Salve Nossa Senhora da Conceiçaõ Aparecida
Nós da Comunidade Hóstia Santa fomos visitados pela Ação inspiradora do espírito Santo e Ele nos apontara como um de nossos baluartes um dos filhos espirituais de Francisco de Assis: Bernardino de Siena
Conheça um pouco da santa vida de Bernardino de Siena:
Nasceu em Massa perto de Siena, Toscana, Itália em 8 de setembro de 1380 e morreu em Áquila em 20 de Maio de 1444 , foi canonizado pelo Papa Nicolau V em 1450.
Filho do governador de Massa, Bernardino foi colocado aos cuidados de uma tia após a mote de seus pais em 1386. Ela proveu a sua educação e com 17 anos ele entrou para a congregação de Nossa Senhora em Siena.
Quando a praga atingiu Siena em 1400, Bernardino ofereceu para tomar conta do hospital e sua generosidade, coragem e piedade fizeram dele um herói. Ele também juntou 12 amigos que arriscaram suas vidas para ajudarem com os doentes. Durante os meses mais pestilentos Bernardino organizou um serviço de resgate e trabalhou sem descanso e milagrosamente não contraiu a peste. Vários de seus companheiro morreram ao contraírem a doença e algumas fontes dizem que ele também a contraiu mas conseguiu milagrosamente se salvar. Ele ainda cuidava da sua tia cega e até ela falecer aos 90 anos.
Certa vez orando em frente ao crucifixo, teve uma visão, igual de São Francisco de Assis, na qual o Jesus descia da cruz e vinha ao seu encontro nú, e com todas as dores e chagas.
Ele não pode resistir ao apelo que viu nos olhos de Jesus e deu tudo que tinha e tomou o hábito em 8 de setembro de 1402 e entrou para um Mosteiro Franciscano em Clomaio perto de Siena. Em setembro de 1804 ele foi ordenado e mudou-se para Florença. Nos 12 anos seguintes ele pregou sem cessar. Em Milão em setembro 1 de 1417 ele fez o seu primeiro sermão em uma igreja e sua eloquência e fervor atraíram uma multidão tão grande que teve de fazer o sermão de fora da igreja.
O povo fez ele prometer que voltaria no ano seguinte, antes de deixarem que ele fosse pregar na Lombardia. Ele cobriu metade da Itália, geralmente a pé pregando duas a três horas por dia e freqüentemente dando vários sermões em um só dia geralmente em um púlpito fora da igreja porque as multidões eram tão grande que não cabiam nas igrejas.
Ele atacava a usura de forma feroz e denunciava os governantes e os poderosos. Por outro lado, ele não tinha nenhuma característica comum da época, como acreditar em bruxarias e em nas hostilidades contra Jesus.
Certa vez um jogador profissional reclamou que Bernardino havia acabado com o seu ganha pão pois ninguém mais na cidade queria jogar e Bernardino deu a ele um novo oficio: fazer cartas com as iniciais IHS e elas foram todas vendidas na maior facilidade.
Em 1442 ele obteve permissão para renunciar os seu oficio e assistir o Consilho de Florença onde deu importantes contribuições teológicas. Mesmo com a saúde abalada, Bernardino insistiu um uma ultima jornada missionária. Começou em Massa em 1444 onde ele pregou por 50 dias consecutivos Embora estivesse morrendo ainda foi para Nápoles onde pregou, e depois ainda foi para Aquila e Ambruzzi, onde ele finalmente morreu.
A sua tumba em Aquila logo passou a ser um local de peregrinação e de muitos milagres. Ele foi um dos maiores missionários do 15° século e foi canonizado apenas 6 anos após a sua morte. Ele é chamado de "Pregador do Povo" porque seus sermões eram cheios de vívidos exemplos populares, desde a historia de um solteirão até a de uma dona de uma casa de modas.
São Bernardino certa vez escreveu:
"Tantas são as criaturas que servem a Deus quanto são as servem a Maria".
São Bernardino é representado na arte litúrgica da Igreja como um velho franciscano segurando um cartão com o sinal IHS com raios saindo do cartão. Pintores Medievais e da Renascença o pintam com olhos de fogo. Outros mostram ele pregando na Praça de Siena e ainda outros o mostram com uma bandeira com as iniciais IHS ou com três mitras aos seus pés, lembrando o bispado que ele recusou.
É o padroeiro dos publicitários e baluarte da Comunidade Hóstia Santa
-----Pax et Bonnum-----
Nenhum comentário:
Postar um comentário