Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
A secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (SDH) , através do Programa Rede Aquarela e parcerias, promove diversas ações em alusão ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e á Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes , Celebrado neste dia 18 de maio. As atividades procuram conscientizar toda a cidade que qualquer violação de direitos prevista no Estatuto da Criança e Adolescente (ECA), Inclusive àqueles relacionados à exploração sexual de meninos e meninas, é crime.
Como parceiros desta ação estão o fórum Cearense de Enfrentamento a Violência Sexual Contra Crianças e Adolescente e o Governo do Estado. A programação é voltada principalmente para famílias, profissionais da rede de entendimento, Caminhoneiros, taxistas, Educadores e comunidades, mas qualquer pessoa pode participar. Serão oficinas socioeducativas, caminhadas, audiência pública, debate e formação profissional. Nos terminais de ônibus do Antônio Bezerra, Parangaba e Siqueira, haverá sensibilização dos passageiros.
Com o tema “ A maior obra de uma cidade é a proteção de crianças e adolescente” , a caminhada do dia 18 de maio será realizada, as 9h, com saída da Vila do Mar em direção ao pólo de lazer. No mesmo dia , a partir das 17h, a sensibilização ocorre no Centro Cultural Bom Jardim durante o evento Bomja Rocks 2012. Entre os dias 17 e 20 de maio, blitz ostensivas serão feitas em diversos pontos da cidade procurando conscientizar a população que a exploração sexual de crianças e adolescente é crime.
Para ter acesso à programação completa, acessa o site da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza: www.fortaleza.ce.gov.br/sdh .
História
O 18 de maio foi escolhido como Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescente em memória ao crime ocorrido nesse mesmo dia, em 1973, em Vitória (ES). O caso Araceli, que leva o nome da pequena vítima, ficou marcada pelo rapto, estupro e assassinado de uma criança por jovens da classe mèdia alta daquela cidade. O crime ainda está impune.
Rede Aquarela
Fortaleza possui uma ampla rede de proteção de direitos de crianças e adolescente, sendo referência no Brasil no combate à exploração sexual desses cidadãos. Através do Programa Rede Aquarela, a Prefeitura recebe denúcias, faz atendimentos, acompanha casos, as vítimas e os familiares e faz encaminhamentos para a rede de segurança no Estado e para a Justiça.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza (3131-1698)
www.fortaleza.ce.gov.br/sdh / @sdh_fortaleza / www.facebook.com/SDHFortaleza / Jornalistas - Roberta França (8814-8091), Jack de Carvalho (9964-2271), Pedro Guimarães (8817-9966), Designer Gráfico, Daniel Gadelha (8733-4456)
CARTAZ PARA DIVULGAÇÃO
-----Pax et Bonnun-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário