quarta-feira, 21 de maio de 2014

Vigília Paróquial–Realização Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Vigilia 2014 Maio CHSAmigos blogueiros e blogueiras de cada dia, Deus abençoe a vocês em comunhão com todos seus familiares!

Nesta postagem queremos lhe informar e convidar você para mais uma realização de nossas Vigílias trimestrais, que realizamos em nossa Paroquia Cristo Redentor, são momentos de nos esforçarmos para ficar mais intimos de Jesus Cristo, através de toda programação que oraganizamos pra cada um (a) vocês!

Nessa Vigília de Maio contará como facilitadora nossa cofundação e consagrada Valeria de Carvalho, chDSC07679s (FOTO), que abordará sobre a Alegria do Evangelho, uma exortação apostólica de nosso SS Padre o Papa Francisco, dentro dessa partilha aludiremos como texto ancora o epsódio dos Discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35), além da formação que será expositiva, com experiência e estudo sobre o assunto, ela ainda nos dará a alegria de Celebrar a Palavra, seguindo todo o roteiro da celebração nos animando e nos consuzindo a nos apaixonarmos com os olhos fitos no convite dos discipulos que é a partir da Palavra que aquece, da refeição partilhada ao término desejarmos sair anunciando o ressuscitado (que teremos em intimidade ficado em Sua Presença Real na Hóstia Santa).

Ainda nessa vigília contaremos com a exibição do Filme Temático, cénaculos, momento de socialização, teremos os dons patilhados que vocÊ que participará poderá trazer para repartimos em comum (alimentos que não contenham chocolates, cafeina, ou alguma substancia que neutralize o esforço e acomodamente lhe faça ficar acordado (a) atificilamente.DSC00244

Nesta vigília buscaremos com você fazer um percurso pelas várias etapas de sua vida através de oração de cura, para assim, podermos alencar a vocação, através de um dinamismo comum que se verifica em toda a nossa vida que é a própria oração, o deixar Deus agir, não se trata de um momento vocacional isolado, mas partilhado na vivência dessas duas personagens que pela Palavra aquecem o coração, mas que só na fração do Pão lhe abrem os olhos, é importante fazermos esse percurso olhando em paralelo a vocação à vida, a vocação à santidade e a vocação dessas personagens. Queridos (as) nesta vigília poder-se-á construir um símbolo para ilustrar os vários passos que você já fez tantas tentativas e ainda não obteu resposta. Propomos a construção não de uma promessa, ams de uma utopia a ser perseguida.

Concluiremos toda vigília com Ela nossa Senhora com momento Mariano, pois Ela mesma irá nos dizer: “Fazei tudo que Ele vos disser”

Esperamos você

COMUNIDADE VILA SANTO ANTÔNIO RUA GOMES PASSOS, 740, PARÓQUIA CRISTO REDENTOR – REALIZAÇÃO COMUNIDADE HÓSTIA SANTA – FORTALEZA/Ce – BRASIL

-----Pax et Bonnum-----

terça-feira, 20 de maio de 2014

Comunidade Hóstia Santa–Vive a Festa de Seu Baluarte São Bernardino de Sena, presbitero-Franciscano

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Com muita alegria hoje lembramos da Festa de nosso Baluarte, São Bernardino de Siena (Sena), e nossa programaão na fraternidade contará com a vivência e testemunho através da narrativa da vida desse santo, zeloso pelo Nome de Jesus Salvador do Mundo – IHS.1

Nasceu em Massa Marítima, na Toscana, Itália, no ano de 1380. Muito cedo, infelizmente, perdeu seus pais; mas, por outro lado, a Providência Santíssima agiu na sua formação através de tias cristãs fervorosas. Tanto que oraram, testemunharam, foram canais da Providência Divina para a vida de São Bernardino. Numa vida de oração e penitência, ele discerniu seu chamado a uma vida consagrada, entrando para a família franciscana na Ordem dos Frades Menores. Ali, tornou-se sacerdote.

São Bernardino possuía muitas qualidades; muitas delas, sobrenaturais. Muitos dons, dentre eles, o carisma da pregação. Um homem zeloso, liderou o movimento da observância em prol de uma vivência radical do carisma franciscano. Quantas pessoas, na Itália, conheceram esse santo por causa da eficácia do nome de Jesus! Grande devoto; tanto que nas leituras do ofício de hoje, encontramos um texto tirado de um de seus sermões: “O nome de Jesus é a luz dos pregadores, porque ilumina, com o seu esplendor, os que anunciam e os que ouvem a Sua Palavra.

Por que razão a luz da fé se difundiu no mundo inteiro tão rápida e ardentemente, senão porque foi pregado este nome?”. Um grande pregador, ele reconhecia que tudo era graça na sua vida. Muitos puderam conhecer, através dos lábios desse pregador, o amor de Deus. Ele se expressou, revelou-se plenamente em Cristo Jesus na força do seu Espírito. São Bernardino, como todos os santos e santas da Igreja de todos os tempos, foi conduzido pelo Espírito Santo. Centrado no mistério da Eucaristia, devotíssimo da Santíssima Virgem, ele se consumiu ao serviço da Palavra e do povo de Deus. No ano de 1444, ele partiu para o céu e intercede por nós para que sejamos todos servos da Palavra para glória e de Jesus.

A VOZ DA IGREJA PELA OCASIÃO DA FESTA DE SÃO BERNARDINO DE SIENA POR SÃO JOÃO PAULO II (VII. IX. MCMLXXX,)

MENSAGEM DO PAPA JOÃO PAULO II
AO BISPO E AOS FIÉIS DE MASSA MARÍTIMA (ITÁLIA)
POR OCASIÃO DO VI CENTENÁRIO
DO NASCIMENTO DE SÃO BERNARDINO

Venerado Irmão e caríssimos Filhos

1. Na minha recente peregrinação à terra de Abruzos tive a alegria de ajoelhar-me diante da urna que, em Aquila, conserva o corpo incorrupto de São Bernardino de Sena, o franciscano a quem a vossa Cidade se gloria de ter dado nascimento, precisamente há seis séculos, e recordei a figura e obra apostólica do vosso grande Concidadão.

Na presente circunstância, gostaria de retomar convosco o assunto então começado, com o desejo de melhor desenvolver a reflexão sobre o testemunho de fidelidade ao Evangelho, que este . insigne Santo nos deixou. Em Bernardino, está-se diante de um modelo acabado de homem, de religioso e de apóstolo, para quem a nossa época pode ainda olhar a fim de colher a indicação das oportunas soluções para os numerosos problemas que a afligem.

2. Primeiro que tudo, o homem. De mente aberta à fascinação da verdade e do bem, vivamente sensível às sugestões da beleza, Bernardino deu prova de singular riqueza de qualidades humanas, fundidas entre si num equilíbrio tão perfeito que despertavam a concorde admiração dos contemporâneos. Essa harmoniosa personalidade, por outro lado, não constituiu apenas fruto de um. feliz concurso de circunstâncias casuais. Estava na base um esforço, ascético, fundamentado numa clara visão antropológica.

O homem é imagem de Deus, proclama Bernardino seguindo a Bíblia. Como tal, deve-se conformar com Ele em todas as acções, mas sobretudo nas intenções profundas do coração (cf. S. Bernardini Senensis Opera Omnia, Quaracchi 1950-1959, vol. II, p. 300). “Deus criou todas as criaturas para o homem, e o homem para Si” repete o nosso Santo juntamente com Agostinho (cf. op. cit., p. 161). Todavia, sendo embora o mais nobre dos animais, é também o mais ingrato: “Grande é a ingratidão e a ignorância cega dos homens! Os outros animais são domesticados pelos benefícios; só os corações dos homens são endurecidos e cegados pelos benefícios de Deus” (Opera omnia, cit., vol. III, p. 347).

O homem é, por isso, criatura que, mais que as outras, tem necessidade de disciplina: “Os homens são incomparavelmente mais nobres e mais preciosos que os outros animais, mas são também os mais inclinados ao mal e mais nocivos pelos maus hábitos, e mais perturbam a paz civil; portanto com maior disciplina devem ser guardados, curados e enfreados pela justiça” (Opera omnia, cit., vol. III, p. 300). Todo o esforço humano, todavia, resultaria inútil sem o contínuo socorro da graça de Deus, “porque sem a Sua ajuda não se pode oferecer nenhuma resistência à batalha do demónio, do mundo e da carne” (cf. Prediche volgari, ed. do P. Ciro Cannarozzi, O.F.M., Firenze 1940, vol. III, p. 224).

Por sua felicidade o homem não está só nesta luta: ao lado dele está Deus, que não se cansa de oferecer-lhe o apoio da Sua mão salvadora: mão que, se às vezes fere, é todavia movida, sempre e só, pelo amor (cf. ibid., pp. 242-257).

Esta, na substância, a mensagem que Bernardino propõe aos seus ouvintes, explicando o seu conteúdo segundo as exigências específicas das diversas categorias. Dirige-se aos casados, aos jovens, aos adolescentes e às crianças, aos negociantes, aos estudantes, aos governantes, aos súbditos, aos leigos e ao clero. Fala recorrendo à Sagrada Escritura, aos exemplos dos Santos, aos ditos dos poetas; teólogos e juristas, filósofos e artistas estão sempre nos seus lábios, como testemunho do longo tirocínio cultural por ele suportado em preparação para o ministério. da pregação.

3. De não menos interesse é o testemunho que Bernardino nos oferece como religioso. Aos 22 anos, depois de uma experiência de trabalho social e caritativo com poucos outros jovens senenses, durante a peste que ia despovoando a cidade, pediu para entrar entre os Frades Menores. Escolheu o grupo que estava então renovando a Ordem, no regresso à observância rígida e austera, reflorescida em Brogliano com frei Pauluccio Trinci, de Foligno, e depois com frei Giovanni de Stroncone. A sua experiência heróica de caridade entre os empestados e a natural propensão para o cargo de “agente de paz” e de exemplar guarda da castidade entre os jovens de Sena, no Estudo da cidade e na Companhia de Santa Maria da Escada, foram o melhor bilhete de apresentação para conseguir ser recebido entre os Franciscanos.

Pelos biógrafos sabemos que principiou quase logo a dirigir os seus irmãos como Superior local e provincial, na Toscana e na Úmbria, até coroar o “serviço aos irmãos” como Vigário-Geral da Observância. Foram cerca de 300 os conventos por ele renovados ou aceitos entre os Observantes, aqui a acolá pela Itália.

Assim como na qualidade de leigo estimulara os amigos às obras de caridade e de heróica assistência social, assim também como religioso soube infundir nos Irmãos o ardor do seu zelo em seguia as pisadas do “Poverello” no caminho do radicalismo evangélico. A fascinação da sua personalidade conquistava todos os que se aproximavam dele. Quanto mais clara era a apresentação que fazia das exigências austeras da Regra, tanto maior era o fervor com que eles corriam atrás do mestre, no desejo de lhe emular as virtudes (cf. Holzapfel H., Manuale historiae OFM, Friburgi Brisgoviae, 1909, pp. 81-85).

Desta sorte, o movimento da Observância, iniciado com os irmãos leigos, toma-se com São Bernardino nova força, de espiritualidade e cultura, que estimula todo o franciscanismo a vencer as fraquezas humanas, os cansaços da rotina, e lhe favorece o reflorir com abundante número de jovens estudantes universitários, empenhados no estudo da teologia, da moral, do direito, e no apostolado popular em toda a Itália. Entre estes sobressaem os amigos íntimos de Bernardino: São João de Capestrano, São Tiago da Marca, o Beato Alberto de Sarteano e outros muitos, na Úmbria, na Toscana, nas Marcas, na Itália e fora da Itália. E “bernardinos” se chamarão os Observantes de algumas regiões da Europa, como por exemplo na minha pátria, a Polónia.

4. Bernardino, homem de êxito e religioso exemplar, fica na história da cristandade sobretudo como apóstolo. Pregador itinerante, como Cristo e como os Apóstolos, fez do púlpito a sua cátedra. Foi o maior pregador popular da época, tanto que o século XV foi definido “o século de Bernardino”. Em muitas partes da Itália central e setentrional surgem altares, oratórios e templos, erectos em memória das suas pregações e dos seus milagres. Admirado pelos simples como pelos doutos, pelos magistrados como pelos homens da Igreja, Bernardino foi pedido como Bispo em Sena, em Ferrara e em Urbino. Recusou sempre, para manter a liberdade de levar a sua palavra a toda a parte aonde fosse requerido, estando intimamente convencido de ter recebido de Deus a chamada a este ministério, e não a outro.

Pelo seu exemplo e pela sua palavra dita ou escrita, foi renovada a pregação italiana. Disso restam documentos nos volumes das suas “Prediche volgari”, feitas em Florença e em Sena, nos esquemas de sermões latinos, que ele mesmo e os discípulos recolheram ` para serviço dos outros pregadores, nas obras de teologia moral ou ascética, redigidas para a escola e para a vida dos seus Irmãos.

5. Bernardino de Sena fica na história da pregação, da teologia e da ascética, sobretudo como apóstolo do Nome de Jesus. Impressionado pela advertência de Cristo: “E tudo quanto pedirdes em Meu nome, Eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho” (Jo 14, 13), não pára de fazer-se eco da mesma: pedir ao Padre em nome do Filho é reconhecer o plano de Deus, que desejou servir-se do Verbo encarnado para nos salvar. Nós podemos e devemos santificar-nos por meio da invocação do Filho, cuja mediação nos abre o caminho de acesso ao Pai. O nome de Cristo, portanto, significa misericórdia para com os pecadores, força para vencer na luta, saúde para os enfermos, alegria e exultação para quem o invoca com devoção nas várias circunstâncias da vida, glória e honra para quantos nele têm fé, conversão da tibieza em fervor da caridade, certeza de ser ouvido para quem o invoca, doçura para quem devotamente o medita, suavidade inebriante para quem na contemplação lhe penetra o mistério, fecundidade de méritos para quem é ainda peregrino, glorificação e beatitude para quem já chegou à meta, o Nome de Jesus foi a bandeira, impugnando a qual São Bernardino enfrentou as situações mais difíceis, conseguindo triunfar delas: foi nesse Nome que ele obteve a pacificação das facções rivais, o melhoramento dos costumes, o reavivamento da fé e o incremento da prática cristã.

6. Tema fundamental da pregação do nosso Santo foi também a devoção à Virgem Maria, considerada sobretudo como Mãe de Deus é Medianeira de perdão e de graça. São Bernardino medita, saboreando-as, as páginas do Evangelho que falam de Nossa Senhora, comemora-lhe as festas, comenta-lhe os títulos, ilustra-lhe os mistérios, a começar da sua Conceição imaculada até à sua gloriosa Assunção ao Céu.

Os exemplos da sua vida oferecem-lhe o ponto de partida para sempre novas aplicações morais, que propõe às várias categorias de pessoas, mas em particular aos jovens e às jovens, com tal fervor de sentimento e vigor de palavras e de imagens, que suscita a adesão entusiasta do auditório. A todos pede com insistência que recorram confiadamente à maternal intercessão de Maria, cuja palavra tanto pode sobre o coração de Deus: “Portanto rogar-lhe-emos que peça ao seu doce Filho Jesus que, pelos seus méritos, nos dê graça neste mundo, para depois no outro nos dar a glória infinita” (Prediche volgari, cit., vol. II, p. 420).

Com esta exortação apraz-me concluir a presente Mensagem, uma vez que na assídua invocação da Virgem Santa e na generosa imitação das suas virtudes reside o segredo daquela profunda renovação de mentalidade e vida, que foi o ideal seguido coro zelo infatigável pelo vosso santo Concidadão.

Ao renovar a expressão dos sentimentos de paternal afecto que sinto por essa Comunidade, na qual se acendeu há seis séculos a estrela que devia brilhar imperecível no céu da Igreja, concedo de boa vontade, a cada um dos seus membros e ao seu venerado Pastor, a minha Bênção Apostólica, propiciadora de todos os desejados dons divinos.

Do Vaticano, a 7 de Setembro do ano de 1980, segundo de Pontificado.

JOÃO PAULO PP. II

Fonte:http://www.vatican.va/holy_father/john_paul_ii/speeches/1980/september/documents/hf_jp-ii_spe_19800907_massa-marittima_po.html

São Bernardino de Sena, rogai por nós!

-----Pax et Bonnun-----

domingo, 18 de maio de 2014

Ação Concreta de Misericódia–Pós Festa da Misericódia 2014 Paróquia Cristo Redentor / Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

SAM_0752A Comunidade Hóstia Santa organizou mais uma edição da Festa da Misericórdia na Paroquia Cristo Redentor, no dia 27 de abril ne sse ano da Esperança em nossa Arquidiocese de Fortaleza, onde nesse ano a equipe de organização do evento ousou em fazer acontecer em forma cncreta um ato de misericórdia que foi a arrecadação de alimentos para as familias carentes de nosso bairro Cristo Redentor (O Grande Pirambu).

Depois de arrecadado e confeccionado as cestas básicas, e orientados pelo nosso pároco Ir Pe Helton Reis, NJ fomos às familias cadastradas do Projeto Sao Jose, zelada pela CCME – Comunidade Católica Missionária  Elohim, como tambem para o projeto do Apostolado da Oraçao.

Tal momento aconteceu no dia 5 de Maio, na qual nós da CHS ficamos de entregar em comunhão dos mantenedores dessas duas organizações ja citados, viabilizaram as entregas das cestas basicas nas casas das familias carrentes.

Desde ja agradecemos a todos que direta ou indiretamente ajudaram para que esse momento de obra de misericordia corporal acontecesse. Deus abençoe a todos. Fiquem com alguns clicks do momento.

“A entrega dos alimentos que foram arrecadados na Festa da Divina Misericórdia foi um momento único para mim, ver a reSAM_0759alidade de cada família, aqueles olhares diferentes, tristes, necessitado de ajuda, não só material, mas também espiritual, deixaram meu coração apertado, com os meus olhos encharcados de lágrimas, mas ao mesmo tempo ver brilho no olhar, o sorriso no rosto de cada um, o tom da voz mais sereno e emocionado ao dizer “obrigado”, quando receberam o que para nós e para muitas pessoas parece ser uma simples ajuda, foi muito gratificante, saí de cada casa com a sensação de tarefa cumprida, com certeza eu entrava de um jeito e saia de outro totalmente diferente, eu saia alegre, sorrindo, com um alívio no meu peito, como se fosse eu que tivesse recebendo aqueles alimentos, como se eu tivesse sentindo a alegria que aquelas famílias estavam sentindo naquele momento. Eu nunca tinha feito nada parecido, foi uma experiência tão maravilhosa, que eu não tenho nem palavras para descrever tudo o que eu senti naquele momento e tudo o que estou sentindo ao relembrar daquele dia, daquelas pessoas, daquela ação de misericórdia em que eu tive o privilégio de participar, de ajudar a fazer aquele momento acontecer. Eu nunca vou esquecer a experiência maravilhosa que tive.”

Daniele Rodrigues, chs

CAM00156SAM_0753SAM_0755SAM_0757SAM_0758SAM_0760SAM_0761SAM_0762SAM_0763SAM_0764SAM_0765SAM_0766SAM_0767

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Paróquia Cristo Redentor Convida e Nós da AsCom CHS Divulgamos

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nós da Equipe de Assessoria de Comunicação da Comunidade Hóstia Santa, divulgamos, não só nossas atividades, mas quando se permitem ou pedem nossa ajuda, seja o grupo, moviemnto, comunidade, pastoral, paroquia que seja estamos para servir!

Então sintam-se convidados (as) para esses eventos em nossa Pároquia Cristo Redentor!

COMUNIDADE CATÓLICA FAMÍLIA NOVO ISRAEL

2

CAPELA Nsª DE FÁTIMA

3

GRUPO DE ORAÇÃO ROSA VERMELHA

1

RCC – RENOVAÇÃO CARISMÁTICA

4

-----Pax et Bonnum-----

Fomos para o I Encontro Nacional das Juventudes e Espiritualidade Libertadora

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Nós da Comunidade Hóstia Santa, estivemos presentes no I Encontro Nacional das Juventudes e DSC05897Espiritualidade Libertadora, pela representativa, de algumas lideranças, e vocacionados, para vê de perto, a articulação, não no quesito especulativo, mas de convivência, de aprendizado, e sobretudo, poder está mas próximo da Igreja, no que diz respeita ao diálogo.

Atualmente há muitos rumores e preconceitos, infelizmente dentro de nosa prpopria religião, falta em muito (e por vezes em nós mesmos) a abertura do diálogo, intereligioso, entre os irmãos, que de forma livre professam, seus credos, de várias formas expressam sua espiritualidade.

Não podemos está durante todos os dias previsto em progrmação, mas os momentos que fomos, testemunhamos, além de uma eDSC06086xcelente estururação, organização, sinalização etc, o conteúdo abordado, não ficou a desejar, sorrisos, no rosto, n’alguns momentos tensos, pelos desabafos dentros das oficinas, etc, a procura dos diversos seguimentos religiosos, deu-se a certeza que há então uma utopia a ser alcançada, desejada, querida não só por alguns, mas por uma multidão de jovens.

A representativa das PJ’s, seus assessores, seus presidentes, como também dentre outros estavam presente, na dança, na conversa, na sua exposição, ouvindo os palestrantes para daí então poderem se sentir chamados a viverem a espiritualidade a partir de testemunhos.

“A espiritualidade é uma fonte inesgotável de sonhos” (Leonardo Boff)

Fica então registrado nossos parabéns a Organização e realização da ADITAL

-----Pax et Bonnum-----

Acolhimento às Nossas Lideranças por Seus Avanços Acadêmicos

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC05788Aconteceu no dia 1º de maio, agora, uma manifestação de acolhimento para com nossas lideranças (Gessiane Costa, chs e Valéria de DSC05743Carvalho, chs) que concluiram seus ensinos superiores, sem precisar burlar, se queixar, ou até mesmo vim com desculpas ou justificativas de afastamento de seus serviços comunitários para a conclussão do mesmo, dando-nos portanto, um testemunho de compromisso e respeito para com a classe vocacional, que somos todos nós.

Parabéns a essas jovens, que agora com certa habilitação em meio ao campo profissional, exerçam com profisonalismo e espiritulaidade o que acabam de se graduarem. Gessane Costa, chs formada em Recursos Humanos e Valéria de Carvalho, chs em Gestão Empressárial, ambas, já apontam suas pós-graduaões para o próximo semestre, queira Deus fortalecê-las na fé e no compromisso exigido.

O momento se deu com o fervor do louvor ainda vivendo esse momento páscal, das oitavas, mistica, Palavra e a lembrança dDSC05780esse Amor de deus por cada um de nós, buscando fazer memória desde o AT ao NT Esse Deus maravilhoso tudo que fez, fez para nós e seguindo a programação daquela noite, deu-se a chamada das duas homenageadas, rogamos a Deus por suas vidas e depois um moemnto de pastilha ao redor da mesa!

Fica então registrado, nosso carinho e atenção a essas jovens que retomam, seus sonhos para uma oportunidade de trabalho com mais consistência, mais ainda agora habilitadas com grau superior no que livremente escolheram.DSC05788

 

DSC05740DSC05741DSC05742DSC05743DSC05744DSC05745DSC05749DSC05754DSC05756DSC05757DSC05758DSC05759DSC05760DSC05761DSC05763DSC05764DSC05765DSC05766DSC05767DSC05780DSC05781DSC05783DSC05784DSC05785DSC05787

-----Pax et Bonnum-----

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO