quinta-feira, 26 de junho de 2014

Ônibus Para O Halleluya 2014 A Comunidade Hóstia Santa Levará…vamos!

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá blogueiros (as) amigos (as) de cada dia que Deus nos dá pra nos encontrarmos por esse nosso meio de comunicação massa da net.

Como tradicionalmente há 15 anos nós da Comunidade Hóstia Santa através de nosso carissímo irmão e amogo Dr Idalmir Feitosa, levamos nesse período de férias Ônibos para o Evento da Comunidade Católica Shalom – Fortaleza/Ce HALLELUYA TODOS OS DIAS, que acontecerá no Centro Espiritual Uirapuru nesse anos no período de 23 a 27 de julho de 2014.

Os ônibus que nos são liberados serão todos do SINDONIBUS o qual com muita  pontualidade nos concedeDSC00596m o nome dos motoristas, temos uma prévia com cada um, a alegria do contato com cada um deles é também uma forma de ganhá-lo pra Deus, não os fazendo como ‘o motorista’ mas o animando a participar do Espaço da Misericordi, das confissões, dos aconselhamentos etc, e temos testemunhos de regresso a vida de fé, de união na familia etc.

A Comunidade Hóstia Santa, faz dentro do ônibus sorteios todos os dias para a integração dos que estão conosco para que não haja diferença por sermos de grupos, comunidade ‘A’ ou ‘B’, mas ali mais ainda testemunharmos nossa alegria de sermos da mesma família.

PAra cada dia teremos nossos irmãos de comunidade para fazwr acontecer DSC09137nosso carisma e espiritualidade (Servi com alegria com Humildade na Unidade) – tanto para o repasse dos passaportes a partir das 18h na Igreja Cristo Redentor, como também nos telefones que estão no cartaz para que você possa reservar sua passagem e no interior do ônibus buscando sempre manter a alegria, ordem e disposição com segurança e conforto no trágeto de irmos e virmos com alegria.

ESTARÃO NESSE ANO COMO ATRAÇÕES NO HALLELUYA 2014

Tony Alisson, Batista Lima, Adriana Arydes, Naldo José, Ziza Fernandes, Diego Fernandes, Rosa de Saron, Comunidade Recado, Nilton Junior, Davidson e Dominus,  Eros Biondini, Ana Gabriela, Irmã Kelly Patricia, Missionário , Cosme,  Alto Louvor, Dunga, Suely Façanha e Adoração e Vida.

Mais informações: 3295.4583

Esperamos você está em nosso ônibus com sua familia, seus amigos e diretamente você estará ajudando a Comunidade Hóstia Santa em suas atividades de evangelização, contamos com sua ajuda de divulgação, de indicação e de participação, confira nosso CARTAZ E DIVULGUE – Deus os abençoe!

Ônibus Halleluya 2014 Cartaz Power

-----Pax et Bonnum-----

quarta-feira, 25 de junho de 2014

Retiro Espiritual da Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Pedimos oração a todos vcês que nos acompanham pelos nossos meios de comunicação para continuarmos~com sobriedade e honestidade nossa maratona de Retiros Espirituais em nossa Comunidade Hóstia Santa.

Acontecerá no próximo dia 06 de julho do corrente anos da Graça de Deus  de 2014 e de nossa Esperança, dia também de Santa Maria Goretti, Virgem e Mártir - (+ Ferrieri di Conca, Itália, 1902) - Menina de 12 anos, pobre e analfabeta, preferiu morrer cruelmente a consentir no pecado.

Seja então um retiro que estejamos com o coração desejoso para nos encontrar com Jesus e como Santa Maria Goreti dizer às coisas que nos dão margens de dúvida: “Não, não, Deus não quer” e com muita liberdade sermos envolvidos pela espiritualidade Mariana que temos em nossas entranhas misticas de nossa comunidade que é consagrada a Nsa Aparecida.

Nesse Retiro nosso pregador será o Sr Eugênio Marcio, natural de Quxeramobim, atualmente morando em Pacatuba/Ce – BRASIL, casado com a Srª Paula Lins, ambos participantes do movimento de Renovação Carismática Católica, leigo atuantes, evangelizador e coordenador de grupo de oração. Desenvolverá portanto, o tema sugerido, “Com Maria, a caminho do discipulado” com os textos intencionados para o desenvolvimento: “O papel de Maria na reconstrução da humanidade” (cf. Lc 1, 26-38); “O Amor que perdoa e cura” (cf. Lc 1, 39-56); “A Estrada à Santidade é feita de silêncio, Oração e Acolhimento” (cf. Jo 2, 9-10). “Amor Mariano, não por ter vivido, mas cultivado até o fim para continuar por todos os séculos” (cf. Jo 19, 24).

Com uma programação formativa, convivência, adoração, Palavra de Deus e encontro pessoal com Cristo através do deserto acompanhado e nem um lugar que propocionará todo silêncio, com o apoio da Paroquia Nsª Aparecida – Praia do Futuro, é como todo esse dia que já visualizaçõs a libertação de muitos enganados por ‘ns’ motivos a um caminhar para outros lugares, deixando a desdém a própria liberdade de ouvir a Deus a vocação CHS.

Querido (as) irmãos (as) em Cristo Jesus, contamos com vossas orações, paz e bem a todos vocês o que pedimos e refoçaremos a todos que devam ir HONESTIDADE na OBRA de DEUS que é  a COMUNIDADE HÓSTIA SANTA!

Retiro CHS 2014.2

-----Pax et Bonnum-----

domingo, 22 de junho de 2014

Liturgia do 12º Domingo do Tempo Comum–Dia do Senhor–Ore Conosco

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Querido (as) blogueiros (as) de cada postagem, leia as devidas leituras desse Santo Dia do Senhor, escolha um trecho Bíblico e faça conosco sua Lectio Divina, não fique de fora das Graças derramadas por Deus em Sua Palavra, não A desperdice!

Primeira Leitura (Jr 20,10-13)

Jeremias disse: 10“Eu ouvi as injúrias de tantos homens e os vi espalhando o medo em redor: ‘Denunciai-o, denunciemo-lo’. Todos os amigos observam minhas falhas: ‘Talvez ele cometa um engano e nós poderemos apanhá-lo e desforrar-nos dele’. 11Mas o Senhor está ao meu lado, como forte guerreiro; por isso, os que me perseguem cairão vencidos. Por não terem tido êxito, eles se cobrirão de vergonha. Eterna infâmia, que nunca se apaga! 12Ó Senhor dos exércitos, que provas o homem justo e vês os sentimentos do coração, rogo-te me faças ver tua vingança sobre eles; pois eu te declarei a minha causa. 13Cantai ao Senhor, louvai o Senhor, pois ele salvou a vida de um pobre homem das mãos dos maus”.

Responsório (Sl 68)

DSC05445 Atendei-me, ó Senhor, pelo vosso imenso amor!

— Por vossa causa é que sofri tantos insultos,/ e o meu rosto se cobriu de confusão;/ eu me tornei como um estranho a meus irmãos,/ como estrangeiro para os filhos de minha mãe./ Pois meu zelo e meu amor por vossa casa/ me devoram como fogo abrasador.

— Por isso elevo para vós minha oração,/ neste tempo favorável, Senhor Deus!/ Respondei-me pelo vosso imenso amor,/ pela vossa salvação que nunca falha!/ Senhor, ouvi-me, pois suave é vossa graça,/ ponde os olhos sobre mim com grande amor!

— Humildes, vede isto e alegrai-vos:/ o vosso coração reviverá,/ se procurardes o Senhor continuamente!/ Pois nosso Deus atende à prece dos seus pobres,/ e não despreza o clamor de seus cativos./ Que céus e terra glorifiquem o Senhor,/ com o mar e todo ser que neles vive!

Segunda Leitura (Rm 5,12-15)

Irmãos: 12O pecado entrou no mundo por um só homem. Através do pecado, entrou a morte. E a morte passou para todos os homens, porque todos pecaram. 13Na realidade, antes de ser dada a Lei, já havia pecado no mundo. Mas o pecado não pode ser imputado, quando não há lei. 14No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, mesmo sobre os que não pecaram como Adão, o qual era a figura provisória daquele que devia vir. 15Mas isso não quer dizer que o dom da graça de Deus seja comparável à falta de Adão! A transgressão de um só levou a multidão humana à morte, mas foi de modo bem superior que a graça de Deus, ou seja, o dom gratuito concedido através de um só homem, Jesus Cristo, se derramou em abundância sobre todos.

Evangelho (Mt 10,26-33)

Nada há de encoberto que não venha a ser descoberto, nem de oculto que não venha a ser revelado. (Bíblia)Disse Jesus a seus apóstolos: 26“Não tenhais medo dos homens, pois nada há de encoberto que não seja revelado, e nada há de escondido que não seja conhecido. 27O que vos digo na escuridão dizei-o à luz do dia; o que escutais ao pé do ouvido, proclamai-o sobre os telhados! 28Não tenhais medo daqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma! Pelo contrário, temei aquele que pode destruir a alma e o corpo no inferno! 29Não se vendem dois pardais por algumas moedas? No entanto, nenhum deles cai no chão sem o consentimento do vosso Pai. 30Quanto a vós, até os cabelos da vossa cabeça estão contados. 31Não tenhais medo! Vós valeis mais do que muitos pardais. 32Portanto, todo aquele que se declarar a meu favor diante dos homens, também eu me declararei em favor dele diante do meu Pai que está nos céus. 33Aquele, porém, que me negar diante dos homens, também eu o negarei diante do meu Pai que está nos céus.

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 21 de junho de 2014

Retiro de Atualização Espiritual Comunidade Hostia Santa 2014.2

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

IMG1923Uma manhã agradabilíssima dentro do Instituto Nova Jerusalém, local que exala a Presença de Nosso Senhor Jesus Cristo, na Palavra, na Eucarístia e na comunhão dos irmãos e irmãs, foi lá que deu inicio a nossa jornada de Retiros de Atualizações em nossa Espiritualidade, especialmente hoje foi para nossa irmã de caminhada Dona Hilda Rodrigues, que fizera seu retiro espiritual acompanhada, com a devida programação elaborada pela Equipe Vocacional da CHS, mesmo ela já sendo ela consagrada, pedira para que no ano passado não renovase seu voto a Obediência, voto esse que nós da Comunidade Hóstia Santa fazemos pelo período de quatro anos e nesse quadriênio como preparação para os outros dois Conselhos Evangelicos que são o de CASTIDADE e POBREZA.

Deu inicio com oração na capela ao Sagrado Coração Eucarístico de IMG1910Jesus, leitura Bíblica seguida da palestra sobre o tema em pauta: “Obediencia Caminho de Libertação” – Texto Base: Lc 1, 70-80, onde foi desenvolvido nas dimensões da FÉ, COMUNITÁRIA e MISSIONÁRIA, que abordou família, relacionamento com os externos e internos da comunidade, um encontro consigo mesma e com Jesus Eucarístico em Adoração, depois houve então a partilha desse dia, como as confirmações e o devido diálogo a renovação do voto a Obediencia por mais um ano.

Tivemos também o apoio de nossas irmãs de comunidade que IMG1918exercitando seu apostolado de servir com muita alegria e serviço levaram o farnel como ato de solidariedade e fraternidade aquela que precisa, foram elas nossa irmã consagrada Ana Paula, chs (lider do Grupo de Artes) e Lucivania Silva (Vocacionada CHS).

Acreditamos que tenha sido então de crescimento para todos nós vendo essa nossa irmã disposta a obedecer a Cristo e Sua Igreja através de nosso carisma e espiritualidade particular-comunitário, pois seus relatos e testemunhos dão-nos a crêr seu desejo a viver por mais esse ano a servidão livre a molde do Mestre Jesus que disse que Seu alimento era fazer a VONTADE do Pai (cf. Jo 4, 34), trecho escolhido para ser meditado e mergulhado na sua Lectio Divina.

IMG1925Deus mesmo possa fazê-la decidir a ser inteiramente Dele a serviço ao próximo!

 

 

 

 

Sagrado Coração Eucarístico de Jesus, tende Piedade de nós!

image

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Calendário Formativo 2014.2–Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Concição Aparecida

Informamos aos irmãos da Comunidade Hóstia Santa que já saiu o calendário de Retiros Espirituais-Formativo (R.E.F. 2014.2), destinado na sua especificação e em sua colegialidade, pedimos que se organisem em suas atividades ACADÊMICAS/ESCOLARES e TRABALHOS para que todos possas está presentes sem nenhum prejuízo formativa.

Apresentaremos ababixo as Datas/Temas/Locais e público destinado a cada retiro, como já mencionado serão especificos e comunitário, que se possa então de forma livre estarmos juntos para o aprendizado catequético e esclarecimento de nossa vicação perante a Igreja.

Segue então o CALENDÁRIO:

DIA 21 JUNHO 2014 – “Obediencia Caminho de Libertação” – Texto Base: Lc 1, 70-80 (Público Alvo – Dª Hilda Helena) – LOCAL:Insitituto Nova Jerusalém

DIA 06 JULHO 2014 – “Com Maria a Caminho do Discipulado” – Texto Base: Lc 1, 38 (Público Alvo TODOS DA CHS) LOCAL: SITIO TIA CILENE

DIA 17 AGOSTO 2014 – “Deixai tudo, vem e segue-Me, Eu mesmo te chamei a radicalidade, a comunhão e espiritualidade” – Texto Base: Mt 19, 16-30 (Público Alvo Aspirantes CHS) LOCAL: à confirmar

DIA09 NOVEMBRO 2014 – “O Consagrado é chamado por Deus para completar na sua vida ao sofrimento de Cristo” – Texto Base: Col 1, 24 (Público Alvo Consagrados CHS) LOCAL: à confirmar

A maneira mais eficaz de aprendermos é nos permitir a mansidão, só assim termos homens e mulheres capazes de uma decisão honesta e de reta intenção a molde dos discipulos de Jesus, mesmo limitados foram eles que foram chamados e se permitiram ser formados por Amor ao Mestre e Seu Projeto.

Oremos por todos da Comunidade Hóstia Santa para que possamos crescer na HUMILDADE e na UNIDADE a servirço do Reino de Deus a seu povo!

São Bernardino de Sena e São Bento, rogai por nós!

-----Pax et Bonnum-----

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Dia Corpus Christi com A Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

10384672_403326799808582_977581620662302473_nA Comunidade Hóstia Santa convidada com bastante antecedência para se fazerem presentes na Solenissima Festa de Corpus Christi na Paróquia Nsª de Aparecida (Praia do Futuro- Fortaleza/Ce) com as incubências de ajudarem a confecção do tabete decorativo tradicioanl dessa festa liturgica popular a seu modo e inspiração, o serviço de música para estarem presentes na Adoração e 1ª Bênção e concentração apra animação da Procissão, como também inseridos na liturgia (1ª Leitura com nossa irmã consagrada e Liderança Geral Gessiane Costa)

Nossa presença deu-se inicio com o coordenador da Liturgia Cleiton Lima que veio nos pegar, nos capacitando e nos orientando no que poderia ser possivel nossa presença, chegando então em nosso destino (Paroquia Nsª Aparecida – Praia do Futuro) fomos direto para a Capela do Santissimo e nos colocamos ao Seu dispor e que tudo planejado por nós fosse deSeu agrado e se alé em nossos projetos houvesse exagero ou omissão estávamos dispostos a obedecer a ouvi-Lo e fazer a Sua vontade.

Após a mistica, a UNIDADE de ouvir agora uns aos outros para o projeto inicial, mostrado a todos como planejado e opinado, por alguns 10269348_403327189808543_8837504790831077157_nalgumas modificações, fomaos para a prática depois de um refoçado breack e daí começamos a confecção de nosso espaço que para supressa nossa foi-nos cedido dois campos de construçao do previsto que seria um, sem temer e sem nenhuma pretenção aceitamos e agora era o desafio de usar os espaços, pela HUMILDADE de cada um dos presentes na dispoição e onde muitos se demonstravam proativos, ia então acontecendo a contruçaõde nossa homenagem a Jesus Cristo Euscarístico.

Iniciamos às 09h05 e concluimos por volta das 13h10, fomos então para um sitio para restaurar nossas forças e posteriormente irmos para a segunda etapa de nossa missão nesse dia tão significante para nós que ousadamente levamos o desejo de PROPAGAR o Nome de Jesus Salvador dos Homens – HÓSTIA SANTA (IHS), a segunda etapa como previsto na programação era ajudar a Adoraçaõ na Capela DSC07072de Fátima pertencente a Paróquia Nsª de Aparecida (Praia do Futuro), local esse que seria o da concentração apra irmos em procissão a Igreja Matiz, onde a procissão era a 3ª incubência que se deu com muita alegria e disposição nossa e dos fieis que responderam com bastante entusiasmo nessa momento de testemunharmos O Filho de Deus em Seu Corpo Santo na Eucarístia (Presença Real).

Ao chegarmos na Igreja Matriz nossa partipação se deu ainda na música em duas outras canções em unidade com o Ministério Effatha e na leitura DSC07219com nossa Liderança Geral Gessiane Costa.

Nosso serviço de música estava composto por sua liderança Valéria de Cavalho, Gessiane Costa, Dª Hilda Rodrigue e Alves Ribeiro, e os demais que estavam conosco para a confecção do tapete apoio etc, eram nossos irmãos aspirantes Gean Rodrigues, Daniela Rodrigues, Lucivania Silva, Dª Maria Helena, Larissa Santos, Jefferson Ferreira, que desDSC07146empenharam e testemunharam nosso carisma que nos motiva pelas artes nossa meta que é a HUMILDADE na UNIDADE. PARABÉNS!!!

Como também parabenizamos a toda organização da Paroquia Nsª Aparecida por um belissimo testemunho de UNIDADE e zelo pela Eucaristia, sem fazer ascepção de ninguém, mas com muita liberdade e alegria buscando agregar congregar seus fiéis e fazendo de nós convidados a se sentirem acolhidos e participantes da mesma Igreja que de fato somos, sem a intençção retribuitiva e sim de maximinizar forças e minimizar desgastes e sobregargar uns e outros.

DSC07221

DSC07067

MATERIAL USADO NESSE TAPETE EM LOUVOR AO CORPO DE CRISTO EM SUA SOLENIDADE FORAM:

Areia da Praia (FUNDO), Milho (CRUZ); Sal Refinado (INICIAIS I.H.S.); Sal Grosso Cristalizado (HÓSTIA CENTRAL PARTIDA); Farinha Milho (DEDOS QUE PARTEM A HÓSTIA); Fejão Preto (CABEÇAS); Colorau (TÚNICAS, CONTORNO DAS LETRAS IHS e A LETRA M de Maria); Trigo Decorativo (COLOCADO AO PÉ DA CRUZ).

EXPLICAÇÃO DA REPRESENTAÇÃO DO TAPETE: O Epsódio dos Discípilos que retornavam para seu povoado EMAÚS, depois de caminharem com Jesus e aquecerem seus corações, depois de terem insistido com Ele (FICA CONOSCO SENHOR) e Ele repartir o pão seus olhos se eabriram e foram TESTEMUNHÁ-LO. Acores de suas túnicas estão na mesma tonalidade para acenar que aquele que aceita Jesus como Seu Senhor tornar-se-á um só com Ele.

Deus seja louvado emSeu Corpo Glorificado manifestado na Eucaristia!

-----Pax et Bonnum-----

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Paróquia Nsª Aparecida–Praia do Futuro Convida Comunidade Hóstia Santa para Animar a Solenidade de Corpus Christi

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Comunidade Hóstia Santa, foi convidada para está presente na Solenidade de Corpus Christi na Paróquia Nsª Aparecida-Praia do Futuro – Fortaleza/Ce, onde nossa partipação dar-se-á tanto na participação da confecção dos tapetes artesanais, uma uma magnífica manifestação que já chegou a ser tradição da arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. Os tapetes servem para além de embelezar as ruas, localidades como também a entrada das Igrejas no corredor central como também para receber a procissão de Corpus Christi.

Geralmente é utilizando diversos tipos de materiais, como serragem colorida, borra de café, farinha, areia e alguns pequenos acessórios, como tampinhas de garrafas, flores e folhas, as pessoas montam, com grande arte, um tapete pelas ruas, com dizeres e figuras relativas ao assunto que é Ao Corpo de Cristo Eucarístico, e como já expressado, mais vale muito resaltar que é por este tapete que passa a procissão, seguida pelas pessoas que participam com fervor é uma Procissão de Alegria, de testemunho público da Presença Real de Jesus Cristo Eucaristico.

A paroquia atualmente está presidida pelo Revmº Pe. João Bosco de Sousa Leite, pároco que também tem provisão de Promotor de Justiça e Defensor do Vínculo do Tribunal Eclesiástico de Fortaleza (Arquidiocese de Fortaleza).

A Comunidade Hóstia Santa, tem a alegria de outras datas passadas poder ter colaborado com essa paroquia através de nosso carisma e espiritualidade, que muito ajudou (por testemunhos dados) a essa porção da Igreja que está na Paroquia Nsª Aparecida (Praia do Futuro – Fortaleza/Ce – BRASIL).

Nossa participação já dando frutos de reencontros, de chamamento ao engajamento, aconteceu pels artes, e estreitamento com o Coordenador da Liturgia Cleiton Lima, que tornou-se nosso vocacionado ao carisma e espiritualidade da Comunidade Hóstia Santa, como também noutras ocasiões que através do acolhimento fomos nos permitindo está presentes não só nessa paróquia como noutras, além do serviço (ou presença) em nossa Paróquia de Origem onde estamos enraizados com raizes profundas e fortalecidas que é nossa Pároquia Cristo Redentor.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Mas o que de fato podemos colaborar com nossos amigos blogeiros dizendo sobre essa Grande Festa em Nossa Igreja, o que seria a Festa de Corpus Christ: É uma festa religiosa da Igreja Católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de Jesus Cristo. A festa de Corpus Christi acontece sempre na quinta-feira seguinte ao domingo da Santíssima Trindade, em alusão à quinta-feira santa quando Jesus instituiu o sacramento da eucaristia.Copus Christi

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de Setembro de 1264.

O Corpus Christi não é feriado nacional, tendo sido classificado pelo governo federal como ponto facultativo. Isso significa que a entidade patronal é que define se os funcionários trabalham ou não nesse dia, não sendo obrigados a dar-lhes o dia de folga.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo Bispo, ou pelo pároco da Igreja, o Santíssimo Sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira. Em 2013, o Corpus Christi foi celebrado no dia 30 de Maio.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de Ouro Preto em Minas Gerais. A procissão pelas vias públicas, é uma recomendação do Código de Direito Canônico que determina ao Bispo Diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a Santíssima Eucaristia.

A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da Terra Prometida. O Antigo Testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

“O dar-se Jesus Cristo a nós como alimento foi o último grau de amor. Deu-se a nós para unir-se totalmente conosco com o se une o alimento diário com quem o toma.” – (São Bernardino de Sena)

-----Pax et Bonnum-----

terça-feira, 10 de junho de 2014

Copa 2014–Chegando e você Sabe Cantar o Hino Nacional e Seu Significado

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Galera santa de cada dia, está aí as margens a Copa do Mundial, nações inteiras vitradas e torcendo por seu país de origem, mesmo tantos outros em países estrangeiros, mas nesses momentos vestem suas camisas nacionais e vibram, torcem, gritam, choram, se alegram, todo tipo de sentimento é manifestado, durante 90min, isso quando não tem prorrogação, penalt etc, mas aí nós perguntamos, vc sabe cantar pelo menos o Hino Nacional do seu país, nós aqui do Brasil, (sabemos o siguinificado) do Hina Nacional?

Na dúvida, postaremos uma explicação do hino para que pelo menos você não seja apenas um torcedor (a), mas alguém que possa buscar um ato civico e não só esportista.

1. Ouviram do Ipiranga às margens plácidas
De um povo heróico o brado retumbante

As margens plácidas do (rio) Ipiranga ouviram o brado retumbante de um povo heróico.
Plácido quer dizer calmo. Dom Pedro I vinha de Santos, ao longo do rio Ipiranga, quando tomou a corajosa decisão de declarar a independência do Brasil.
Brado é grito. Retumbante é estrondoso, barulhento, para fazer um contraste com a placidez das margens.
Poderíamos parafrasear (escrever de outra forma) este verso assim: As margens calmas do rio Ipiranga ouviram o grito estrondoso de um herói (Dom Pedro I), que representava todo o povo brasileiro.
O riacho Ipiranga nasce junto ao Zoológico de S. Paulo. Era de costume na época inverterem-se as frases à moda latina.

2. E o sol da liberdade em raios fúlgidos
Brilhou no céu da Pátria nesse instante.

Fúlgido significa brilhante.
Mas não dava prá dizer: "raios brilhantes brilhavam" porque iria parecer repetitivo e pobre. O grito de "Independência ou Morte" transformava uma nação colonial, dependente de Portugal, em um novo país autônomo e livre. Duque Estrada compara a liberdade a um sol brilhante que ilumina o céu (Pátria), antes obscurecida pelo colonialismo.

3. Se o penhor dessa igualdade
Conseguimos conquistar com braço forte,
Em teu seio, ó liberdade,
Desafia o nosso peito a própria morte!


Penhor equivale a garantia, segurança. É comum a gente penhorar algo de valor (em troca de dinheiro) e receber um papel que garanta a recuperação daquilo que foi penhorado. O Brasil passou a ser independente e, portanto, conquistou o penhor da igualdade, ou seja, daquele momento em diante, Portugal e Brasil eram nações iguais, sem que uma fosse superior à outra. E a frase continua, dizendo: o nosso peito desafia a própria morte.
Simplificando: agora que o povo brasileiro conquistou seu passe para a liberdade, através de sua força e coragem, inspirado nesta nova liberdade não hesitará em enfrentar a própria morte (isto é, se tiver de lutar e morrer, o povo não sentirá medo). A frase pode ser reescrita assim: através de nossa coragem conquistamos uma igualdade de condição com quem antes era nosso colonizador e, para manter esta situação de liberdade, estamos prontos a sacrificar a própria vida.

4. Ó Pátria Amada,
Idolatrada
Salve! salve!


Idolatrar é transformar algo ou alguém em ídolo, como se costuma fazer com artistas de modo geral. Salve equivale a uma saudação. Originalmente se dizia; "Deus te salve!"

5. Brasil, um sonho intenso, um raio vívido
De amor e de esperança à terra desce,
Se em teu formoso céu risonho e límpido
A imagem do Cruzeiro resplandece!


Vívido é intenso, ardente, vivo. Formoso é belo. Límpido significa transparente, claro. Resplandecer equivale a brilhar ou luzir intensamente. Aqui o poeta compara o Brasil a um sonho intenso, porque ainda tem muito a realizar. Sabe-se que o Cruzeiro do Sul é uma constelação que aparece no céu do Brasil. Ela tem a forma de cruz, que nos lembra Jesus Cristo e as práticas cristãs. Portanto, vamos refazer os versos para entender o sentido: O Brasil é como um sonho intenso e, já que em nosso céu límpido a cruz de Cristo resplandece, desta cruz desce um raio brilhante que ilumina o Brasil. Ou seja, o Brasil está sob o amparo e a proteção de Cristo.

6. Gigante pela própria natureza
És belo, és forte impávido colosso,
E o teu futuro espelha essa grandeza.


Se você olhar o mapa mundial, vai notar que o Brasil é o quinto maior país do mundo (depois de Rússia, Canadá, Estados Unidos e China). Com mais de 8.500.000 de Km2, o Brasil é naturalmente gigantesco.
Note que às vezes os poetas têm o costume de falar diretamente com as coisas, como se elas fossem pessoas: "és belo, és forte..."
Impávido significa sem medo: destemido, corajoso. Colosso é uma pessoa ou objeto de tamanho muito grande.
Vamos reescrever a frase: Tu (Brasil), és belo, forte e, graças ao tamanho imenso que a natureza te deu, não tens medo de nada. Além disso, a tua grandeza de hoje vai se revelar no futuro.

7. Terra adorada, entre outras mil,
És tu Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria amada, Brasil!


Este trecho é mais fácil de se entender, embora também utilize algumas inversões:
Brasil, tu és nossa terra adorada e te escolhemos entre outras mil terras; tu és nossa pátria amada, mãe gentil (carinhosa) dos filhos deste solo (de nós, brasileiros).

8. Deitado eternamente em berço esplêndido
Ao som do mar e à luz do céu profundo,
Fulguras, ó Brasil, florão da América,
Iluminado ao sol do Novo Mundo!


Esplêndido é maravilhoso, deslumbrante. Fulgurar é brilhar, resplandecer. Também pode significar distinguir-se ou sobressair (entre outros). Florão é uma decoração bonita e grande em forma de flor.
A idéia que Duque Estrada quer transmitir é a de que a localização geográfica do Brasil é mesmo muito privilegiada: as montanhas, as matas, os rios, toda a natureza formam a imagem de um berço (porque, além do mais, o Brasil, uma nação que se tornara recentemente independente, era como um imenso país recém-nascido).
"Ao som do mar", porque temos um litoral vasto com belíssimas praias; "e à luz do céu profundo", isto é, ensolarado, típico dos trópicos.
O "sol do Novo Mundo" coloca o Brasil mais uma vez como uma nação jovem e promissora. O velho mundo (Europa) conquistou e colonizou o novo mundo (América).
Vamos reescrever: Brasil, tu possuis uma localização espetacular, com uma natureza rica, muito mar e sol. Por isso, entre outras nações da América (Novo Mundo), tu te destacas como um florão.

9. Do que a terra mais garrida
Teus risonhos lindos campos têm mais flores,
"Nossos bosques têm mais vida",
"Nossa vida" no teu seio, "mais amores".
Garrida é colorida, alegre, vistosa.


Teus risonhos lindos campos têm mais flores do que a terra mais garrida (vistosa). Ou seja, nossa natureza é mais colorida e bela que a de outras terras.
Nossos bosques têm mais vida (mais beleza e vitalidade).
Nossa vida, em teu seio (dentro de ti, Brasil), mais amores.
Equivale a dizer que nós, brasileiros, por vivermos no Brasil, somos mais capazes de amar.
As aspas são usadas por Duque Estradas no original, pois representam citações dos versos de Gonçalves Dias em "Canção do Exílio":
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o sabiá...
...Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas varzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.

10. "Ó Pátria amada,
Idolatrada
Salve! Salve!

Idolatrar é transformar algo ou alguém em ídolo, como se costuma fazer com artistas de modo geral.
Salve equivale a uma saudação. Originalmente se dizia: "Deus te salve!"

11. Brasil, de amor eterno seja símbolo
O lábaro que ostentas estrelado
Ostentar é mostrar com orgulho.

Um lábaro era um estandarte muito usado pelos romanos e aqui está representado por nossa bandeira, repleta de estrelas. O poeta compara a bandeira a um estandarte e deseja que ele represente o amor eterno.
O verso está invertido. Deve-se ler: Brasil, o lábaro que ostentas estrelado seja símbolo de amor eterno.
O poeta está tentando dizer: tomara que as estrelas da tua bandeira sejam símbolo de amor eterno.

12. E diga ao verde-louro desta flâmula
Paz no futuro e glória no passado.

Flâmula aqui, é sinônimo de bandeira. O louro é uma planta. Com seus galhos e folhas os imperadores romanos eram coroados. Portanto, simboliza poder e glória. Mais uma vez, vamos olhar para a bandeira. Duque Estrada torce para que o louro da bandeira simbolize um poder que venceu batalhas gloriosas no passado, quando isso foi necessário para se conseguir a independência, mas só deseja paz daquele momento em diante, pois o verde, além da esperança, também simboliza a paz.

13. Mas se ergues da justiça a clava forte
Verás que o filho teu não foge à luta,
Nem teme quem te adora a própria morte.

Clava é um pedaço de pau pesado (mais grosso numa ponta que na outra), que era usado como arma.
Vimos que, no verso anterior, o poeta sonha com a paz no futuro.
De repente, entretanto, este novo verso diz: mas se ergues (levantas) a clava forte da justiça, ou seja, se o país tiver de lutar contra a injustiça, verás que um brasileiro (filho teu) não foge à luta (enfrenta a guerra).
E quem te adora não teme nem a própria morte, quer dizer, os brasileiros adoram tanto o seu país que seriam capazes de sacrificar suas próprias vidas para defendê-lo.

14. Terra adorada, entre outras mil,
És tu, Brasil, ó pátria amada!
Dos filhos deste solo és mãe gentil,
Pátria Amada, Brasil!

Este trecho é mais fácil de se entender, embora também utilize algumas inversões: Brasil, tu és nossa terra adorada e te escolhemos entre outras mil terras; tu és nossa pátria amada, mãe gentil (carinhosa) dos filhos deste solo (de nós, brasileiros).

Fonte: Wayne Tobelem dos Santos

-----Pax et Bonnum-----

domingo, 1 de junho de 2014

Comunidade Hóstia Santa Realiza Ceia Pascal 2014

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

IMG1877 Dentre tantas tradições em nossa Comunidade pela Graça de Deus animamo-nos uns aos outros anualmente para a realização de nossa Ceia Pascal, não é somente um aglutinar pessoas para comer e beber, mas sim congregar-nos ao redor da Mesa e buscar com muita simplecidade realizarmos uma ceia Judaica, orientados pelo nosso incentivador o saudoso Ir Pe Caetano, NJ, que com muito carinho ía-nos catequisando para mesmo dentro de nossos limites a nosso tempo, irmos organizando essa ceia.

Trata-se de um momento rico em liturgia, com suas leituras, seuas IMG1848simbologias, seus canticos etc, a apresentação e exortação de nossas lideranças a todos nós, um momento de nos aproximarmos da intimidade que Jesus passosu com os seus apostolos naquela última ceia.

A comemoração anual da saída do Egito tornou-se uma verdadeira instituição. No dia marcado, as famílias israelitas reuniam-se ao entardecer, imolavam um cordeiro, assavam a carne do animal e depois, ao redor da mesa, rezavam agradecendo a Deus a libertação, ao mesmo tempo que comiam e bebiam. Com o passar do tempo os ritos foram sendo esquecidos. Por exemplo: 

  • os pães ázimos – eram pães, sem fermento, assados IMG1875especialmente para a Ceia Pascal. Lembravam aquela noite vivida no Egito, em que tudo foi feito às pressas, pois estavam prestes a sair para uma longa caminhada e não havia tempo para esperar a fermentação da massa. E hoje em dia as pessoas compram Colomba Pascal, um panetone de Páscoa, totalmente fermentado…
  • as ervas amargas – folhas de verduras amargas comidas durante a ceia para recordar os longos anos de escravidão em terra estrangeira. E hoje em dia as pessoas comprar ovos de chocolate, ovos de Páscoa, apenas doces… 
  • cálice da benção – o vinho bebido durante a IMG1886ceia familiar, fazendo passar o mesmo cálice entre os que estão ao redor da mesa. Nesse momento eram rezados salmos especiais de louvor e de ação de graças.
  • noite diferente – uma criança da família deveria fazer uma pergunta indagando por que naquela noite a ceia era assim tão diferente. O que significava cada um daqueles detalhes? O chefe da família contava então o que tinha acontecido ao povo hebreu, como foram libertados da escravidão do Egito.

Existem muitos outros detalhes interessantes do ritual da ceia judaica, mas estes citados já nos dão uma idéia do que era a Refeição Pascal. Pois bem, as palavras de Jesus e os acontecimentos narrados nos Evangelhos nos revelam o novo sentido dado à Ceia Pascal. IMG1884

E nessa manhã alguns se reuniram para organizarem para ainda hoje ser realizada nossa Ceia Pascal – PARABÉNS A TODOS QUE ESTAVAM PRESENTES!

------Pax et Bonnum-----

DOMINGO - Ascensão do Senhor

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Orem conoso a Liturgia desse Domingo Festa ainda nas Oitavas de Páscoa – Hoje a Ascenção do Senhor Jesus!

2 1ª - Atos dos Apóstolos:1,1-11

1No meu primeiro livro, ó Teófilo, já tratei de tudo o que Jesus fez e ensinou,
desde o começo, 2até ao dia em que foi levado para o céu, dep4ois de ter dado instruções pelo Espírito Santo, aos apóstolos que tinha escolhido. 3Foi a eles que Jesus se mostrou vivo depois da sua paixão, com numerosas provas.
Durante quarenta dias, apareceu-lhes falando do Reino de Deus. 4Durante uma refeição, deu-lhes esta ordem: 'Não vos afasteis de Jerusalém, mas esperai a realização da promessa do Pai, da qual vós me ouvistes falar: 5'João batizou com água; vós, porém, sereis batizados com o Espírito Santo,dentro de poucos dias`.' Então os que estavam reunidos perguntaram a Jesus: Senhor, é agora que vais restaurar Reino em Israel?' Jesus respondeu: Não vos cabe saber os tempos e os momentos que o Pai determinou com a sua própria autoridade.
8Mas recebereis o poder do Espírito Santo que descerá sobre vós, para serdes minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e na Samaria, e até os confins da terra.' 9Depois de dizer isto, Jesus foi levado ao céu, à vista deles.
Uma nuvem o encobriu, de forma que seus olhos não mais podiam vê-lo.
10Os apóstolos continuavam olhando para o céu, enquanto Jesus subia.
Apareceram então dois homens vestidos de branco, 11que lhes disseram: 'Homens da Galiléia, por que ficais aqui, parados, olhando para o céu? Esse Jesus que vos foi levado para o céu, virá do mesmo modo como o vistes partir para o céu.'

Sl 46

— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta.

5 — Povos todos do universo, batei palmas,/ gritai a Deus aclamações de alegria!/ Porque sublime é o Senhor, o Deus Altíssimo,/ o soberano que domina toda a terra.

— Por entre aclamações Deus se elevou,/ o Senhor subiu ao toque da trombeta./ Salmodiai ao nosso Deus ao som da harpa,/ salmodiai ao som da harpa ao nosso Rei!

— Porque Deus é o grande Rei de toda a terra,/ ao som da harpa acompanhai os seus louvores!/ Deus reina sobre todas as nações,/ está sentado no seu trono glorioso.

Carta de São paulo a Comunidade de Éfeso 1,17-23

Irmãos: 17O Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai a quem pertence a glória, vos dê um espírito de sabedoria que vo-lo revele e faça 6verdadeiramente conhecer. 18Que ele abra o vosso coração à sua luz, para que saibais qual a esperança que o seu chamamento vos dá, qual a riqueza da glória que está na vossa herança com os santos, 19e que imenso poder ele exerceu em favor de nós que cremos, de acordo com a sua ação e força onipotente. 20Ele manifestou sua força em Cristo, quando o ressuscitou dos mortos e o fez sentar-se à sua direita nos céus, 21bem acima de toda a autoridade, poder, potência, soberania, ou qualquer título que se possa mencionar, não somente neste mundo, mas ainda no mundo futuro. 22Sim, ele pôs tudo sob seus pés e fez dele, que está acima de tudo, a Cabeça da Igreja, 23que é o seu corpo, a plenitude daquele que possui a plenitude universal.

Evangelho de Jesus Cristo Segundo Mateus 28,16-20

16os oAscensão de Cristonze discípulos foram para a Galileia, ao monte que Jesus lhes tinha indicado. 17Quando viram Jesus, prostraram-se diante dele. Ainda assim alguns duvidaram. 18Então Jesus aproximou-se e falou: “Toda a autoridade me foi dada no céu e sobre a terra. 19Portanto, ide e fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, 20e ensinando-os a observar tudo o que vos ordenei! Eis que estarei convosco todos os dias, até o fim do mundo”.

 

-----Pax et Bonnum-----

Revista Católica Gênesis– Junho 2014 Seja ASSINANTE

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Queridos (as) de Deus nós da Equipe de Comunicação São Francisco Sales da Comunidade Hóstia Santa convida a você SER ASSINANTE da Revista Católica Gênesis – RCG (CAPA Junho 2014), produto da CHS.

capa junho

Uma Revista que busca levar diversas informações da Igreja local (Paróquia Cristo Redentor) nossa Arquidiocese (Arquidiocese de Fortaleza) e Igreja Universal (Papa Francisco), e muito mais: A FALA DE NOSSA CO-FUNDADORA; LITURGIA DIÁRIA; DICA DE SAÚDE; ESPIRITUALIDADE COM DOM GABRIEL, OSB; CURIOSIDADES; TESTEMUNHO; ANUNCIO e DENUNCIA E MUITO MAIS PARA NOS INFORMAR E FORMAR também a Revista se torna um alerta a quem oprime e desaliena a quem está sendo oprimido (a).

Nossa Revista tem uma escrita fácil e acessivel a qualquer etária, engajados ou não um meio de evangelização pela escrita e ousadia dos jovens que há 11 anos assumiram a esse sonho de Deus ser realizado.

ASSINE HOJE MESMO

Entre em contacto com a central de atendimento RCG: 8753.7597 / 8901. 4404 - 8773.7503.

SEJA VOCÊ PARCEIRO DE NOSSA OUSADIA E CONOSCO POSSAMOS LEVAR A EVANGELIZAÇÃO A TODOS (as) NUMA LINGUAGEM FÁCIL E DINÂMICA A TODO O POVO DE DEUS

…..Pax et Bonnum…..

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO