Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Amanhã (28), às 11h na CATEDRAL METROPOLITANA DE FORTALEZA Missa dos 100 anos de sacerdócio de Dom Antônio de Almeida Lustosa, com exposição de suas obras. O convite nos é dado através de nosso fundador que recebera da Srª Conceição Rodrigues, integrante da comitiva do processo de canonização e beatificação do prelado.
Esse convite é também para todos que fazem a Arquidiocese de Fortaleza.
Um pouco sobre Dom Lustosa:
Arcebispo de Fortaleza
Dom Antônio de Almeida Lustosa toma posse na Arquidiocese de Fortaleza no dia 5 de novembro de 1941.
Em 1952 Dom Almeida Lustosa participou da fundação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).
Foi co-fundador do Instituto Josefino.
É o autor dos vitrais que ornamentam a Catedral de Fortaleza.
Participou da fase ante-preparatória do Concílio Vaticano II e do primeiro período (outubro – dezembro 1962) do Concílio.
O Papa João XXIII aceitou sua renúncia no dia 16 de fevereiro de 1963. Passou ao título de Arcebispo de Velebusdus (sé titular), à qual renunciou em 1971, passando a ter o título de Arcebispo emérito de Fortaleza.
Morte
Dom Lustosa faleceu no dia 14 de agosto de 1974, aos 88 anos de idade, na casa salesiana de Carpina, Pernambuco, Brasil, onde viveu os seus últimos quinze anos. Está sepultado na catedral de Fortaleza, Ceará.
Processo de canonização
Em 1993 a Arquidiocese de Fortaleza abriu o processo canônico para sua canonização.
Em Belém do Pará, no dia 1º de janeiro de 2006 o Arcebispo de Belém Dom Orani Tempesta assinou o processo arquidiocesano, remetendo-o para Roma.
Citação
"Continuarei aqui simplesmente a trabalhar pelo Pai Nosso: Santificado seja o Vosso nome! Venha a nós o Vosso Reino, o programa de um bispo é sempre o mesmo: cumprir o seu dever".Dom Antônio de Almeida Lustosa
Fonte: www.wikipedia.org
-----Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário