Salve Nossa Senhora Da Conceição Aparecida
Salve, salve amigos (a) blogueiros de todos os dias! Boa vesperas do Santo Dia de Nossa Padroeira do Brasilllllll Nossa Senhora Aparecida. Hoje muitos estabelecimentos de ensino e afins estão de folga desde o sábado para não só ter um feriadão, mas para buscar mobilizar de uma forma concreta os feriados santos que cada vez muitos capitalistas usurpam de seus operários.
Você que nos acompanha desde o dia 25 de setembro de 2009 é isso mesmo, só temos um aninho, mas que já ousamos postar momentos únicos e com repeito as classes diversificadas, tudo isso, por termos uma Equipe de Comunicação legal e compromissada e desde aquele momento nosso fundador nos orientava a estarmos iniciando os post com a saudação: “Salve Nossa Senhora Aparecida”, que você já tenha percebido, uma forma de fazer quem nos visita buscar acreditar nessa verdade, somos amados ela Mãe Maria Negra, causa de nossa Alegria.
Precisamos ter iniciado assim, para postar que nosso Retiro Capitular Iniciou no dia 08 de outubro de 2010 dentro da Festa em Honra a Nossa Senhora da Conceição Aparecida em nossa Paróquia Cristo Redentor na Capela Nsª Aparecida, pela presidencia do pároco Ir Pe Helton Reis, INJ a liturgia foi animada pelo Ministério de Música da Comunidade Hóstia Santa - “Esplendor de Cristo” e a parte social pós-celebração ficou também com a partipação do Ministério de Theatro da Comunidade com a expressão de Clow passando a alegria de um Namoro Santo, ao fim desta tivemos uma orientação do nosso Fundador e Moderador Reginaldo Aragão, chs que nos direcionava uma memoria de nossa ereção e nos posteriores dois dias estaríamos realizando nosso I Retiro Capitular Anual – CHS. Foi uma orientação do saudoso Ir Pe Carlos Alcântara, INJ, que nos orientava a necessidade de um capitular pós reconhecimento paroquial enquanto comunidade, mesmo também para um momento de partilha de nosso estatudo.
Dia 09/10/10 (Sábado)
Aconteceu então pontualmente as 16h na Paróquia Nsº do Perpetuo Socorro (Bairro Carlito Pamplona), onde providencialmente foi nosso fundador mergulhado nas águas batismais pelas veneradas mãos de Ir pe Cornélio Overgaarg, em 1972. Foi pensado muito no que diz respeita a questão de mostrar os frutos, de um verdadeiro e praticante cristão. Fomos então acolhidos pelo atual Pároco Ir pe Berlamino, SCJ, no Salão Principal, tendo a organização da Paróquia (Dª Célia e Sr. Zeferino) preciso ter mudado algumas atividade para que o nosso Retiro Capitular tivesse uma estrutura adequa.
Nesse primeiro dia foi iniciado oficialmente pelo nosso Fundador Reginaldo Aragão, chs, pós a secretaria CHS Gessiane Costa, chs ter feito a chamada para a composição da Mesa com a presença do Fundador Reginaldo Aragão, chs; Co-fundação Valéria Carvalho, chs e a consagrada Márcia Brandão, chs como a relatora oficial de todo Capitulo. Tendo então assim composta a mesa, o camarada Paulo Henrique, chs foi convidado a explanar o tema central: “Somos chamados a Intimidade com Deus, levados a Missão” e foi ele acolhido fervorosamente pelos demais camaradas hostianitas com uma calorada salva de palmas.
A relatora Márcia Brandão, chs, no que ia decorrendo da Sintese capitular, era ela auxiliada pelo fundador, para as defidas explicações estatutárias, registros civis, compromisso social e religioso, nossa missão, nosso carisma, nossa espiritualidade, como também nosso convite a sermos uma comunidade imitadora ao Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, que a Arquidiocese de Fortaleza, hoje clama nas prioridades: Formação, Família, Juventude e Missão.
Mesmo com o carisma próprio somos convidados a contemplar todos os demais carismas e só a partir dessa contemplação é que saberemos trabalhar verdadeiramente nosso lema “Humilitas in Unitatis” – Humildade na Unidade, uma emblematica que ficou explicita que é a virtude de todos os santos (as), e então foi perceptivel que a maior intenção de nosso fundador perante a vontade de Deus em seu coração é ter fundador uma Comunidade com ambições Divinas, uma comunidade capaz de se esforçar-se a parti de, para a Santidade gerando então ‘Uma civilização do Amor’.
Foi concluido esse momento com a Santa Missa presidida pelo Ir pe Berlamino, SCJ que continuava em sua homilia que nos era direcionado a um entender, ou seja, a de estarmos dispostos a responder pelo ato da confiança. A graça que nos é confiada não deva ser retida e sim partilhada, missionarizada, pois um momento é irmos ao ‘homem de Deus’ e depois irmos ao ‘Homem feito Deus’ – o quesito da Obediencia é o que nos levará a vivenciarmos plenamente nosso voto, nossa consagração, nosso chamado a ser para o mundo a partir da CHS um sinal de conversão.
Dia 10/10/10 (Domingo)
Começamos então nesse Dia do Senhor, o dia que Ele também fez para nós, fomos dessa fez acolhidos pela então candidata a consagração na CHS pelo Voto de Obediencia a camarada Alana Maria, chs, que prontamente esteve as portas para acolher afetuosamente a cada irmão (a) de Comunidade que ia chegando, impreterifelmente começamos então com o anuncio oficial de nosso fundador que fez-nos nesse primeiro momento a divisão do café da Manhã em familia, para só depois desse momento de frater, podessemos continuar os tramitis previstos do Retiro Capitular da CHS.
A mesa dessa manhã foi composta pelo anuncio da secretária Gessiane Costa, chs que fazia a chamada de nosso Fundador Reginaldo Aragão, chs; a lider de Pregação Alana Maria, chs e a relatora oficial do Retiro Capitular CHS de 2010 Márcia Brandão, chs. que prontamente pós o anuncio introdutório da fundação, fez memorar o que no dia anterior foi decorrido.
Foi pelo fundador Reginaldo Aragão, chs o pedido atento aos sinais de Deus em nosso meio, dentre tantos ele mencionava após um breve estudo, mas um momento forte de sua fundação, que estamos inteiramente ligados a Trinita de Deus, a Santissima Trindade, pelas fundamentalização Bíblicas e nossa fundação: Gn 1, 1-2; Lc 24, 13-35 e Jo 1, 1-14 (Mesmo com um olhar de estudante é perceptivel contemplar a Trindade Santa) e mais ainda para se convercer e se render aos sinais de Deus em nossa Comunidade é o dia do término desse Retiro Capitular (10/10/10) - esse ilustre número ‘10’ está multiplicado por ele mesmo duas vezes, quer dizer, 10 X 10 X 10. É o número de altíssima perfeição (10) multiplicado pelo número de Deus (3 a Trindade). O resultado só pode ser o máximo de bem-aventurança: ter a fronte selada (símbolo de propriedade) por ordem do próprio Deus! (cf Ap 7. v.3), que também podemos perceber o momento da ‘provação humana’ – não estamos aqui mencionando um momento falso da numerologia, mas o númenro indicado pelo Eterno. Perceba conosco que toda vez que o número dez é mencionado na bíblia sagrada ele está ligado a provação, resistência, avaliação pois vemos até pela descrição dos 10 mandamentos vemos que 10 situações, ou 10 entidades lutam tenazmente contra o homem afim de afastá-los de Deus e vencê-los, porém o homem de Deus (dito pelo Ir Berlarmino, SCJ) deve saber resistir aos 10 ataques que o ser humano estará sujeito a passar e vencendo-os reinará para sempre.
E assim, muitos dos nosso, foram profundamente provados, para estarem alí, outros por ainda não estarem na caminhada a mais tempo e não terem uma ‘fé de qualidade’ acabaram caindo, mas nada que no futuro possam eles conosco gozar não só dos sinais de Deus, mas de contempla-Lo. Foram momentos de cansaço, fadiga, problemas familiares, dúvidas, discórdia, mesmo lá podíamos ver irmãos que não conseguiam se aproxiamr do outro (a), mas maior que essas imaturidades foi a destreza da fé de outros que sustentaram o êxito da conclusão de nosso Retiro Capitular 2010.
A primeira parte foi concluida pós oração carismática dirigida pela nossa camarada intercessora Dª Hilda Rodrigues, chs que ao lado de nosso fundador, poderam expressar a Vontade do Espírito que nos impelia a se encontrar com Jesus Cristo no Seu proposito para com aquele momento que se concluia e para o preparar do que estava por vir a tarde. foi um momento forte de manifestaçoes pela Ação do Espírito Santo, Orações em línguas e interpretações, Palavra de Sabedoria, pontuamento da Palavra de Deus como profetização e consolo e bem também poderíamos perceber a Manifestação do Espírito nas canções iniciadas por pessoas simples ao canto, mas que entoava com maestria e autoriadade, que mais ainda nos levava a essa intimidade com Deus para um re-novar as forças e amadurecimento para a missão com fé de qualidade! Deu-se então o momento do Almoço em familia hostianita!
A tarde retomando os assuntos em pautas, tivemos a plenária, onde os hostianitas (todos (as)), poderam se expressar, jovens, adultos, anciçãos, crianças, poderam participar das inovações e/ou repensar das anteriores, outra atitude de nosso compromisso para quem está conosco é essa liberdade de opinar, quando se tem base, e demonstrar participalidade no que está em questão. Após ter sido ouvido as re-formas, solicitaçoes, como também elogios para com a mesa, nosso fundador exortavamos, para uma vivencia hierarquica com a Catedra Romana – Catedra Provincial (Arquidiocese de Fortaleza) e a Catedra Local (Paróquia Cristo Redentor).
“PAUTA EXTRAORDINÁRIA E URGENTE NO MOMENTO CAPITULAR REQUERIDO PELA LIDERANÇA GESSIANE COSTA, CHS PARA ARTICULAÇÃO DA AÇÃO MISSIONÁRIA JUNTO AS CRIANÇAS DO VILA VELHA III – PROJETO CRIANÇAS QUE PODEM SORRIR EM PARCERIA COM O MOVIMENTO EMAÚS VILA VELHA”
A composição da mesa tomou uma configuração feminina da Comunidade Hóstia Santa a Srª Neucilene, chs em conjunto as camaradas Gessiane Costa, chs e Alana Maria,chs articularam em carater de urgencia a Ação Missionária no dia 12 de Outubro dia das Crianças o Projeto “Crianças que Podem Sorrir”.
Um novo momento maduro no que diz respeita as missiões da CHS. Ficou então decidido que nesse dia (12) das 08h às 12h haveria um momento interativo com distribuição de brinquedos, brincadeiras e religiosidade junto as crianças residentes no bairro Vila Velha III – Certo que camaradas foram no último dia (06) quarta-feira camaradas para verem de perdo o sofrimento e descaso de tantas familias que vivem sem nenhuma estrutura humana (…) a CHS com o Movemento Emaús estará presente lá e queira Deus seja Plantada uma Semente para que uma Arvoré sirva de sombra para todas aquelas crianças repousarem. Acompanhados pelo moderador do Movimento Emaús (Dr Airton Barreto) e pelo pe Henri e comprovaram que não havia um exageiro e sim uma denúncia gravissima do descaso de familias abandonadas pelo poder público. ESSA ESTÁ SENDO UMA FORMA CONCRETA DE RESPOSTA AO PEDIDO PROFETICO DE DEUS PELO PE HENRI QUE NOS VISITARA NOUTRO MOMENTO EM NOSSA FRATERNIDADE.
CONTINUANDO O RETIRO CAPITULAR CHS 2010…Também ainda por ele (fundador) foi dito com muita insistencia a vivencia filial para com a Maternidade de Maria, a quem somos consagrados, a Virgem Maria da Conceição Aparecida, ela que nos apresenta a vontade de Seu Filho, pois o conhece intimamente e nos comunica dizendo para fazermos o que Ele nos mandar. Ela Mãe e Mestra que não se apresenta ao centro, mas está sempre ao nosso lado, ou até mesmo nos angulos dos quadrados puros de nossa fraternidade, e que sempre está presente, pronta para a cada instante nos gerar, nos alimentar, não mais com seus Seios lactantes, que só ao Menino Jesus, foi tocado, mas de um outro allimento, o de nos direcionar ao Alimento: o Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, confirmado em visualização por uma das camardas de comunidade a menina Daniele Rodrigues, chs, que no momento de oração percebia as figuras: Corrente; Coração Partilhado (Sagrada Coração Eucarístico de Jesus) e a Espada. Que inspiradamente nosso fundador percebia a Alegria de sermos exortados para desacorrentar nossos corações, pois O do Senhor Jesus vem em partilha e que essa Espada é a Palavra que nos corta até a medula (presença discernida da epsódio dos Discipulos que voltavam para emaús: Pressos a decepção; Presença do Ressucitado (partilha) e a Palavra que os aquecia quando ele os falava ao caminho. dizia nosso amigo fundador!
Após todo esse momento tivemos uma surpresa, foi-nos revelado, os camarads que iam ser re-novados e os que estariam se consagrando pelo voto de obediencia a partir da CHS para a Igreja. São Eles (as) os que re-novarão: Valéria Moreira de Carvalho, chs; Gessiane Costa, chs; Márcia Brandão, chs; Ana Paula, chs; Lêda Moreira, chs e Fábio Alves, chs. (Estando esses dois últimos ausentes do Retiro capitular, por forças maiores) – Os (as) que irão se consagrar: Alana Maria, chs; Hilda Rodrigues, chs; Renato Matos, chs; Paulo Henrique, chs; Gilson Mangeth, chs e Francisco Jerberson, chs. Que posteriormente foram encaminhados para a Igreja Nsª do Perpetuo Socorro com os demais camaradas hostinaitas e gozaram do término do Retiro Capitular Annus MMX.
Acompanhem agora alguns momentos:
Dia 08 Ação de Graças na Capela de Nossa Senhora Aparecida
Dia 09 Inicio Capitular no Salão Principal Paróquia Nsª do Perpetuo Socorro
Dia 10 conclusão do Capitular no Salão Principal Paróquia Nsª do Perpetuo Socorro
-----Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário