quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Comungar é LICITO SIM de joelhos e na boca!!!

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

blogA norma tradicional para receber o Corpo de Nosso Senhor, mantida como a única forma lícita por muito séculos, é que se receba diretamente na boca e estando de joelhos, como sinal de reverência e adoração.

Após o Concílio Vaticano II, Roma permitiu, devido ao pedido de algumas conferências episcopais, que em alguns locais os fiéis que desejassem pudessem receber o Corpo de Nosso Senhor na mão. Por outro lado, os documentos oficiais da Santa Igreja recomendaram que o costume de comungar na boca fosse conservado, e proíbem expressamente que os sacerdotes e demais ministros neguem o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca a quem deseja receber desta forma.

A instrução Memoriale Domini, publicada pela Sagrada Congregação para o Culto Divino em 1969, afirma que, se na antigüidade, em algum local foi comum a prática dos fiéis receberem o Corpo de Nosso Senhor na mão, houve nas normas litúrgicas um amadurecimento neste sentido para que se passasse a receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca. Diz o documento: "Com o passar do tempo, quando a verdade e a eficácia do mistério eucarístico, assim como a presença de Cristo nele, foram perscrutadas com mais profundidade, o sentido da reverência devida a este Santíssimo Sacramento e da humildade com a qual ele deve ser recebido exigiram que fosse introduzido o costume que seja o ministro mesmo que deponha sobre a língua do comungante uma parcela do pão consagrado."

Mas quais são as vantagens que há em receber o Corpo de Nosso Senhor diretamente na boca? O mesmo documento fala de duas: a maior reverência à Sua Presença Real e a maior segurança para que não se percam os fragmentos do Seu Corpo. Assim ele afirma: "Essa maneira de distribuir a santa comunhão deve ser conservada, não somente porque ela tem atrás de si uma tradição multissecular, mas sobretudo porque ela exprime a reverência dos fiéis para com a Eucaristia. Esse modo de fazê-lo não fere em nada a dignidade da pessoa daqueles que se aproximam desse sacramento tão elevado, e é apropriado à preparação requerida para receber o Corpo do Senhor da maneira mais frutuosa possível. Essa reverência exprime bem a comunhão, não "de um pão e de uma bebida ordinários" (São Justino), mas do Corpo e do Sangue do Senhor, em virtude da qual "o povo de Deus participa dos bens do sacrifício pascal, reatualiza a nova aliança selada uma vez por todas por Deus com os homens no Sangue de Cristo, e na fé e na esperança prefigura e antecipa o banquete escatológico no Reino do Pai" (Sagr. Congr.. dos Ritos, Instrução Eucharisticum Mysterium, n.3) Por fim, assegura-se mais eficazmente que a santa comunhão seja administrada com a reverência, o decoro e a dignidade que lhe são devidos de sorte que seja afastado todo o perigo de profanação das espécies eucarísticas, nas quais, "de uma maneira única, Cristo total e todo inteiro, Deus e homem, se encontra presente substancialmente e de um modo permanente" (Sagr. Congr. dos Ritos, Instrução Eucharisticum Mysterium, n. 9); e para que se conserve com diligência todo o cuidado constantemente recomendado pela Igreja no que concerne aos fragmentos do pão consagrado."

As normas litúrgicas são bem claras em afirmar que "os fiéis jamais serão obrigados a adotar a prática da comunhão na mão." (Notificação da Sagrada Congregação para o Culto Divino, de Abril de 1985). Aqueles que comungam na mão precisam atentar, ainda, para que não se percam pequenos fragmentos da Hóstia Consagrada, nos quais também Nosso Senhor esta presente por inteiro - isto seria, de fato, uma profanação. Também se permitiu, em alguns locais, que se receba o Corpo de Nosso Senhor estando em pé. Mas da mesma forma que a Sagrada Comunhão na mão, isto se permitiu como uma concessão à regra tradicional, afirmando-se que os que desejarem receber o Corpo de Nosso Senhor ajoelhados, em sinal de adoração, são livres para fazê-lo. É o que afirma a Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos:

"A recusa da Comunhão a um fiel que esteja ajoelhado, é grave violação de um dos direitos básicos dos fiéis cristãos. (...) Mesmo naqueles países em que esta Congregação adotou a legislação local que reconhece o permanecer em pé como postura normal para receber a Sagrada Comunhão, ela o fez com a condição de que os comungantes desejosos de se ajoelhar não seria recusada a Sagrada Eucaristia. (...) A prática de ajoelhar-se para receber a Santa Comunhão tem em seu favor uma antiga tradição secular, e é um sinal particularmente expressivo de adoração, completamente apropriado, levando em conta a verdadeira, real e significativa presença de Nosso Senhor Jesus Cristo debaixo das espécies consagradas. (....) Os sacerdotes devem entender que a Congregação considerará qualquer queixa desse tipo com muita seriedade, e, caso sejam procedentes, atuará no plano disciplinar de acordo com a gravidade do abuso pastoral." (Protocolo no 1322/02/L) Tal intervenção foi reiterada em 2003.

Também a instrução Redemptionis Sacramentum, instrução publicada pela mesma congregação em 2004, determina (n. 91): "Qualquer batizado católico, a quem o direito não o proíba, deve ser admitido à sagrada Comunhão. Assim pois, não é lícito negar a sagrada Comunhão a um fiel, por exemplo, só pelo fato de querer receber a Eucaristia ajoelhado ou de pé."

Por Francisco Dockhorn
Revisão teológica: Dom Antonio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen-RS
Fonte: Site Paróquia São Mateus

-----Pax et Bonnum-----

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Qual o sentido do Natal para nós?

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Galera olha que interessante essa matéria que também estar na Revista Católica Gênesis escrita pelo Bacharel em Filosofia e Teologia Francisco Santos (futuro diácono da Arquidiocese de Fortaleza para 2013)

Santos1“E não havia um lugar para eles”(Lc 2,7). Esta mesma cena podemos visualizar em nossos dias ao comemorarmos o Natal do Senhor. Existe lugar e tempo para tudo e todos; lugar para festa cuidadosamente preparado; presentes, muitas vezes comprados com tanto sacrifícios; ceia, almoço, tudo planejado com bastante antecedência. O aniversariante, aquele que devia ser a pessoa central da festa é muitas vezes, esquecido na nossa vida e em nossa família.

O que nos faz repetir, constantemente, a cena de Belém em que não havia lugar para hospedá-lo. Surge a grande indagação sobre o que é o Natal para nós que nos dizemos cristãos? Como comemoramos esse acontecimento e como o atualizamos em nossa vida? É inegável que o consumismo e o materialismo tem ofuscado o sentido do Natal e inúmeras pessoas, entre elas até mesmo nós cristãos, deturpam o sentido real do Natal do Senhor. Às vezes corremos o risco de chegar a pensar que o sentido do Natal se restringe àquilo que é oferecido pelo comércio, nos contentamos com o superficial, com aquilo que é exterior; o comércio propaga uma beleza que é exterior e tem sua importância, sem dúvida. Não se pode, contudo, dá a máxima de importância a essa bela aparência, pois a que tem supremacia, que é essencial para felicidade do homem é a beleza interior; o próprio bem; Deus mesmo agindo no coração humano. É essa verdadeira beleza que precisamos deixar nascer em nós, nesse Natal.

Quando participarmos do aniversário de alguém muito querido, nos dirigimos e levamos, até ela um presente no intuito de demonstrarmos o nosso afeto. Mas, o que oferecemos a Jesus em seu aniversário? Que presente podemos lhe dar? É comum vermos os outros serem presenteados, mas o aniversariante é esquecido. O presente que Jesus quer de nós, no seu Natal, não encontramos a venda no mercado, Ele não quer nossa riqueza material: “ouro, incenso e mirra” (Mt 2,11). O grande presente que Jesus, o menino Deus, quer de nós é um espaço em nosso coração, a fim de hospedar-se fazendo morada. É presenteando-o com nosso coração que podemos sentir a alegria do seu nascimento em nossa vida; a mesma alegria sentida por aqueles que ouviram o anuncio do anjo: “Eis que vos anuncio uma grande alegria, que será para todo o povo: nasceu-vos hoje um Salvador” (Lc 2, 11-12).

Santos2Se aproximando do Natal do Senhor esse período é momento favorável e propício a uma grande reflexão, uma retrospectiva de vida, percebendo assim as diversas veredas que trilhanos e que nos distanciaram de Deus. O Natal é o tempo para renascer, pensar, projetar novamente a vida, mas com um diferencial: alicerçada no fundamento essencial, Jesus Cristo. Ele aguarda o seu presente ansiosamente “Eis que estou á porta e bato: se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, entrarei em sua casa e cearei com ele, e ele comigo”(Ap 3,20). Que a vinda do Filho de Deus, neste Natal, nos possibilite a graça da conversão, por isso a necessidade de fazermos uma boa confissão, de abrir o nosso coração ao perdão e ao gesto de caridade para com o próximo.”

O Serviço de Comunicação da Comunidade Hóstia Santa agradece pela colaboração de Francisco dos Santos e o deseja de todo coração Feliz Natal e Boas Festas!!!

UM SANTO E FELIZ NATAL

-----Pax et Bonnum-----

segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

YOUCAT– Catecismo Jovem!

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida!

Olá blogueir@s que a Graça e a paz de Nosso Senhor Jesus Cristo nos alcance!

Hoje trataremos de um assunto que está na boca do povo Santo de Deus o YOUCAT, ultimamente se escuta muito falar, mas será que sabemos o que é e para que finalidade foi feito o YOUCAT?

Vamos conferir tudo sobre esse assunto..Vamos lá

Queridos amigos e jovens!
Hoje recomendo-vos ler um livro invulgar. É invulgar pelo seu conteúdo e também pelo modo como surgiu. Gostaria de vos contar um pouco sobre como este livro surgiu, porque logo ficará claro o que ele tem de especial.

Digamos que ele nasceu de uma outra obra, cuja génese remonta aos anos 80. Tanto para a Igreja como para a sociedade mundial era um tempo difícil, em que eram necessárias novas orientações para encontrar o caminho do futuro. Após o Concílio Vaticano II (1962-1965) e numa situação cultural alterada, muitos já não sabiam ao certo em que os cristãos realmente acreditavam, o que a Igreja ensinava e se ela, no fundo, podia ensinar algo, e como tudo isto se inseria numa cultura alterada pelas bases. Não foi o Cristianismo ultrapassado enquanto tal? Pode hoje ser-se crente com a razão? Estas eram questões que até os bons cristãos se colocavam.

O Papa João Paulo II tomou então uma resolução audaz. Decidiu que os bispos de todo o mundo deveriam escrever um livro em que pudessem apresentar tais respostas. Ele confiou-me a tarefa de coordenar o trabalho dos bispos e fazer com que, dos seus contributos, surgisse um livro, um verdadeiro livro, não uma composição de diversos textos. Ele deveria ter o título antiquado de Catecismo da Igreja Católica, mas deveria ser totalmente excitante e novo. Deveria mostrar aquilo em que a Igreja Católica hoje crê e como se pode crer razoavelmente.

Fiquei assustado com essa missão. Tenho de confessar: duvidei de que isso fosse exequível. Pois como seria possível que autores espalhados por todo o mundo compusessem juntos um livro legível? Como poderiam pessoas que vivem em diferentes continentes, não apenas geográficos, mas também intelectuais e espirituais, conseguir juntas um texto que tivesse coesão interna e fosse compreensível em todos os continentes? Ocorreu também que estes bispos deveriam escrever não simplesmente como autores individuais, mas também em contacto com os seus irmãos no episcopado, com as Igrejas locais. Tenho de confessar: ainda hoje, continua a parecer-me um prodígio que esse plano tenha resultado.

Cerca de duas ou três vezes por ano, durante uma semana inteira, encontrávamo-nos para discutir apaixonadamente cada uma das partes que entretanto iam crescendo. Sem dúvida, o primeiro passo foi determinar a estrutura do livro. Ele deveria ser simples, para que os vários grupos de autores, que nós fixámos, pudessem assumir tarefas claras e não tivessem de inserir à força as suas declarações num sistema complexo. Trata-se precisamente da estrutura que encontrais neste livro. É simplesmente retirada da experiência catequética secular: «Em que cremos», «Como celebramos os mistérios cristãos», «A vida em Cristo», «Como devemos orar». Não quero narrar agora como lentamente nos debatemos com a totalidade das questões, até finalmente daí surgir um verdadeiro livro. Numa tal obra pode-se naturalmente criticar algo ou até muito: tudo o que o ser humano faz é insuficiente e pode ser melhorado. Não obstante, é um grande livro: um testemunho da unidade na diversidade. De muitas vozes pôde constituir-se um coro comum, porque tínhamos a partitura comum da fé que a Igreja transmitiu desde os Apóstolos.
Porque conto tudo isto?
Tínhamos já tido em conta, durante a composição do livro, que não apenas os continentes e as culturas eram diversos, mas também que dentro das sociedades ainda existiam vários “continentes”: o operário pensa diferente do agricultor, o físico do filólogo, o empresário do jornalista, o jovem do sénior. Portanto, tínhamos de nos estabelecer, em termos de língua e de pensamento, acima de todas estas diferenças, isto é, procurar o espaço da “comunhão” entre os diferentes mundos do pensamento. Assim, tornámo-nos ainda mais conscientes de que o texto necessitava de “traduções” nos diferentes mundos vitais, para aí tocar as pessoas nos seus próprios pensamentos e questões.
Nas Jornadas Mundiais da Juventude que se seguiram – Roma, Toronto, Colónia, Sidney – encontraram-se jovens de todo o mundo. Eles desejam crer, procuram Deus, amam Cristo e querem um caminho de comunhão. Neste contexto, surgiu um pensamento: não deveríamos procurar traduzir o Catecismo da Igreja Católica na linguagem dos jovens, introduzindo as suas grandes afirmações no mundo dos jovens? É claro que também existem muitas diferenças na juventude mundial contemporânea.
Assim surgiu, sob a experiente orientação do arcebispo de Viena, Christoph Schönborn, um “Youcat” para os jovens. Espero que muitos jovens se deixem fascinar por este livro.
Muitas pessoas me dizem: os jovens de hoje não se interessam por isso. Duvido de que isto seja verdade e estou certo do que digo. Os jovens de hoje não são tão superficiais como se diz deles. Eles querem saber realmente o que é a vida. Um romance policial é excitante porque nos insere no destino de outras pessoas, que também poderia ser o nosso. Este livro é cativante porque fala do nosso próprio destino, pelo que está profundamente próximo de cada um de nós.
Assim vos convido: estudai o catecismo! Este é o desejo do meu coração.
Este catecismo não fala ao vosso gosto, nem vai pelo facilitismo. Na verdade, ele exige de vós uma vida nova. Ele apresenta-vos a mensagem do Evangelho como uma «pérola preciosa» (MT 13,46), pela qual se tem de dar tudo. Peço-vos, portanto: estudai o catecismo com paixão e perseverança! Para isso, sacrificai tempo! Estudai-o no silêncio do vosso quarto, lede-o enquanto casal se estiverdes a namorar, formai grupos de estudo e redes sociais, partilhai-o entre vós na Internet! Permanecei deste modo num diálogo sobre a vossa fé!

Tendes de saber em que credes. Tendes de conhecer a vossa fé como um especialista em tecnologia domina o sistema funcional de um computador. Tendes de a compreender como um bom músico entende uma partitura. Sim, tendes de estar enraizados na fé ainda mais profundamente que a geração dos vossos pais, para enfrentar os desafios e as tentações deste tempo com força e determinação. Precisais da ajuda divina para que a vossa fé não seque como uma gota de orvalho ao sol, para não sucumbirdes às aliciações do consumismo, para que o vosso amor não se afunde na pornografia, para não trairdes os fracos nem abandonardes os que foram vitimados.

Se, pois, cheios de zelo pretenderdes dedicar-vos ao estudo do catecismo, gostaria de vos dizer uma última coisa para a vossa caminhada: sabeis todos quão profundamente a comunhão dos crentes foi ferida nos últimos tempos pelo ataque do mal, com
a infiltração do pecado no íntimo da Igreja, isto é, no seu coração.
Não o tomeis como pretexto para fugir do rosto de Deus!
Vós próprios sois o corpo de Cristo, a Igreja! Trazei à Igreja o fogo inestinguível do vosso amor sempre que o seu rosto for desfigurado! «Sede diligentes, sem preguiça, fervorosos no espírito, servindo o Senhor!» (RM 12,11)
Quando Israel se encontrava na situação mais profunda da sua história, Deus não pediu ajuda aos grandes ou aos notáveis, mas a um jovem chamado Jeremias. Este pensou ter-se tratado de um exagero: «Ah, Senhor Deus! Não sei falar, porque ainda sou um menino.» (JR 1,6) Deus, porém, não ficou desconcertado:
«Não digas: Eu sou um menino! Porque irás a todos a quem Eu te enviar; e falarás tudo quanto te ordenar!» (JR 1,7)
Dou-vos a minha bênção e oro cada dia por todos vós.

Sign of Pope Benedict XVI

QUEREMOS ENTÃO DEIXAR ESSA CONVOCAÇÃO A VOCÊ QUE BUSQUE LER, SE APROFUNDAR NOS DOCUMENTOS DA NOSSA IGREJA CATOLICA APOSTOLICA ROMANA.. E A VOCÊ JOVEM SANTO DE DEUS BUSQUE LER O YOUCAT, FAÇA GRUPOS DE ESTUDO, COMPARTILHE AS INFORMAÇÕES.. COLOQUE TODA A SUA ENERGIA PARA PROPAGAR O REINO DE DEUS.. VOCÊ PODE FAZER A DIFERENÇA..

DEUS NOS ABENÇOE!!!!!!!!!!!!!!!!!

…..Pax et bonnum!…..

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Ano de 2013–Novas Responsabilidade para a Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Sinal CHSHoje sendo uma data significante para toda a Comunidade Hóstia Santa, será feita a Eleição para 2013 dos novos encargos para melhor e comunitariamente ser efetuada com alegria nossa disposição a evangelização por nosso carisma e espiritualidade especifica sob a orientação de nosso Governo Geral e as demais lideranças da Comunidade Hóstia Santa.

A Comunidade Hóstia Santa já estando na trilha missionária e pastoral extra-muros da Paroquia de origem tem em comunhão com a Igreja a responsabilidade de ir mais além, como uma extensão (mesmo como leigos) dos braços dos pastores ordenados, colaborando com alegria o anuncio da Palavra e de Jesus Salvador do Mundo!

A partir de 2013 os Grupos da CHS estão a todo vapor do fogo do Espirito Santo para ajudar, colaborar e ministrar o que lhes forem possível a atividade proposta.

Grupo de Artes (Theatro, Dança e Musica); Grupo de Comunicação (Meios de Comunicação (Revista Católica Genesis, Blog (a reativação do Programa de Rádio ‘Jovens Inflamados pela Palavra’ e a reativação do SITE); Grupo de Espiritualidade (Intercessão e Animação e Libertação)

Os (as) candidatos (as) que poderão ocupar as lideranças devam ser com de acordo como rege nosso Estatuto CHS pelos consagrados (as) mais um vocacionado como motivação de responsabilidade e obediência, tendo esse ( a ) apontado unanimemente pelos consagrados (as) que veem nessa pessoa já o despertar do carisma da CHS.

NOSSOS CANDIDATOS (as) para ocuparem as devidas vacâncias para o próximo ano conte com eles (as) ore com eles (as) e por eles (as)!!!

CHS1 

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 1 de dezembro de 2012

Revista Católica Gênesis – Dezembro 2012 Seja ASSINANTE

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

12. DEZEMBRO 2012

Queridos (as) de Deus nós da Equipe de Comunicação São Francisco Sales da Comunidade Hóstia Santa convida a você SER ASSINANTE da Revista Católica Gênesis – RCG (CAPA DEZEMBRO 2012), produto da CHS. Uma Revista que busca levar diversas informações da Igreja local (Paróquia Cristo Redentor) nossa Arquidiocese (Arquidiocese de Fortaleza) e Igreja Universal (Papa Bento XVI), e muito mais: A FALA DE NOSSA CO-FUNDADORA; LITURGIA DIÁRIA; DICA DE SAÚDE; ESPIRITUALIDADE COM DOM GABRIEL, OSB; CURIOSIDADES; TESTEMUNHO; ANUNCIO e DENUNCIA e CONTINUAREMOS COM MAIS COLUNAS DA RCC COM A COLABORAÇÃO DE ELVIS OLIVEIRA (Coord. Min. Pregação – RCC/CE) PARA NOS INFORMAR E FORMAR também a Revista se torna um alerta a quem oprime e desaliena a quem está sendo oprimido (a).

Capa de Fevereiro 2012: Uma distribuição de prioridades de anuncio: A CF 2012, sobre a saude Pública, O Retiro Éeta 2012 e um destaque especial pela disposição de Deus na pessoa da Camarada Márcia Brandão, chs obediente ela se fez a ponto de dar testemunho a onde quer que deus a mande.

Nossa Revista tem uma escrita fácil e acessivel a qualquer etária, engajados ou não um meio de evangelização pela escrita e ousadia dos jovens que há 8 anos assumiram a esse sonho de Deus ser realizado.

ASSINE HOJE MESMO

Entre em contacto com a central de atendimento RCG: 8869.0778 / 8773.7503.

PARA PATROCINAR: 12 mêses = R$ 240,00 (R$ 20,00 mensais) ou R$ 420,00 (R$ 35,00 mensais) - (dependendo do tamanho da sua logomarca a ser divulgada)

PARA COLABORAR (assinante): 12 mêses = R$ 30,00 (R$ 2,50 mensal mensais)

A Revista Católica Gênesis é entregue mensalmente nos dias 1ª ou até o dia 03 de cada mês.

SEJA VOCÊ PARCEIRO DE NOSSA OUSADIA E CONOSCO POSSAMOS LEVAR A EVANGELIZAÇÃO A TODOS (as) NUMA LINGUAGEM FÁCIL E DINÂMICA A TODO O POVO DE DEUS

Postado pela:Equipe de Comunicação CHS-São Francisco Sales

…..Pax et bonnum…..

sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Dia de Santo André

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Um dia especial para aqueles que amam a Cruz de Cristo, um dia inda especial por nosso fundador está recebendo pelas mãos veneráveis de Dom José Antônio o Ministério de Leitorado. Parabéns Reginaldo Aragão Deus te faça mais ainda o que Ele quiser!!!

Mas falando de Santo André…

André1Apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida da Galiléia, também conhecido como o Afável foi escolhido para ser um dos Doze, e nas várias listas dos Apóstolos dadas no Novo Testamento é sempre citado entre os quatro mais importantess, junto com Pedro, João e Tiago, sendo seu nome mencionado explicitamente três vezes: por ocasião do discurso sobre a consumação dos tempos de Jesus, na primeira multiplicação dos pães e dos peixes e quando, juntamente com Filipe, apresentou ao mestre alguns gentios.

Também pescador em Cafarnaum, foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e, portanto, o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. Filho de Jonas tornou-se discípulo do João Batista, cujo testemunho o levou juntamente com João Evangelista a seguirem Jesus e convencer seu irmão mais velho, Simão Pedro a seguí-los. Desde aquele momento os dois irmãos tornaram-se discípulos do Senhor e deixaram tudo para seguí-lo. No começo da vida pública de Jesus ocuparam a mesma casa em Cafarnaum. Segundo as Escrituras esteve sempre próximo ao mestre durante sua vida pública. Estava presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes e ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina, passando provavelmente por Cítia, Épiro, Acaia e Hélade.

AndréPara Nicéforo ele pregou na Capadócia, Galácia e Bitínia, e esteve em Bizâncio, onde determinou a fundação da Igreja local e apontou São Eustáquio como primeiro bispo. Finalmente esteve na Trácia, Macedônia, Tessália e Acaia. Foi na Grécia, segundo a tradição, durante o reinado de Trajano, que foi crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, por ordem do procônsul romano Egéias. Atado, não pregado, a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a cruz de Santo André, embora que a evidência generalizada deste tipo de martírio não seja anterior ao século catorze. Suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla (356) e depositadas na igreja dos Apóstolos (357), tornando-se padroeiro desta cidade. Quando Constantinopla foi invadida pelos franceses no início do século treze, o Cardeal Pedro de Cápua trouxe as relíquias à Itália e as colocou na catedral de Amalfi. Anos mais tarde, decidiram levar seus restos mortais para a Escócia, onde fora escolhido padroeiro, mas o navio que os transportava naufragou em uma baía que, por esta ocorrência, passou a ser denominada de Baía de Santo André. É honrado como padroeiro da Rússia e Escócia e no calendário católico é comemorado no dia 30 de novembro, data de seu martírio.

-----Pax et Bonnum-----

Fundador da Comunidade Hóstia Santa Recebe O Ministério de Leitorado como Seminarista Arquidiocesano

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC07906Como já é sabido que nosso fundador precisando dar ouvidos ao chamado de Deus pela vocação especifica como presbítero, teve ele que se afastar das atividades burocrática, e liberdade atributivas com moderador de nossa comunidade.

Hoje se encontra cursando o 4º semestre pela faculdade Católica de Fortaleza e residindo no Seminário Arquidiocesano São José de Teologia, estando ele sendo formados nas dimensões obrigatórias para que seu sim não fique apenas no romantismo, mas concreto para o Serviço do Reino de Deus e para Igreja, essas dimensões são:

DSC07847Dimensão Espiritual; Dimensão Intelectual; Dimensão Pastoral e Dimensão Comunitária, essas quatro dimensões são como chamariz na vida de qualquer vocacionado, para melhor exercer com afinco o proposto da Igreja e então com o chamado de Deus agora a Igreja o reconhecer com a Graça de Deus daqui uns anos (previsto para 2015) um sacerdote santo e ousado no serviço da Igreja católica Apostólica.

E hoje dia de Santo André, mártir, foi ele instituído pelas mãos veneráveis do Arcebispo de Fortaleza Dom José Aparecido Tosi Marques o Ministério de Leitorado (Leitor-Pregador e anunciador da Palavra de Deus), ora não poderia ser outra data mais promissora para nosso fundador Reginaldo Aragão, sendo ele não só um admirador da Santa Cruz, mas Adorador da mesma por ter recebido O Amado Jesus. Sua experiência com a Santa Cruz é tão forte que parece que os dias mais festivos de sua vida é coroada com Ela.

Junto a ele outros seminaristas da Arquidiocese de Fortaleza e da Comunidade Católica Shalom (excardinados a essa Arquidiocese receberam também o Ministério de Leitorado e outros de Acolitado) – “Esse passo previsto na politica de nossa Arquidiocese dessa forma (2º ano recebeDSC07899m o Serviço de Leitor e o 3º ano o serviço de Acolitato e o 4º Ano ao concluírem seus estudos recebem o serviço do Diaconato) a vista de alguns que estão extra-muros, talvez não tenha muita importância, mas para nós que estamos nesse discernimento, por mais que estejamos no Seminário Maior, ainda é um grande discernimento, é um momento muito forte, estar perante a Deus na pessoa do Sr Arcebispo dai ele fala toda formula, te olhando profundamente nos teus olhos, nossa, é uma emoção santa, uma sensação de julgamento, julga ele com a Igreja, com os formadores que você está pronto para exercer com alegria esse compromisso com o povo de Deus e assim, eu particularmente amante da Palavra de Deus herança de Deus nas pessoas de meus pais que me passaram com exatidão e com muita paciência venho trilhando dialogar com Deus pela Palavra é de uma alegria tremenda” disse nosso fundador. 

DSC07917Nós nos orgulhamos em Cristo pela ousadia de nossa fundação, que renunciando sua moderação, não por fraqueza humana, pela simples desistência, mas por ter sido rendido aos Braços de Jesus Bom Pastor, nos motiva mais ainda a querer levar o Nome de Jesus Cristo Salvador do Mundo por nosso carisma, por nossa espiritualidade, pois sabemos que ele ora por nós e nos motiva com suas ações radicais de obediência ao Chamado!

Agradecemos os consagrados que puderam não substituir a família de nosso fundador nesse momento tão sublime, mas estarem presentes como família espiritual e testemunharem um homem rendido ao Amor de Deus doado pela Cruz e Eucaristia.

DSC07929

Parabéns Reginaldo Aragão, Deus mais ainda possa estar ao seu direcionamento em todo seu ser.

-----Pax et Bonnum-----

quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Apresentação de Nossa Senhora no Templo

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá Bloguir@s Hoje é um dia muito especial em nossa Igreja Catolica Apostolica Romana, Hoje celebramos a apresentação de Nossa Senhora no Templo e para ficarmos um pouco mais conhecedores de nossa fé, vamos saber dessa solenidade.

A memória que a Igreja celebra hoje não encontra fundamentos explícitos nos Evangelhos Canônicos, mas algumas pistas no chamado proto-evangelho de Tiago, livro de Tiago, ou ainda, História do nascimento de Maria. A validade do acontecimento que lembramos possui real alicerce na Tradição que a liga à Dedicação da Igreja de Santa Maria Nova, construída em 543, perto do templo de Jerusalém.
Os manuscritos não canônicos, contam que Joaquim e Ana, por muito tempo não tinham filhos, até que nasceu Maria, cuja infância se dedicou totalmente, e livremente a Deus, impelida pelo Espírito Santo desde sua concepção imaculada. Tanto no Oriente, quanto no Ocidente observamos esta celebração mariana nascendo do meio do povo e com muita sabedoria sendo acolhida pela Liturgia Católica, por isso esta festa aparece no Missal Romano a partir de 1505, onde busca exaltar a Jesus através daquela muito bem soube isto fazer com a vida, como partilha Santo Agostinho, em um dos seus Sermões:


"Acaso não fez a vontade do Pai a Virgem Maria, que creu pela fé, pela fé concebeu, foi escolhida dentre os homens para que dela nos nascesse a salvação; criada por Cristo antes que Cristo nela fosse criado? Fez Maria totalmente a vontade do Pai e por isto mais valeu para ela ser discípula de Cristo do que mãe de Cristo; maior felicidade gozou em ser discípula do que mãe de Cristo. E assim Maria era feliz porque já antes de dar à luz o Mestre, trazia-o na mente".
A Beata Maria do Divino Coração dedicava devoção especial à festa da Apresentação de Nossa Senhora, de modo que quis que os atos mais importantes da sua vida se realizassem neste dia.
Foi no dia 21 de novembro de 1964 que o Papa Paulo VI, na clausura da 3ª Sessão do Concílio Vaticano II, consagrou o mundo ao Coração de Maria e declarou Nossa SenhoraMãe da Igreja.

Que Neste dia Roguemos a Virgem Mãe de Deus por nossa conversão para que trilhemos o caminho de Seu filho e senhor nosso, Jesus Cristo e possamos assim nos desgastar no serviço do Reino de Deus.

Fonte: http://www.cancaonova.com/portal/canais/liturgia/santo/index.php?mes=11&dia=21&id=317

-----Pax et bonnum!-----

domingo, 18 de novembro de 2012

Nota de Falecimento

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Comunidade Hóstia Santa comunica, com pesar, o falecimento do irmão de comunidade já afastado há três a RAFAEL ARAÚJO RODRIGUES.

O velório está ocorrendo neste domingo Dia do Senhor, 18 de novembro dessa ano da fé na Rua 4, Cristo Redentor quinta-feira e seu corpo será encerrado no Cemitério da Paz às 13h30 na cidade de Fortaleza/Ce .

Rafael

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 17 de novembro de 2012

Comunidade Hóstia Santa–13 anos de Evangelização

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá Blogueir@s a Comunidade Hóstia Santa nesse ano na qual a Igreja dedica ao ano da 417796_249883598422286_100002019422591_567329_1692772087_n[1]Fé, Festeja seu 13° Aniversário de fundação, na qual através das artes (Theatro, Dança, Música) como também nos serviços de Intercessão, comunicação Busca responder ao chamado de Deus pelo carisma Especifico que a humildade na Unidade.
Somos gratos a Deus por esses treze anos de história, Crescimento, Superação, alegria e de termos a certeza que ele sempre Caminha conosco, como aqueles discípulos em Emaús, na qual somos fundamentada nessa Palavra (Lc 24, 13-35), na qual ele vem nos alcançar no caminho e nos alimenta com sua Palavra e com sua presença Eucarística, para que assim possamos buscar ser esse alimento vivo e agradável a ele através de nossa Vida.
Agradecemos a Virgem Mãe de Deus Maria Santíssima, na qual a Comunidade Hóstia Santa é consagrada a Ela sob o título de nossa Senhora da Conceição Aparecida, ela que sempre está presente nos conduzido ao Caminho do amado Jesus.
Agradecemos a Deus pela vida de nosso fundador, Reginaldo Aragão Araújo (foto), que deu ouvidos a Deus e se permitiu ser obediente a Seus mandos e assim motivar a Comunidade Hóstia Santa e apontar sempre a nós Jesus Cristo Crucificado e Manifestado na Eucaristia.

Que cada Hostianita se sinta hoje agraciado por esse chamado que Deus insiste em nós e renovemos nossa consagração a Maria Santissima Nossa Senhora da Conceição Aparecida e juntos Cantemos alegres hosso Hino..

Humildade na Unidade

Letra: Reginaldo Aragão

Música: Lindomar Nascimento

Ó Hóstia Santa Vamos caminhar a evangelizar a partilhar / Ó Hóstia Santa vamos trabalhar pelo Theatro o amor passar.

A todos aqueles que triste estão e aos excluídos possamos abraçar para o amor e Deus entrar em seus corações e assim nascendo Deus em Comunhão

A São Bernardino de Sena Franciscano a quem rogamos a Cristo Redentor por nos falar que a nossa missão é simplesmente passar a Humildade na Unidade a todos irmãos com Jesus Cristo na Arte Theatral.

Fique com com alguns momentos da Chs.. Deus abençoe a Todos..

Hóstia Hóstia Hoatia Santa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

…..Paz et Bonnum!…..

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Participe do III Despertar Missionário

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá Blogueiros(as) queremos convidar vc a se fazer presente no III Despertar Misionário que acontecerá Domingo dia 18 de Novembro com a concentração as 7h00 da Escola Nossa Senhora do Perpétuo Socorro no Carlito pamplona com missão até meio dia, a partir das 13h shows, testemunhos, apresentações artisticas e encerrando com a Celebração Eucaristica as 16h.

Participe!

Fiquemos então com essa Convite e essa Motivação!

Levanta Missionário

Levanta missionário pra levar a boa nova (bis)

Vamos plantar o amor que a vida se renova (bis)

Bota o pé na estrada ergue a Mão pro céu (bis)

A luta e grande mas a justiça de Deus e fiel (bis)

Eu vou, eu vou, eu vou; quem vai? quem vai? Quem vai? (bis)

Na barca dos missionários construtores do Reino da Paz (bis)

…..Pax et Bonnum!…..

domingo, 4 de novembro de 2012

Comunidade Hóstia Santa Inicia o Retiro dos Consagrados–Espiritualidade do Sinal CHS

Salve Maria da Conceição Aparecida

100_5972“Nosso Retiro começou e como tudo concorre para os que amam a Deus, tudo está sendo divinamente maravilhoso.”

 

 

 

 

 

 

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 3 de novembro de 2012

Retiro para os Consagrados da Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC07397Amanha, 4 de novembro os consagrados da Comunidade Hóstia Santa estarão em retiro de espiritualidade bebendo sobre a Profundidade do Sinal (Sacramental) que levam no peito, antes devam levar nas atitudes com coragem de anunciar Jesus das Dores Manifestado na Eucaristia.

Será um momento de convivência consigo mesmo, momento de liberdade para ouvir o Mestre na Palavra, nas formações, enfim, terão eles a oportunidade de rejuvenescerem a partir da alma.

HISTÓRICIDADE

Pela anteposição da articulação meramente humana, acontecia de fato a Moção Divina, na pessoa do saudoso Ir Revmº Sr Pe Gaetãn Minette de Tilesse (Pe Caetano) que numa celebração dominical no ano de 1999, que toda Igreja estava celebrando a Solene Festa a Cristo Rei do Universo, no momento de sua homilia diz esses termos: “(...) já é tempo, que surja um grupo de jovens, que mexa e re-mexa com o que está adormecido, que traga um novo ardor, alegria e que possa testemunhar Cristo Redentor e não ficarem simplesmente na Cruz, mas que ousem em levar A Sua Palavra a todos sem distinção” (Trecho da homilia Ir Pe Caetano, INJ, sobre os ‘Frutos da Ressurreição’ em oportuna Liturgia da Festa de Cristo Rei do Universo-1ª leit.: Ez 34,11-12.15-17 / Salmo: Sl 23 / 2ª leit.: 1Cor 15,20-26.28 / Evang.: Mt 25,31-46 ) .

Ora para quem teve a alegria de estar aos cuidados homilético (conjunto de explicações sobre o evangelho e/ou das leituras daquela celebração) do saudoso sacerdote, percebia claramente como ele consegui tomar da história e fazer um re-leitura para nossa atualidade com uma metodologia bem próxima ao entendimento de todos, foi aí que quando ia ele decorrendo sobre as leituras daquele domingo com Igreja lotada de fieis e domingueiros. Porém, é com humildade que relato que ficou algo muito forte e cravado em meu coração, daquelas leituras que iam se concatenando (se emendando) que posso livremente re-tomá-las e explicitar o que ficou exatamente me motivou depois de uns dias que eu ia percebendo que aquele mandato primeiro ia me tomando por inteiro, para que eu me robustecendo na fé e na ousadia para a concretização com coragem de dar ouvidos a essa missão: Missão Hóstia Santa.

O QUE FICOU DAS LEITURAS

1ª Leitura: (Ez 34, 16 Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito.)

Salmo: (23, 5 Preparais à minha frente uma mesa,/ bem à vista do inimigo,/ e com óleo vós ungis minha cabeça;/ o meu cálice transborda.)

2ª Leitura: (1Cor 15, 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos.)

Evangelho: (Mt 25, 34-40 Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: ‘Vinde, benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar’.

37Então os justos lhe perguntarão: ‘Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? Com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso e fomos te visitar?’

40Então o Rei lhes responderá: ‘Em verdade eu vos digo que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!’)

Depois de meditar posteriormente as leituras, pois as mesmas iam a cada vez me inquietando mais ainda, e inexplicavelmente me impeliam a vontade retoma-las. Fui percebendo também que pessoas iam se aproximando de mim, pessoas me pediam conselhos, e orações, essas atribuições quando se está muito inserido na Igreja, só tinha um problema, eu não estava, de fato, mas por necessidade da perca de meu pai falecido um ano anterior, que eu ia buscando me fortalecer, só que as pessoas é que pediam de mim, portanto, algo maior ia me fazendo acolhê-las e vendo-as com muita simplicidade e como que responsável por elas, e ia percebendo que era as leituras se encarnando em mim, em minha fragilidade, em minha limitação, mas que me fazia perceber a importante presença de Deus no que era muito no nada e agora era o nada no muito que Era Deus me fazendo buscar dos sacramentos Palavra e Eucaristia, força para ser alimento para os demais.

E como essa dimensão ia tomando uma proporção extraordinária, me vi necessitado de conhecer mais Jesus, na história, e fui contemplado de dois grandes livros a meu vê responsável por meu retorno a Casa de Deus, foram eles “O Pobre de Nazaré” de Ignacio Larrañaga, ofertado por minha tia (materna) Irmã Noemi Araújo, fst, e um outro livro titulado como “Imitação de Cristo” de Tomas de Kempis (esse livro foi me dado providencialmente por uma mendiga anônima pra mim até hoje, mas intima de Jesus Cristo). Tenho por tanto esses dois livros, como as duas virtudes que me chegaram a porta e me pediam entrada, a COMPAIXÃO e o ACOLHIMENTO, noutro entendimento e não sendo outras virtudes, mas silhuetas das primeiras citadas, como a possível busca de semeadura em mim e um apelo a semear as pessoas dispersas no mundo inteiro, que chamo-as de A HUMILDADE na UNIDADE, que acertadamente me levou a contemplar a CRUZ e a O RESSUCITADO na EUCARISTIA.

INTENÇÃO

A partir do primeiro serviço que a Comunidade exerceu (e exerce) que é pelas artes cênicas de teatro, onde a primeira encenação em grupo foi uma peça titulada como ‘O Auto de Natal’ que nos chegou também com muita insistência e com uma durabilidade que perpassou as expectativas, pois foi rompido do mês próprio que é dezembro e fomos para os meados do me de fevereiro do ano de 2000 (ano que a paróquia Cristo Redentor aceitou-nos como colaboradores na evangelização local no que desrespeita a pára-liturgia: Festividade, pós-comunhão, Santo Evangelhos etc), mas o que de fato nos levou a abraçar a idéia de termos um sinal foi à primeira encenação, pelo ato das pesquisas nos deparamos com o carinho e zelo de São Francisco que pelas histórias foi o primeiro santo a buscar encenar de forma catequética o Nascimento do Menino Jesus com seus confrades e com algumas outras pessoas da localidade (na cidade italiana de Greccio, em 1223) a partir do texto evangélico de são Lucas. Daí então surge a curiosidade de conhecer um pouco mais sobre a vida desse santo, que acredita-se que tenha sido ele até hoje por seu testemunho radical a se voltar para o cristianismo, converteu muitos jovens para o retorno da casa do Pai. Mesmo não sendo ele um de nossos baluartes, mas ficou então Bernardino de Sena, o franciscano de pregação eloquente e propagador das iniciais I.H.S., que assim nos impelimos de sua vida e ousadia indo a uma determinada aldeia para a conversão de muitas pessoas desregradas! Portanto com essa trajetória optamos também pelo TAU não Franciscano, mas com a mesma intenção que os mesmo tiveram por seu pai seráfico que foi tocado pela passagem bíblica de Ez 9, 3-6, que vai narrar a questão de sinalar aquele povo para elegê-los povo do Senhor.

PRODUÇÃO

No ano 2010 o saudoso Ir Pe Carlos Alcântara, INJ, convidou-nos para conhecer um pouco de nossa realidade, projetos, estatutos etc, um pastoreio que ele fizera, para poder contar com as demais realidades e expressões de seu rebanho para assim, estarem em comunhão nas evangelizações que almejava e vislumbrava e na ocasião pedia pra que orássemos e assim, discerníssemos a possibilidade de testemunhar nosso batismo consagrando alguns dos nossos, pois a consagração numa comunidade é uma expressão concreta da intervenção de Deus em nossa vida de discipulado, uma aceitação, publica e radical, onde para nós deva ser uma oportunidade de nossos nomes quando chamados pelo sacerdote, nossa resposta “Eis-me aqui” e quando recebermos o sinal é uma forma que entendemos de sermos oferecidos como “hóstias vivas e agradáveis a Deus” (Rm 12, 1).

EXPLICAÇÃO DO SACRAMENTAL (SINAL DOS CONSAGRADOS DA COMUNIDADE HÓSTIA SANTA)

Mesmo com toda disposição anterior sobre a ocorrida vontade de nos identificarmos ‘eleitos’ não santos, mas separados para buscar de forma consagrada em nosso carisma e em nossa espiritualidade, penso ser ainda necessário explicar por pormenores o sinal propriamente dito, em cinco porquês bem concisos (resumidos) e direto:

PORQUE O TAU

Por lembrarmos que somos convidados a caminharmos em meio ao povo levando esperança (Ez 9,4 E disse-lhe o SENHOR: Passa pelo meio da cidade, pelo meio de Jerusalém, e marca com um sinal as testas dos homens que suspiram e que gemem por causa de todas as abominações que se cometem no meio dela.)

PORQUE VAZADO

Bom que se detalhe para que se diga que para nós esse ‘vazado’ É O Próprio Coração de Jesus, transpassado pela lança (Jo 19, 34) esse vazado no seduz a se encontrar Nesse Coração, se percebermos há dois TAU’s o externo e o interno. É justamente nisso que encontramos outro grande significado de nosso sinal. Somo impelidos a ter um coração igual ao d’Ele. Igual no jeito de tratar as pessoas, no amor pelas coisas do Pai e pelo Reino. E, acima de tudo, igual em Sua doação total, quando se entregou na cruz. Nós devamos nos identificar com esse Tau e nele, mas sendo oportunista santo convido você a também fazer conosco uma experiência e se permitir a ter e ser esse Sinal na sua vida para a Igreja, mesmo sendo jovens leigos e homens e mulheres casados ou não. Mas sobre isso falaremos outro dia.

PORQUE DE PRATA COMO MATERIAL

Há noutro trecho bíblico que vai falar sobre a provação do homem que é pelo cadinho da humilhação, sendo que o ouro e a prata no fogo, já nos assemelhamos como essa prata que é provada ao fogo, para aos poucos tornando a nossa verdadeira semelhança que É Nosso Artífice O Criador (Eclo 2, 5)

PORQUE AS DUAS MÁSCARAS QUE INDICAM O THEATRO

As duas máscaras representa toda nossa vivencia do carisma e de nossa espiritualidade, tendo nosso primeiro ousar através das artes cênicas do theatro, claro que ornamos o TAU (que dispensaria qualquer adorno), mas permitimos que as colocasse não só pelo theatro em si identificando o Drama e a Comédia, mas porque acreditamos que as máscaras, como o teatro, amplia conceitos, amplifica a vida, mostra algo além do que aparenta. Também acontece em nosso Sinal, pois ali está a alegria de levar mesmo às costas o que sofre, daí condensa todo trecho bíblico daquela festividade ao Cristo rei do Universo (Mt 25, 34-40) que nos revelou uma outra que se tornou para nós fundamento de toda nossa existência que é (Lc 24, 13-35) o epsódio daquele suposto casal que voltavam decepcionados pela morte de Jesus Cristo, e Esse se apresenta em meio a eles e os catequiza mostrando-Se (fazendo o primeiro kerigma) pela Palavra, passando por todos os profetas e quando houve a partilha do pão eles reconheceram Aqueles que os tomou pelo caminho, onde os abrasava os corações quando com autoridade falava das Escrituras e imediatamente foram e comunicaram aos que estava escondidos, com medo e sem mais perspectiva e lá quando chegaram aos onze outros com eles estava Nossa Senhora A Virgem Maria, da qual somos consagrados a Ela pelo titulo Imaculada Conceição Aparecida (Nsª Aparecida).

Espero ter colaborado e peço suas orações para não só com essa Comunidade, mas para todos os jovens e que nesse Annus Fidei (Ano da Fé) se cresça mais a convicção deles ao serviço missionário-pastoral na Igreja Católica Apostólica Romana, dispersa universalmente!

Jovens Anunciem Jesus Cristo Redentor Rei do Universo!

“O Senhor te abençoe e te guarde! O Senhor volva o seu rosto para ti e te de a paz!

O Senhor te abençoe!”

-----Pax et bonnum-----

sexta-feira, 2 de novembro de 2012

Dia Dos Finados

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

lutoNeste dia 2 de novembro celebra-se o Dia de Finados, momento de fazer memória aos parentes e amigos já falecidos, em uma manifestação pública de afeto. Para os cristãos, este é também o momento de olhar para o futuro e ter o conforto de saber que o destino está em Deus e que a morte nada mais é do que o nascimento para a vida eterna. O Salvador ilumina o mistério da dor, quer pessoal, quer social. Cristo ensina a olhar a morte além da angústia e do medo. Ele venceu o lado angustiante da morte, através da sua Ressurreição. E, através da Ressurreição, foi possível abrir a porta da esperança para a eternidade.

Ressucitado2Cristo transformou a morte, que anteriormente era vista como um túnel escuro e sem saída, em uma passagem luminosa, um caminho para a Páscoa de cada um.Na Epístola aos Tessalonicenses, São Paulo afirma: “Não queremos, irmãos, que ignoreis coisa alguma a respeito dos mortos, para que não vos entristeçais como os outros homens que não têm esperança. Se cremos que Jesus morreu e ressuscitou, assim precisamos crer também que Deus levará, por Jesus e com Jesus, os que morreram.” “Consolai-vos, portanto, uns aos outros com estas palavras” (cf. I Tessalonicenses, 4,13 a 15 e 18).

Desta forma, é necessário perceber que, em Cristo, a morte pode ser enfrentada e vencida. Segundo o Bispo Auxiliar do Rio de Janeiro Dom Nelson Francelino, em artigo publicado em ocasião do dia de finados de 2011, apesar de ser uma experiência dolorosa, viver em comunhão com o Senhor permite que a morte final tome um significado novo: “Certamente a morte continua dolorosa, ela nos desrespeita; mas, se no dia a dia aprendermos a viver unidos a Cristo e a vivenciar as pequenas mortes de cada momento em comunhão com Senhor que venceu a morte, a morte final será um ‘adormecer em Cristo’”, afirmou.Por isso, mais que uma ocasião para lembrar-se dos irmãos falecidos, o dia de Finados é sempre uma oportunidade para alargar o conceito de vida, reforçando a esperança de um dia estar diante do Pai. A Igreja Católica também se faz presente nos cemitérios através de seus presbíteros, diáconos permanentes, agentes da Pastoral das Exéquias e leigos consagrados, celebrando missas, realizando ações pastorais e oferecendo assistência às famílias de pessoas falecidas.

Ressucitado1

“Em toda a liturgia do Dia de Finados, a Igreja quer, portanto, celebrar a vida. Lembramos a derrota do último inimigo (1Cor 15, 26).

Viveremos no amor incomparável, no amor sem egoísmo, onde acontecerá a verdadeira partilha numa comunidade sem fronteiras e barreiras humanas, que tanto insistimos em levantar nesse nosso mundo. Nossa oração deve ser, sim, de agradecimento pela vida que nossos irmãos e irmãs têm agora em abundância.”

Assessoria de Imprensa da CNBB

-----Pax et bonnum-----

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Inicia Novembro e Logo nos é convidado a Viver na Santidade–Dia de todos Os Santos

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Todos os santosOla blogueiros santos de cada Dia…Inicia então o mês das vésperas do Final de Ano e como nossa Igreja é abençoada que nos convida a contemplarmos a vida de todos os santos (as) homens, mulheres, casais, crianças todo o povo de Deus que buscaram viver ainda nesta vida as bem aventuranças e reconhecidos pela Igreja são ditos como santos.

Outros então podemos até insinuar que também já vivem como santos aqui, santos anônimos, que sofrem pela causa do Reino, sendo mesmo em suas dificuldades serem solidários, castos, amigos, sinceros nos que foram anunciados a Jesus, O Cristo!

Através da comemoração do Dia de Todos os Santos a Igreja Católica busca aproximar os seus fiéis a Deus. Todos os santos celebrados nesse dia foram pessoas de carne e osso que tiveram condutas Cruzexemplares durante sua vida terrena. Dessa forma, a Igreja procura mostrar às pessoas através do exemplo, que todos têm potenciais para tornarem-se santos.

Segundo a crença católica, o Dia de Todos os Santos celebra todos os que morreram em estado de graça e não foram

... no dia 1° de novembro todos os demônios e espíritos malignos andam livremente pelo mundo, voltando às regiões abissais à meia-noite do Dia dos Finados. Diz a lenda ainda que o Halloween, 31 de outubro, véspera do Dia de Todos os Santos, é uma espécie de preparaçao para enfrentar e repelir o mal no dia seguinte.

-----Pax et bonnum-----

Revista Católica Gênesis – Novembro 2012 Seja ASSINANTE

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

11. NOVEMBRO 2012

Queridos (as) de Deus nós da Equipe de Comunicação São Francisco Sales da Comunidade Hóstia Santa convida a você SER ASSINANTE da Revista Católica Gênesis – RCG (CAPA NOVEMBRO 2012), produto da CHS. Uma Revista que busca levar diversas informações da Igreja local (Paróquia Cristo Redentor) nossa Arquidiocese (Arquidiocese de Fortaleza) e Igreja Universal (Papa Bento XVI), e muito mais: A FALA DE NOSSA CO-FUNDADORA; LITURGIA DIÁRIA; DICA DE SAÚDE; ESPIRITUALIDADE COM DOM GABRIEL, OSB; CURIOSIDADES; TESTEMUNHO; ANUNCIO e DENUNCIA PARA NOS INFORMAR E FORMAR também a Revista se torna um alerta a quem oprime e desaliena a quem está sendo oprimido (a).

Nossa Revista tem uma escrita fácil e acessível a qualquer etária, engajados ou não um meio de evangelização pela escrita e ousadia dos jovens que há 8 anos assumiram a esse sonho de Deus ser realizado.

ASSINE HOJE MESMO

Entre em contacto com a central de atendimento RCG: 8901.4404 / 8773.7503.

PARA PATROCINAR: 12 mêses = R$ 240,00 (R$ 20,00 mensais) ou R$ 420,00 (R$ 35,00 mensais) - (dependendo do tamanho da sua logomarca a ser divulgada)

PARA COLABORAR (assinante): 12 mêses = R$ 30,00 (R$ 2,50 mensal mensais)

A Revista Católica Gênesis é entregue mensalmente nos dias 1ª ou até o dia 03 de cada mês.

SEJA VOCÊ PARCEIRO DE NOSSA OUSADIA E CONOSCO POSSAMOS LEVAR A EVANGELIZAÇÃO A TODOS (as) NUMA LINGUAGEM FÁCIL E DINÂMICA A TODO O POVO DE DEUS

Postado pela:Equipe de Comunicação CHS-São Francisco Sales

 

….Pax et Bonnum…..

Revista Católica Gênesis–Novembro 2012 Seja ASSINANTE

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

11. NOVEMBRO 2012

Queridos (as) de Deus nós da Equipe de Comunicação São Francisco Sales da Comunidade Hóstia Santa convida a você SER ASSINANTE da Revista Católica Gênesis – RCG (CAPA NOVEMBRO 2012), produto da CHS. Uma Revista que busca levar diversas informações da Igreja local (Paróquia Cristo Redentor) nossa Arquidiocese (Arquidiocese de Fortaleza) e Igreja Universal (Papa Bento XVI), e muito mais: A FALA DE NOSSA CO-FUNDADORA; LITURGIA DIÁRIA; DICA DE SAÚDE; ESPIRITUALIDADE COM DOM GABRIEL, OSB; CURIOSIDADES; TESTEMUNHO; ANUNCIO e DENUNCIA PARA NOS INFORMAR E FORMAR também a Revista se torna um alerta a quem oprime e desaliena a quem está sendo oprimido (a).

Nossa Revista tem uma escrita fácil e acessível a qualquer etária, engajados ou não um meio de evangelização pela escrita e ousadia dos jovens que há 8 anos assumiram a esse sonho de Deus ser realizado.

ASSINE HOJE MESMO

Entre em contacto com a central de atendimento RCG: 8901.4404 / 8773.7503.

PARA PATROCINAR: 12 mêses = R$ 240,00 (R$ 20,00 mensais) ou R$ 420,00 (R$ 35,00 mensais) - (dependendo do tamanho da sua logomarca a ser divulgada)

PARA COLABORAR (assinante): 12 mêses = R$ 30,00 (R$ 2,50 mensal mensais)

A Revista Católica Gênesis é entregue mensalmente nos dias 1ª ou até o dia 03 de cada mês.

SEJA VOCÊ PARCEIRO DE NOSSA OUSADIA E CONOSCO POSSAMOS LEVAR A EVANGELIZAÇÃO A TODOS (as) NUMA LINGUAGEM FÁCIL E DINÂMICA A TODO O POVO DE DEUS

Postado pela:Equipe de Comunicação CHS-São Francisco Sales

…..Pax et bonnum…..

quarta-feira, 31 de outubro de 2012

Comunidade Hóstia Santa–Apresenta Andor Vivo no Encerramento do Mês Missionario

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC01310No dia 31 de Outubro aconteceu o encerramento do mês missonário na Paroquia Cristo Redentor. tal momento se Aconteceu na rua dois, na qual iniciou as 19h30 com a Celebração da Palavra celebradda pelo Ir. Airton, N,J e por Ir. Danilo, N,J.

Tivemos apresença da Pastoral da Missão, na qual promoveu todo momento, como também de moradores da rua e circuvizinhanças, a celebração foi animada pelo ministerio de música Canção de Amor.DSC01349

No momento de Ação de Graças a Comunidade Hóstia Santa fez a apresentação do Andor Vivo, na qual simbolizava os pescadores levavam nossa Senhora Aparecida no andor. Nessa apresentação tivemos a participação do Terço dos Homems na qual se disponibilizaram em ajudar em tal momento de evangelização.

 

…..Pax et bonnum!…..

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO