Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Será realizada nesta terça-feira (7), às 18h, no Espaço Cultura Bar e Restaurante Dona Chica, em Fortaleza, no Ceará (Brasil), uma roda de conversa organizada pelo Centro de Estudos do Trabalho e de Assessoria ao Trabalhador (CETRA), na qual jovens urbanos e rurais se encontrarão para debater suas realidades e experiências. O debate abordará a visão que cada jovem possui do meio em que vive, através de fotografias tiradas por eles mesmos.
As fotos foram feitas por jovens rurais "retratistas” participantes do projeto "Um Novo Olhar da Juventude sobre o Meio Rural”, coordenado pelo Cetra, e por jovens urbanos participantes do curso de fotojornalismo do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte - CUCA Che Guevara. Os jovens rurais retratam a sua visão do semiárido, a rotina, a religiosidade presente na região e as formas de trabalho da população.
De acordo com Gleiciane Teles, coordenadora do projeto "Um Novo Olhar da Juventude sobre o Meio Rural”, foram propostos vários temas aos jovens. Depois de escolher um ou mais temas, eles desenvolviam os seus projetos. "Eu vi muito presente, dentre esses temas, a questão da religiosidade. Tem uma foto que me chama bastante atenção, e que aborda bem isso: é a foto de um altar em casa”, diz.
Segundo ela, o projeto serviu para que os jovens desenvolvessem um novo olhar com relação ao meio rural, e os fez querer continuar morando no campo, mesmo que estudem na capital, por exemplo. "Todos que fizeram a oficina ressaltam a importância de mostrar o seu olhar, e alguns passaram até mesmo a ver a sua comunidade com outro olhar”, explica.
Para Gleiciane, a roda de conversa é importante para que haja uma troca de experiências, onde os jovens possam conhecer uma realidade que é diferente da sua. "Divulgar esse trabalho da juventude mostra que os jovens rurais têm a sua vez, que eles não estão apagados, eles possuem o olhar deles e irão expô-los, por meio de fotos e conversas, para o meio urbano”, ressalta.
Para Marden Moura Praciano, 18 anos, morador da cidade de Itapipoca, o projeto "Um Novo Olhar da Juventude sobre o Meio Rural” veio a contribuir na identificação do jovem rural, resgatando sua autoestima com relação às suas origens. "O projeto também ajuda a manter vários jovens longe do mundo das drogas, além de tirar o povo das ruas”, afirma.
As temáticas das suas fotos foram: a agricultura, os pontos turísticos de Itapipoca e as árvores comuns dessa região. De acordo com Marden, seus temas foram escolhidos para que se ele pudesse saber e divulgar um pouco mais sobre a sua região.
"A roda de conversa será importante para mostrar ao jovem urbano o modo de viver do jovem rural, a realidade que passamos diariamente, mostrar o que nós fazemos na semana e no final de semana. Queremos mostrar que existem políticas públicas voltadas para o jovem do campo”, pontua.
Para a roda de conversa são esperados cerca de 25 jovens, técnicos do Cetra e integrantes do Centro Urbano de Cultura, Arte, Ciência e Esporte (CUCA).
Fonte: www.adital.com.br
-----Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário