Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida
Busque antes de lê Orar com o Livro dos Atos dos Apóstolos – 18, 1-11
O Senhor falou que o sucesso da edificação da Igreja depende da consagração dos membros do Corpo de Cristo. Se não estivermos consagrados não nos sujeitaremos a Cristo e nossa vida(...)
Na Igreja se tornará inútil nesta era. Precisamos compreender que a vontade de Deus é ter um Reino na terra e que Ele edificará este Reino através da Sua Igreja, do apascentamento nos grupos familiares. O ponto inicial da consagração é a regeneração. Desde o momento em que fomos salvos, cabe a nós buscar ao Senhor em Sua Palavra diariamente.
O livro de Atos é um relato fiel de como funciona a vida da Igreja e revela toda a estrutura da Igreja. Atos 6, 4 fala que os apóstolos se consagravam à oração e ao ministério da Palavra. Eles foram constrangidos a viver mais separados para Deus, em mais consagração ao Senhor. É por isso que quando Deus começa a acrescentar pessoas à vida da Igreja é o sinal de Deus para estabelecer diáconos (aqui digo oas que servem), irmãos que se responsabilizem pelos serviços naturais de manutenção na vida da Igreja.
O presbítero não pode se descuidar da consagração, da oração e do ministério da Palavra! O ministério da Palavra descortina as Escrituras para gerar um maior crescimento nos membros da Igreja. A palavra consagração significa separação de tudo o que é natural, que é do mundo, que é racional e humanista. Desde o momento em que fomos regenerados não somos mais naturais, somos parte do Reino de Deus!
Todas as lideranças devem ser consagradas ao Senhor, orando e meditando na Palavra todos os dias, porque é esta consagração diária que manifestará o ministério da Palavra. O líder não pode pregar o que quer e gosta, e muito menos falar mal dos outros no púlpito ou nos corredors das sacristias onde for!
O líder deve ter o ministério da Palavra, que é viver em dependência de Deus para ser usado por Deus na hora de pregar a Palavra. Somente assim é que a Palavra transformará os ouvintes! Todos consagrados devem analisar se não está se envolvendo demais com serviços administrativos de manutenção da Igreja e negligenciando na oração e no ministério da Palavra.
Todo consagrado deve ser produtivo e eficaz para Deus e para isso deve estar consagrado, separado para o uso exclusivo de Deus. Estar consagrado não significa andar com a Bíblia o tempo todo e ficar afastado das pessoas. Um homem consagrado pode ter seus afazeres naturais no mundo para buscar a subsistência, mas seu coração é separado para Deus, sem atrair-se e nem corromper-se com algo que é do mundo e da carne.
Uma das responsabilidades dos consagrados é estabelecer grupos familiares em sua cidade e cooperar na edificação espiritual dos líderes dos grupos, pois os grupos familiares são a estratégia que Deus trouxe para a edificação da Igreja.
Os líderes de grupo familiar devem ser motivados a se consagrar ao Senhor para servir ao Senhor.
Hoje, o grande desafio que temos é nos relacionar espiritualmente com os irmãos no Corpo de Cristo. Tiago 4, 1 diz que as guerras e contendas entre nós são provas de que somos carnais. Somos tão pequenos que não sabemos respeitar o próximo, não sabemos os nossos limites ao viver em comunidade com os irmãos. Porém, temos muitas opiniões, conselhos e pareceres!
Isso significa que ainda vivemos muito na carne, porque onde há contenda há carne de ambos os lados. Logo, não há mais a desculpa de que “eu estou certo e ele está errado”.
Tudo o que ingerimos da Palavra de Deus é semente que reproduz todas as coisas de Deus tanto dentro como fora de nós. Precisamos nos consagrar pela oração e pela meditação na Palavra! Diante desta Palavra, podemos nos arrepender ou nos endurecer. Qual será a sua reação?
Em Jeremias 33, 3 o Senhor diz que Ele Se revela a todos os que se consagram.
Revisem URGENTEMENTE VOSSA consagração diante do Senhor, pois foi diante Dele que fostes consagrados!
-----Pax et Bonnum-----