). ROMI BENCKE_thumbAtualmente, é secretária geral do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil. Tem experiência na área de Teologia, atuando principalmente nos seguintes temas: campo religioso, laicidade, religião, políticas públicas, mulheres, teologia da prosperidade, neopentecostalismo e ecumenismo.

AFONSO MURAD

Afonso Murad é pedagogo, especialista em Gestão e doutor em Teologia. Escritor, professor universitário pela FAJE - FacuAfonso Murad1_thumbldade Jesuíta de Filosofia e Teologia, é autor de livros como "A casa da Teologia", "Este Cristianismo inquieto" e "Gestão e espiritualidade". Murad também destaca-se por sua luta pelas causas sociais e ambientais. Criou o projeto de educação ambiental "Amigo da Água" e atualmente edita programas de rádio "Amigo da Terra - Ecoagente".

FERNANDO PAIXÃO

Fernando Paixão é educador, poeta e escritor. Teólogo formado pela Faculdade Católica de Fortaleza e pós-graduado em Arte Educaçãofernando_paixao_thumb[1] e Cultura Popular pela Faculdade Darcy Ribeiro.Coordenador do Espaço de Cultura e Vida Dorotéias e professor da Epac (Escola de Pastoral Catequética) da Arquidiocese de Fortaleza. Ministra palestras e oficinas de Literatura de Cordel e é autor de livros paradidáticos como: "O Big bang em cordel", "O grãozinho de areia", "A força de uma amizade"; "A semente da verdade", "África - um breve passeio pelas riquezas e grandezas africanas", "Zumbi dos Palmares?, "Como tudo começou" e "A canção dos povos africanos".

 

DANIEL SOUZA

Formado em TeologDaniel Souza_thumbia e Filosofia, atualmente desenvolve os seus estudos no mestrado em Ciências da Religião. Tem colaborado para a efetivação de direito, por meio do movimento ecumênico, especialmente aquele relacionado ao Fórum Ecumênico Brasil. É o Facilitador Nacional da Rede Ecumênica da Juventude - Reju. Tem experiências em temáticas relacionadas à diversidade religiosa e cultural, à educação popular e à formação e capacitação de jovens em Políticas Públicas de Juventude e efetivação de direitos.

PE. FRANCISCO AQUINO JÚNIOR

Especialista em Teologia da Libertação, escritor, autor de obras como "Teoria Teológica - Práxis teologal" sobre o método da Teologia da Libertação, e "A dimensão social da fé, celebrando os 40 anos da Teologia da Libertação".

LILIÂNIA SOARES

Liliania_thumbT

eóloga, trabalha com educação popular da Bíblia pelo CEBI (Centro de Estudos Bíblicos) e como facilitadora na Escola de Pastoral Catequética - Espac, com disciplinas de Bíblia. Estudante do Curso de Psicologia.

 

 

 

 

RAQUEL RIGOTTO
Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (1979), especialista em Raquel Rigotto_thumbMedicina do Trabalho pela Fundacentro (1980), mestre em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1992) e doutora em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (2004). Atualmente, é professora associada do Departamento de Saúde Comunitária da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Ceará, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Saúde Coletiva, com ênfase nos temas: desenvolvimento, saúde & ambiente e saúde do trabalhador. Sua linha de pesquisa no Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da UFC é Produção, Ambiente, Saúde e Cultura no Nordeste Brasileiro. Através do Núcleo TRAMAS - Trabalho, Meio Ambiente e Saúde, por ela coordenado, concluiu projetos de pesquisa sobre conflitos socioambientais em curso no Ceará, tais como: industrialização, carcinicultura, indústria calçadista e agrotóxicos, todos apoiados pelo CNPq. Atualmente, conduz investigações sobre agrotóxicos, mineração de urânio e territorialização em saúde no Ceará.

PE. NELLO RUFFALDI

Padre Nello Ruffaldi é de origem italiana, naturalizado brasileiro. Integrante co-fundador do CIMI - Conselho Indigenista nello_thumbMissionário, onde desenvolveu missão entre os povos indígenas. Na década de 1980, mantendo as linhas prioritárias do CIMI (Reconhecimento das terras indígenas, respeito e estudo das culturas, valorização das lideranças indígenas em vista de sua autonomia), ajudou na formação dos índios e dos missionários, a missão em novos povos indígenas, produção dos meios de comunicação: revista Mensageiro, audiovisuais, publicações sobre os povos indígenas. Assumiu a coordenação da ANDRI- Articulação Nacional do Diálogo Interreligioso e Inculturação, e, mais tarde, integrou a Coordenação da AELAPI -Articulação Ecumênica Latino Americana de Pastoral Indígena, privilegiando o processo de reflexão sobre Teologia Índia com encontros locais, regionais, nacionais e continentais. Atualmente, acompanha os povos indígenas da região de Oiapoque e sudeste do Pará na reflexão religiosa, desenvolvendo uma Teologia Índia a partir da situação em que se encontram e procurando respostas conjuntas na tradição dos antigos e no Evangelho, em vista de uma reformulação do plano de vida que é o Bem Viver.

IRMÃ REBECA SPIRES

IRMA_REBECA_thumb

 

 

 

É irmã de Notre Dame de Namur, tem 44 anos de convivência em Amazônia e destes são 36 anos com povos indígenas.

 

 

DINÁ DA SILVA BRANCHINI

Dina_ok_thumbMestre em Ciências Sociais, graduada em Serviço Social e em Musicoterapia. Atualmente, ocupa o cargo de assistente social da Vara da Criança e Juventude TJ/SP no Fórum de Itaquaquecetuba. Foi coordenadora (2005-2013) do Ministério de Ações Afirmativas Afrodescendentes da Igreja Metodista - AA-AFRO-3RE, referência nacional da Pastoral de Combate ao Racismo da Igreja Metodista no Brasil (2008-2013).

 

 

LAINA CRISÓSTOMO

Advogada, militante do movimento negro e de mulheres, evangélica da Igreja Batista Nazareth, atua no movimento ecumênica a laina_crisostomo_thumbfavor da liberdade e do respeito à diversidade religiosa. É facilitadora da Rede Ecumênica de Juventude no Estado da Bahia. Sua area principal de atuação é com as mulheres, seus direitos e leituras biblicas feministas, publicizando e combatendo a violência contra a mulher presente dentro das Instituições Religiosas Evangélicas.

TODAS E AS DEVIDAS INFORMAÇÕES ESTÁ NESSE LINK ACESSE

http://www.espiritualidade2014.com.br/conteudo.asp?id=encontro

-----Pax et Bonnum-----

Nenhum comentário:

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO