Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Dentre tantas tradições em nossa Comunidade pela Graça de Deus animamo-nos uns aos outros anualmente para a realização de nossa Ceia Pascal, não é somente um aglutinar pessoas para comer e beber, mas sim congregar-nos ao redor da Mesa e buscar com muita simplecidade realizarmos uma ceia Judaica, orientados pelo nosso incentivador o saudoso Ir Pe Caetano, NJ, que com muito carinho ía-nos catequisando para mesmo dentro de nossos limites a nosso tempo, irmos organizando essa ceia.
Trata-se de um momento rico em liturgia, com suas leituras, seuas simbologias, seus canticos etc, a apresentação e exortação de nossas lideranças a todos nós, um momento de nos aproximarmos da intimidade que Jesus passosu com os seus apostolos naquela última ceia.
A comemoração anual da saída do Egito tornou-se uma verdadeira instituição. No dia marcado, as famílias israelitas reuniam-se ao entardecer, imolavam um cordeiro, assavam a carne do animal e depois, ao redor da mesa, rezavam agradecendo a Deus a libertação, ao mesmo tempo que comiam e bebiam. Com o passar do tempo os ritos foram sendo esquecidos. Por exemplo:
- os pães ázimos – eram pães, sem fermento, assados especialmente para a Ceia Pascal. Lembravam aquela noite vivida no Egito, em que tudo foi feito às pressas, pois estavam prestes a sair para uma longa caminhada e não havia tempo para esperar a fermentação da massa. E hoje em dia as pessoas compram Colomba Pascal, um panetone de Páscoa, totalmente fermentado…
- as ervas amargas – folhas de verduras amargas comidas durante a ceia para recordar os longos anos de escravidão em terra estrangeira. E hoje em dia as pessoas comprar ovos de chocolate, ovos de Páscoa, apenas doces…
- noite diferente – uma criança da família deveria fazer uma pergunta indagando por que naquela noite a ceia era assim tão diferente. O que significava cada um daqueles detalhes? O chefe da família contava então o que tinha acontecido ao povo hebreu, como foram libertados da escravidão do Egito.
Existem muitos outros detalhes interessantes do ritual da ceia judaica, mas estes citados já nos dão uma idéia do que era a Refeição Pascal. Pois bem, as palavras de Jesus e os acontecimentos narrados nos Evangelhos nos revelam o novo sentido dado à Ceia Pascal.
E nessa manhã alguns se reuniram para organizarem para ainda hoje ser realizada nossa Ceia Pascal – PARABÉNS A TODOS QUE ESTAVAM PRESENTES!
------Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário