Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
O Grupo de Theatro da Comunidade Hóstia Santa estará hoje com apresentações de Perfomances de Clowns, com alguns artistas da CHS, muito massa, aê galera blogueira vão lá conferir, pra quem ainda não está por dentro o que seria uma Performance de Clown, fica então aqui uma breve instrução: “Segundo Roberto Ruiz, a palavra clown vem de clod, que se liga, etimologicamente, ao termo inglês "camponês" e ao seu meio rústico, a terra (1). Por outro lado, palhaço vem do italiano paglia (palha), material usado no revestimento de colchões, porque a primitiva roupa desse cômico era feita do mesmo pano dos colchões: um tecido grosso e listrado, e afofada nas partes mais salientes do corpo, fazendo de quem a vestia um verdadeiro "colchão" ambulante, protegendo-o das constantes quedas (2). Na verdade palhaço e clown são termos distintos para se designar a mesma coisa. Existem, sim, diferenças quanto às linhas de trabalho. Como, por exemplo, os palhaços (ou clowns) americanos, que dão mais valor à gag, ao número, à idéia; para eles, o que o clown vai fazer tem um maior peso. Por outro lado, existem aqueles que se preocupam principalmente com o como o palhaço vai realizar seu número, não importando tanto o que ele vai fazer; assim, são mais valorizadas a lógica individual do clown e sua personalidade; esse modo de trabalhar é uma tendência a um trabalho mais pessoal. Podemos dizer que os clowns europeus seguem mais essa linha. Também existem as diferenças que aparecem em decorrência do tipo de espaço em que o palhaço trabalha: o circo, o teatro, a rua, o cinema, etc. O clown ou palhaço tem suas raízes na baixa comédia grega e romana, com seus tipos característicos, e nas apresentações da commedia dell'arte (3). Nas festividades religiosas e nas apresentações populares da Antigüidade, havia uma alternância entre o solene e o grotesco. Esse é um fato comum a povos distintos: dos gregos até os aborígines da Nova Guiné, passando pelos europeus da Idade Média ou pelos lamaístas do Tibete. Esta combinação do cômico e do trágico acentua a percepção de emoções contrapostas e é muito peculiar ao clown. Para Shklovski (4), o clown faz tudo seriamente. Ele é a encarnação do trágico na vida cotidiana; é o homem assumindo sua humanidade e sua fraqueza e, por isso, tornando-se cômico.” NOTA: (1) RUIZ, R. Hoje tem espetáculo? As origens do circo no Brasil. INACEN, MINC, Rio de Janeiro, 1987.. / (2) Idem, ibidem. / (3) Idem, pág. 15. / (4) SHKLOVSKI, V. "El clown, la comedia y la tragedia", in El circo soviético.Progresso, Moscou, 1975, pág. 32.
A CHS teve seu primeiro contacto com essa performance com o Ator Higor Fernandes, da qual ele mesmo já tendo passado pela Comunidade Hóstia Santa, e com a alegria em seu coração nos deixou para seguir esse plano de Deus em sua vida como artor de teatro. Higor Fernandes com ‘ns’ trabalhos também oferece em seu curriculum atual capacitação de performance de clown, interpretação, escrita e minica, atualmente se habilitando em sapateado e balet.
Acompanhem hoje algumas interpretações dos atores da Comunidade Hóstia Santa com seu grupo de theatro!
-----Pax et Bonnum-----
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