Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
“Como Nossa Senhora que tudo guardou em silêncio para no tempo de Deus sem medo responder ao chamado, assim foi também Pe Caetano, que guardou tudo no silêncio e se permitiu ao tempo de Deus mesmo sem saber o que poderia acontecer responder saí de Orval (Belgica) para o Brasil-Frotaleza-Pirambu (Bairro Cristo Redentor)” – Trecho da Homilia do Superior do Instituto Religioso Nova Jerusalém e Pároco da Paróquia Cristo Redentor – Ir Pe Helton Reis.
Com a Igreja tomada de expressões de gratidão, pessoas que conviveram com o saudoso Ir Pe Caetano Minette, como também outros só por terem ouvido falar, assim estava nossa Igreja Matriz, certa ocasião era nitido a certeza da confiança no Ressucitado – Ressucitante nosso Cristo Redentor, pois de um momento que outrora era de dor, falta e tristeza hoje era de festa, de alegria de esperança de quem morre em Cristo – “Sabemos que ele roga por nós, se é ou não reconhecido pela Igreja como santo, popularmente, o temos como um santo amigo” – comentou Dª Neusinha Aguiar (Paróquia Pio XII).
Era possível detectar seus filhos (as) adotivos (as) já crescidos, bem suceditos na fé, muitos já pais, com filhos grandes, pessoas caras de seu tempo que obtiveram a alegria de ouvir de seus lábios a instrução, a exortação, o apontamento de como reencontrar o caminho.
Liturgia organizada, povo satisfeito, com animação da música que foi mais um flash back dos cantos que ouviamos nas celebrações das 17h das missas presidida pelo lembrado Ir Pe Caetano Minette, viamos todos ali voltando a ser crianças e buscando sem muito esforços o sorriso lindo e acolhedor do padre de antes. Na ocasião das homenagens (sempre há) para ser vivida o momento da Liturgia da Palavra crianças trouxeram a Palavra como expressão do desejo do sacerdote lembrado que era de “Uma geração Bíblica”, essas crianças são filhos (as) de casais que estiveram próximos a padre que para continuarem seu legado passam a instrução do estudo biblico em seus lares. Já no momento pós comunhão foi convidado um paroquiano que tivera a oportunidade de lembrar sua experiencia com Pe caetano, que se expressou com convicção as vezes que ia e voltava para sua residência ao lado do sacerdote, já que era o mesmo percurso, da paciencia e da observancia que ele (o padre) dava principalemnte as criança e se alegrava em orientá-las a terem o contato da Bíblia e o retorno delas para com eles e na vida. Descreveu ainda o paroquiano (George Conçalves) no seu discurso que acreditava que Pe Caetano era a minifestação de Deus em meio a nós, uma expressão de delicada de Deus, serena e austera.
Antes da bênção final o presidente da celebração Ir Pe Helton Reis, NJ convidou ao presbiterio um dos Irmãos do Instituto Religioso Nova Jerusalém (Ir Jackson) para que pelo oportunidade em massa da paróquia e convidados orasem ao convidado que amanha, 02, estará sendo transferido para Belo Horizonte - Paróquia São José em Vespaziano. O presbitério foi construido por padres do Instituto Religioso Nova Jerusalém que cocelebraram essa momento único de muita disposição apra um ano cheio de esperança em nossa Arquidiocese de Fortaleza para reluzir em todo o mundo, com o celebrante Ir Pe Helton esteve: Ir pe Francisco Gomes, NJ e Erasmo Holanda, NJ (Vigários Paróquiais – Cristo Redentor), Ir Pe Lauro Freire, NJ (Vigário Paroquial – Menino Jesus de Braga – Cj Novo Industrial e o grande amigo Ir Pe Rogério França, NJ – Pároco da Paroquia São José em Vespasiano – Belo Horizonte. Também estava no presbitério para as devidas ajudas os seminaristas do Insituto Religioso Nova Jerusalém – Leitor Instituido José, NJ, os Acólitos instituidos Ir Aroldo, NJ e o seminarista da Arquidiocese de Fortaleza Reginaldo Aragão.
Deus possa cada vez mais encontrar lugar em nossa Pároquia Cristo Redentor em nossos administradores de todos os setores, que tenham eles essa disposição do anunciar o que vivem e deixar o que viveram como iniciativa a ser imitado.
Viva nosso Ir Pe Caetano Minette de Tillesse!
Alguns momentos registrados pela equipe de Comunicação da AsCom – Assessoria de Comunicação São Francisco de Sales da Comunidade Hóstia Santa.
-----Pax et Bonnum------
Nenhum comentário:
Postar um comentário