terça-feira, 31 de julho de 2012

Comunidade Hóstia Santa Parabeniza Daniele Rodrigues–Líder da Dança São Victor CHS

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Hoje, 31 a Comunidade Hóstia Santa tem motivos de alegria para podermos sorrir muito, nossa Líder da Dança São Victor, está lembrando com todos seus familiares e amigos numa missa em Ação de Graças na Paróquia Cristo Redentor às 19h sua natividade.

Daniele Rodrigues entrou na Comunidade Hóstia Santa, pouco tempo depois da páscoa definitiva de um pessoa especialíssima na CHS que era Rodrigo Rodrigues (seu irmão-memorian), responsável pelo ingresso seu e de sua mão também líder (Intercessão) e consagrada ao voto de Obediência a Igreja e seu Magistério a partir da Comunidade Hóstia Santa.

Ainda gozando de sua mocidade, mas já trazia aos olhos de nosso fundador e as demais lideranças, pontualidade, interesse e dedicação pela obra e fora convidada a colaborar na Secretária CHS para só depois depois do remanejo da colaboradora geral e consagrada Gessiane Costa, chs do Serviço de Dança CHS (e madrinha de crisma) é que fora apontada para ocupar esse espaço e assim, fazer merecer e testemunhar Jesus Eucarístico pelas artes (Dança).

Tendo atualmente ter que dividir a secretaria CHS com a vocacionada Lyza Bianca por motivos de capacitação de sua sucessora no que diz respeito aos documentos da Comunidade Hóstia Santa.

Vindo de uma família com berço católico e de músicos e musicistas alguém naquela família teria que dançar (RISOS), conta nosso fundador que tem em especial carinho por toda sua família. Com alegria é notável sua disposição de dançar de brincar com seriedade no serviço que O Próprio Senhor a confiou, é certo que ela se permite que Cristo Dance nela.

DSC09135Parabéns Daniele Rodrigues, não permita que nada e ninguém roube sua disposição, afastais portanto de tudo e de todos que te oferecem o contrário da santidade pois O Teu Verdadeiro Senhor e Amado te chamou para Comunidade Hóstia Santa a ser testemunho de santidade.

NEM SEMPRE OS QUE TE DÃO PRESENTE ESTÃO PRESENTE OBSERVAS E SERÁS MELHOR NO SERVIÇO DA IGREJA – ACOLHEI PORTANTO NOSSAS CONGRATULAÇÕES NESSE DIA COMO UM EXERCICIO PARA TODO SEMPRE…

FELIZ ANIVERSÁRIO

SÃO OS VOTOS DAS LIDERANÇAS GERAIS

(Valeria Carvalho e Gessiane Costa e de toda Comunidade Hóstia Santa)

-----Pax et Bonnum-----

domingo, 29 de julho de 2012

Comunidade Hóstia Santa se Despede do Fundador que Retorna para o Seminário Diocesando São José de Teologia

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC09552Amigos (as) blogueiras de cada dia, nós somos agraciados por ter a nosso favor um homem que se rede a Vontade de Deus a cada instante de sua vida, sim, nosso fundador Reginaldo Aragão Araújo, falho, limitado, cheios de sonhos, se supera a cada dia com seu silêncio a buscar ouvir melhor e a cada instante a Deus por Seu Filho Jesus Cristo.

E nós da Comunidade Hóstia Santa, lhe proporcionamos um dia maravilhoso, de descanso, de diversão, de muita risadas, disputas, convivência, nós o ouvimos, e sempre com suas palavras fortes e certeiras que nos ajudam a ser pela insistência de si mesmo capazes de ser autores de nossas própria vida. Uma forma de explicar o Evangelho, herança de seus pais (Francisco da Chagas Araújo, Biológico e Ir Pe Caetano Minnete, Espiritual ambos falecidos), mas vivíssimos na memória de nosso fundador, mesmo não sendo exegeta, mas esforçado a se deixar ser sensível a uma explicação atualizada e motivadora a Vivência de Jesus Cristo.

DSC09645Nosso dia com ele começou logo cedo às 07h saímos com destino ao Parque Adahil Barreto, um parque ecológico, e lá um sortido pic-nic foi ofertado a ele e aos demais, oração, louvores e muita diversão, brincadeiras, tudo para estarmos um pouco mais de tempo com ele que também chamamos de pai, depois de muitas correrias o ouvimos lendo e explicando um trecho bíblico do Livro de Eclesiástico que se referia sobre o que tudo que Deus criou é oportuno a ser contemplado e respeitado.

A ele também foi proporcionado  um almoço no Restaurante Iguatu dessa vez com duas consagradas da Comunidade Hóstia Santa Gessiane Costa, chs colaboradora da liderança geral e líder do Serviço de Animação e Libertação e Paulo Sousa, chs líder do Serviço Cênico da CHS THEATRO, que o permitiram está em família, onde elas o permitiram a ter coragem destemor e que com coragem pudesse ele está aberto a resposta de Deus, sabendo ele por elas que muitos já o via como um integro pastor – se como pai, celibatário, um leigo consagrado ou padre de fato.

DSC09902Já por volta das 18h ele celebrou a Palavra conosco e convidados de seus familiares e amigos (as) que teve a oportunidade de agradecer a Deus por sua vida indo ao encontro do sagrado a cada momento, havendo a explicação do Santo Evangelho, deu-nos ele a motivação de como Jesus deveríamos está não só na CHS mas em todos os lugares com animo e sobre tudo em meio ao que seja aparentemente pouco, mas jamais perder a atenção a providência do Pai que Esse multiplica aos que confiam Nele – extraordinariamente, disse ele. Com toda a liturgia impecável aos cuidados da co-fundação Valéria Carvalho, chs expressou o zelo e cuidado pelo o Sagrado.

Depois dessa exortação positiva o grande momento esperado o da Mística seguida da distribuição do Corpo Santo Eucarístico aos presentes que estavam em condições de recebe-Lo. O Serviço de Música concluiu esse momento com um canto em Ação de Graças “Só Tu és Santo” da Comunidade Católica Shalom que diz: “

Como é bom poder estar em Tua presença.
Em meio a nós vens habitar, queremos Te adorar.
Nova terra, novo céu, Tu vens trazer a nós.
O que era velho já passou, tudo se renovará.

Todo joelho se dobrará diante do Rei vencedor.
E toda língua confessará: só Tu és Santo, Santo, Santo.
Todo joelho se dobrará diante do Rei vencedor.
E toda língua confessará: só Tu és Santo, Santo, Santo. (…)

DSC09935Terminando a Celebração da Palavra, aconteceu mais um momento a ele, só que dessa vez, mais voltado para a noite, distribuição de um delicioso coquetel feito com muito carinho e dedicação pela Consagrada e particular amiga de nosso fundador Benedita Lêda, chs com a colaboração de Paula Sousa, chs, com música e muita descontração deu-se destaque outros irmãos de comunidade que com teor de   motivação, já dava pra sentir o crescimento da CHS autônoma da fundação pra tudo e dependente de Deus incondicional, onde foi dito com firmeza pelo camarada Fcº Jarberson uma frase marcante: “A Alegria de todo pai é vê seus filhos andarem sozinhos e com coragem” disse ele. Portanto, entre alguns abraços ‘não de despedidas’ mas DSC09946de motivação para voltar revigorado para mais um semestres no Seminário Diocesano São José de Teologia da Arquidiocese de Fortaleza, sob os cuidados do Pe Reitor Almir Magalhães e seu vice-reitor Pe Evaristo Marques, como também ao lados dos demais padres residentes Pe Francileudo e Pe Adalgizio, foi concluído esse momento singular para nosso fundador.

Volte com alegria, mesmo que o mundo te faça chorar, mas Deus te quer sorrindo, sua motivação é nossa motivação! QUE A PROTEÇÃO DA VIRGEM MARIA A SUA VIDA QUE É TÃO EVIDENTE SEJA POR VOCÊ A CADA DIA SENSIVEL A ELA, POIS ELA DIRÁ SEMPRE…’Fazei tudo que Ele vos mandar’.

DEUS TE ABENÇOE – TODOS NÃO ESTAVAM PRESENTES MAS TODA CHS ESTAVA PRESENTE EM QUEM APARECEU….

DSC09868

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 28 de julho de 2012

Um Linda Mãe Negra–Nsª Senhora da Africa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

MARIA, MÃE DE ÁFRICA

Nossa Senhora Mãe de África / rosto tão belo e puro / que sorri e chora / no peito das mulheres / da nossa terra.

Nossa Senhora, Mãe de África / coração de mulher / onde cabe o universo, / gravita  sofrimento / abandono, amargura, desespero.

Nossa Senhora, Mãe de África / mulher semeada  do alto, / terra virgem onde germina amor / ternura, solidariedade, paz.

Maria, nossa Mãe / ensina-nos abraçar contigo / a cruz deste sofrimento / sem fim que nos rodeia.

Maria, nossa Mãe / ensina-nos a celebrar contigo / as maravilhas da nossa  terra, / do nosso ser mulher, igual a você.

Maria, nossa Senhora, / Mãe de África / Nossa Mãe.

 

-----Pax et Bonnum-----

Comunidade Hóstia Santa Orando com Esclarecimento O Santo Oficio da Imaculada Conceição de Maria com Você

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Olá caríssimos blogueiros (as) que nos seguem também por esse meio de comunicação de nossa Comunidade Hóstia Santa, como você já sabe e se sabe lhe convidamos a divulgar esse blog porque além de estamos diariamente postando assuntos bem interessantes todo sábado temos um encontro Mariano, então seja você também urgente a evangelização, ao apontar algo que indica a santidade, seja nosso divulgador.

E hoje portanto falaremos um pouco sobre o Santo Oficio da Imaculada Conceição e rezaremos, este Ofício foi escrito na Itália, no século XV, pelo franciscano Bernardino de Bustis, e aprovado pelo Papa Inocêncio XI em 1678.

Você conhece o Ofício da Imaculada Conceição de Nossa Senhora? Nesta nova série de artigos, vamos mostrar como podemos rezar este ofício, que é um ato de louvor e agradecimento à Virgem Maria, Mãe de Deus, pela sua Imaculada Conceição (dogma da Igreja proclamado em 08/12/1854 pelo papa Pio IX, que afirma que Maria teve o privilégio divino de ser isenta do pecado original).
Mas mesmo antes da proclamação do dogma, a piedade popular já exaltava a Imaculada Conceição de Maria. Composto na época medieval, o Ofício de Nossa Senhora é um verdadeiro patrimônio do povo brasileiro!
Dividido em sete hinos, para serem rezados ao longo do dia (ou todos de uma só vez, como comumente fazemos), o Ofício apresenta expressões que talvez você não conheça.

 

Matinas e Laudes (Manhã e madrugada)

Deus vos salve Virgem, Filha de Deus Pai! Deus vos salve Virgem, Mãe de Deus Filho! Deus vos salve Virgem, Esposa do Divino Espírito Santo! Deus vos salve Virgem, Templo e Sacrário da Santíssima Trindade! Agora, lábios meus, dizei e anunciai os grandes louvores da Virgem Mãe de Deus. Sede em meu favor, Virgem soberana, livrai-me do inimigo com o vosso valor. Glória seja ao Pai, ao Filho e ao Amor também, que é um só Deus em três Pessoas, agora e para sempre, e sem fim. Amém.

Hino

Deus vos salve, Virgem, Senhora do mundo, Rainha dos céus e das virgens, Virgem. Estrela da manhã, Deus vos salve, cheia de graça divina, formosa e louçã. Dai pressa Senhora, em favor do mundo, pois vos reconhece como defensora. Deus vos nomeou já desde toda a eternidade, para a Mãe do Verbo, com o qual criou, terra, mar e céus. E vos escolheu, quando Adão pecou, por esposa de Deus. Deus vos escolheu, e já muito dantes em seu tabernáculo morada lhe deu. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, Mãe de Nosso Senhor Jesus Cristo, Senhora do mundo, que a nenhum pecador desamparais nem desprezais; ponde, Senhora, em mim os olhos de Vossa piedade e alcançai-me de Vosso amado Filho o perdão de todos os meus pecados, para que eu que agora venero com devoção a Vossa santa e Imaculada Conceição, mereça na outra vida alcançar o prêmio da bem-aventurança, por mercê do Vosso benditíssimo Filho, Jesus Cristo, Nosso Senhor, que, com o Pai e o Espírito Santo, vive e reina para sempre. Amém.

Prima (6 horas da manhã)

Sede em meu favor, etc. Glória seja ao Pai, etc.

Hino

Deus vos salve, mesa para Deus ornada, coluna sagrada, de grande firmeza; Casa dedicada a Deus sempiterno, sempre preservada Virgem do pecado. Antes que nascida, foste, Virgem, santa, no ventre ditoso de Ana concebida. Sois Mãe criadora dos mortais viventes. Sois dos Santos porta, dos Anjos Senhora. Sois forte esquadrão contra o inimigo, estrela de Jacó, refúgio do cristão. A Virgem, a criou Deus no Espírito Santo, e todas as suas obras, com elas as ornou. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toque Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Terça (9 horas da manhã)

Sede em meu favor, etc. Glória seja ao Pai, etc.

Hino

Deus Vos salve, trono do grão Salomão, arca de concerto, velo de Gedeão; Íris do céu clara, sarça de visão, favo de Sansão, florescente vara; a qual escolheu para ser Mãe sua, e de Vós nasceu o Filho de Deus. Assim Vos livrou da culpa original, nenhum pecado há em Vós sinal. Vós, que habitais lá nessas alturas, e tendes Vosso Trono sobre as nuvens puras. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toque em Vossos peitos os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Sexta (meio-dia)

Sede em meu favor, etc. Glória seja ao Pai, etc.

Hino

Deus Vos salve, Virgem de trindade templo, alegria dos anjos, da pureza exemplo; que alegrais os tristes, com vossa clemência, horto de deleite, palma da paciência. Sois terra bendita e sacerdotal. Sois de castidade símbolo real. Cidade do Altíssimo, porta oriental; sois a mesma graça, Virgem singular. Qual lírio cheiroso, entre espinhas duras, tal sois Vós, Senhora entre as criaturas. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toque em Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Nona (3 horas da tarde)

Sede em meu favor, etc. Glória seja ao Pai, etc.

Hino

Deus vos salve, cidade de torres guarnecida, de Davi, com armas bem fortalecida. De suma caridade sempre abrasada, do dragão a força foi por Vós prostrada. A mulher tão forte! A invicta Judite! Que Vós alentastes o sumo Davi. Do Egito o curador, de Raquel nasceu: Do mundo o Salvador Maria no-Lo deu. Toda é formosa minha companheira, nela não há mácula da culpa primeira. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração, toquem o Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Vésperas (6 horas da tarde)

Sede em meu favor etc. Glória seja ao Pai etc.

Hino

Deus vos salve, relógio, que, andando atrasado, serviu de sinal ao Verbo Encarnado. Para que o homem suba às sumas alturas, desce Deus dos céus para as criaturas. Com os raios claros do Sol da Justiça, resplandece a Virgem, dando ao sol cobiça. Sois lírio formoso que cheiro respira entre os espinhos. Da serpente a ira Vós a quebrantais com o vosso poder. Os cegos errados Vós alumiais. Fizestes nascer Sol tão fecundo, e como com nuvens cobristes o mundo. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Completas (9 horas da noite)

Rogai a Deus, Vós, Virgem, nos converta, que a sua ira aparte de nós. Sede em meu favor etc. Glória seja ao Pai, etc.

Hino

Deus Vos salve, Virgem Imaculada, Rainha de clemência, de estrelas coroada. Vós sobre os Anjos sois purificada; de Deus à mão direita estais de ouro ornada. Por Vós, Mãe de graça, mereçamos ver a Deus nas alturas, com todo prazer. Pois sois esperança dos pobres errantes, e seguro porto dos navegantes. Estrela do mar e saúde certa, e porta que estais para o céu aberta. É óleo derramado, Virgem, Vosso nome, e os vossos servos vos hão sempre amado. Ouvi, Mãe de Deus, minha oração. Toquem Vosso peito os clamores meus.

Oração

Santa Maria, Rainha dos céus, etc.

Oferecimento

Humildes oferecemos a Vós, Virgem pia, estas orações, porque, em Vossa guia, vades Vós adiante. E na agonia, Vós nos animeis, ó doce Virgem Maria. Amém

DSC09416

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 27 de julho de 2012

Comunidade Hóstia Santa comemora o Dia dos Avós

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Ontem após a fraternmidade formativa vocacional as lideranças gerais em comunhão com outras lideranças acharam por mais que merecido homenagear a mãe de nosso fundador Reginaldo Aragão Araújo, Dona Maria Nazaré Aragão Araújo, que foi chamada de surpresa e homenageada por canticos, palmas, com direito a discurso de nossa co-fundadora que declamava com autoridade a importante presença dela em meio a nós.

Depois pelas mãos das lideranças Gerais Valeria Carvalho e Gessiane Costa, foi a ela entregue como ato de gratidão um Icone dos Sagrados Corações de Jesus e Maria, a qual particularmente ela é devotissima.

No final ela mesma se entituleja como avó de toda Comunidade Hóstia Santa, sendo mãe de nosso fundador disse ela, mais que lógico e prazeroso ser ela nossa avó e nos prometera que quando quisermos estariamos bem vindos (as) a sua residencia para um momento mais familiar e artuiculativo.

Parabéns Dona Maria Nazaré Aragão Araújo nossa Avó espiritual, suas orações serão bem aceitas a nosso favor por Deus a quem tens tanta intimidade.

 

 

MENSAGEM

A Senhora Dona Nazaré, Vovó que nos cerca de muito carinho, de muito amor.

Que nos faz todas as vontades.

Que nos dá tudo sem nada pedir.

Que nos ama mais que a si própria.

A Senhora Dona Nazaré, minha (nossa) querida vovó, que Deus a abençoe cada dia mais.

Que nos dê a bênção de sempre tê-la conosco, nos dando muito amor, nos passando experiências, nos ouvindo com carinho, nos dengando, nos orientando, nos aconselhando, nos suportando sempre com muita paciência.

A Senhora Dona Nazaré é para nós da Comunidade Hóstia Santa e para seus netos (as) Raissa Aragão, Estefanie Aragão, Pedro Aragão, Aline Aragão e Levi Aragão, seus netos, um grande exemplo de experiência, de trabalho, de honestidade, de paciência, de fé, de firmeza, e principalmente de muito amor.

PARABÉNS...Amamos a senhora Vovó...

Gessiane Costa, chs (Consagrada, Lider da Animação e Libertação e colaboradora da Liderança Geral)

-----Pax et Bonnum-----

Eucarístia em São Tomás de Aquino–Suma Teológica–Formação

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Eucarístia é Necessárioà Salvação:

1) Com efeito, o Senhor diz: “Se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós” (Jo 6, 54). Ora, neste sacramento se come a carne de Cristo e se bebe o seu sangue. Logo, sem ele o homem não pode ter a salvação da vida espiritual.

2) Além disso, este sacramento é um alimento espiritual. Ora, o alimento corporal é necessário para a saúde do corpo. Logo, também este sacramento é necessário à salvação espiritual.

3) Ademais, o batismo é o sacramento da paixão do Senhor, sem a qual não há salvação. O mesmo vale para a eucaristia, pois o Apóstolo diz: “Todas as vezes que comerdes deste pão e beberdes deste cálice, anunciareis a morte do Senhor, até que ele venha” (I Cor 11, 26). Logo, como o batismo é necessário à salvação, também o é este sacramento.

Em sentido contrário, escreve Agostinho: “Não penseis que as crianças pequenas não podem ter a vida por não terem parte no corpo e sangue de Cristo”.

RESPONDO: É preciso considerar duas coisas neste sacramento: o sinal sacramental e a realidade do sacramento. A realidade do sacramento é a unidade do corpo místico, sem a qual não pode haver salvação, porque ninguém tem acesso à salvação fora da Igreja, como tampouco no dilúvio houve salvação fora da arca de Noé, que significa a Igreja. Mas também se disse que a realidade de um sacramento pode ser obtida antes da recepção do sacramento, pelo desejo de receber o sacramento. Portanto, antes da recepção deste sacramento, o homem pode ter a salvação pelo desejo de recebê-lo, como antes do batismo, por seu desejo.

Mas há uma diferença em dois pontos.

Primeiro: o batismo é o princípio da vida espiritual e a porta dos sacramentos, enquanto a eucaristia é como a consumação da vida espiritual e a meta de todos os sacramentos. A santificação obtida nos demais sacramentos é preparação para receber ou consagrar a eucaristia. Assim, receber o batismo é necessário para iniciar a vida espiritual, enquanto receber a eucaristia é necessário para levá-la a termo, não para tê-la simplesmente; para tanto, basta tê-la em desejo, pois no desejo e na intenção está presente a meta.

Segundo: outra diferença está em que pelo batismo o homem é orientado à eucaristia. Assim, pelo fato mesmo de serem batizadas, as crianças são orientadas pela Igreja para a eucaristia. Deste modo, como crêem pela fé da Igreja, pela intenção da Igreja desejam a eucaristia e, por conseguinte, recebem sua realidade. Mas, como não se orientam ao batismo por um sacramento precedente, antes de receber o batismo, as crianças não têm de modo algum o batismo em desejo, somente os adultos. Assim não podem receber a realidade do sacramento sem que recebam o próprio sacramento. Por conseguinte, este sacramento não é necessário à salvação como o batismo.

Quanto aos argumentos iniciais, portanto, deve-se dizer que:

1) Explanando aquela palavra de João “Este alimento e bebida”, isto é, de sua carne e seu sangue, Agostinho esclarece: “O Senhor quer que seja entendido como a comunhão de seu corpo e de seus membros que é a Igreja, nos santos e fiéis predestinados, chamados, justificados e glorificados”. E diz ainda na carta a Bonifácio: “Ninguém discuta, de modo algum, que cada fiel se torna participante do corpo e sangue do Senhor, quando no batismo se faz membro do corpo de Cristo; e não deve julgá-lo alheio à comunhão do pão e do cálice, mesmo que, constituído na unidade do corpo de Cristo, parta deste mundo antes de comer daquele pão e de beber do cálice”.

2) Há uma diferença entre o alimento corporal e o espiritual. O alimento corporal se converte na substância daquele que se nutre dele e por isso não adianta à conservação da vida a não ser que seja realmente consumido. O alimento espiritual, porém, transforma o homem naquilo que ele come. Agostinho narra ter como que ouvido a voz de Cristo que lhe dizia: “Tu não me mudarás em ti, como fazes com o alimento de tua carne, mas te transformarás em mim”. Ora, podemos mudar-nos em Cristo e incorporar-nos a ele pelo desejo do espírito, mesmo sem receber este sacramento. Assim, neste ponto não se pode fazer uma comparação entre o alimento corporal e o espiritual.

3) O batismo é o sacramento da morte e paixão de Cristo, enquanto o homem nasce de novo em Cristo pela força de sua paixão. Mas a eucaristia é o sacramento da paixão de Cristo enquanto leva o homem à perfeição na união ao Cristo da paixão. Por isso, como o batismo se chama sacramento da fé, que é o fundamento da vida espiritual, a eucaristia se chama sacramento da caridade, que é o “vínculo da perfeição”, como diz Paulo.

Fonte: ST, III, 73,3

-----Pax et Bonnum-----

13º Encontro das CEBs do Estado do Rio Grande do Sul em Santa Maria - RS

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Está acontecendo desde ontem 26, o 13º Encontro das CEBs do Estado do Rio Grande do Sul em Santa Maria – RS, que irá até o dia 29 desde mês. Com o tema a ser desenvolvido “Justiça e profecia a serviço da vida” e com o lema bem sugestivo de uma necessidade em todoa a Igreja -  “proféticas e missionárias na vivência do Reino”

Acompanhemos o que disse o assessor Pe Vileci Basilio Vidal

JUSTIÇA E PROFECIA A SERVIÇO DA VIDA

O 13º Intereclesial das CEBs do Rio Grande do Sul é um apelo para que as Comunidades de Base não deixe cair à profecia. E para atender a esse apelo feito por Dom Hélder, dias antes de sua morte, o trem das CEBs deve correr sobre dois trilhos: a Justiça do Reino e a construção da Paz. Para o profeta Isaías, quem busca a justiça está em busca de Deus (Is 51,1); e o próprio Jesus disse: “Buscai primeiro o Reino de Deus e a sua Justiça” (Mt 6,33). O alicerce da Justiça e da Paz começa na construção do relacionamento humano, entre as pessoas, para que possa nascer e renascer a vida em comunidade. A semente da Paz não é como a semente de alface que nasce facilmente, mas como a semente de jacarandá: cresce devagar, leva tempo, a vida inteira.

Se a justiça é a virtude de dar a cada um aquilo que é seu, e a justiça social acontece quando todos se realizam plenamente como ser humano e vivem dignamente, então o sistema que privilegia poucos e coloca milhões na miséria não é justo. O programa “Brasil sem miséria” significa apenas um remendo para tapar uma parte da tragédia social que foi sendo construída ao longo dos séculos XX e XXI. Não se trata de uma política que reforce as condições de auto-organização da população, mas sim da burguesia. Pois, um desenvolvimento somente econômico não está em condições de libertar o ser humano; pelo contrário, acaba por escravizá-lo mais. O governo, como no tempo dos militares, continua apostando que o desenvolvimento se faz particularmente com grandes projetos, não importa a dor e comoção dos atingidos, as obras precisam ser feitas, mesmo que certos grupos tenham que ser sacrificados pela transposição do Rio São Francisco, pela usina nuclear de Itacuruba – PE, pelo urânio em Caitité – BA, pela usina do Rio Madeira – RO, pela barragem do Belo Monte – PA, pelo monocultivo do boi, da cana de açúcar, da soja, do eucalipto, pelas obras da Copa, etc. Todos são projetos pertencentes aos interesses do grande capital e que impactam comunidades tradicionais e a natureza.

Nos tempos do povo bíblico, houve épocas que as pessoas descobriam a Palavra divina através dos profetas e profetizas que denunciavam as injustiças. Depois, no meio dos exilados e no meio do povo lavrador não exilado surgiram profetas que não mais denunciavam os erros do povo e sim tentavam consolar e manter a esperança da salvação para comunidades meio desesperançadas. Parece ser o contexto das CEBs hoje: vive uma profecia da consolação em meio às vítimas dos grandes projetos do governo. E, como reza o salmista (Sl 74,9), parece que “não há mais nenhum profeta e ninguém sabe até quando”. Mas se abrirmos os olhos, a mente e o coração, descobrimos novos tipos de profetas e profetizas. Deus nunca deixa de se comunicar conosco. Paulo de Tarso fundou grupos de profetas e chamou de Igreja. Tratava-se de pessoas que queriam seguir o profeta Jesus de Nazaré. As Comunidades Eclesiais de Base (CEBs), a partir do Concílio Vaticano II, depois da conferência de Medellin (1968), procuram assumir esse papel profético da Igreja: grupos de pessoas que defendem a Paz promovem o diálogo e se colocam a favor dos pobres e injustiçados. São comunidades de Base formadas por pessoas que assumem o desejo de serem discípulas e missionárias de Jesus a serviço da vida.

-----Pax et Bonnum-----

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Comunidade Hóstia Santa Convidada para está nas atividades do Centenário Dom Hélio Campos

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC09501Hoje às 19h20 aconteceu um encontro fraterno na ambição de criar parcerias entre o pretendente Organização do Centenário de Dom Hélio Campos na pessoa de Alex Ferreira, também articulador da PASCOM da Paróquia Nsª das Graças, e integrante do Grupo DOM, como també secretário da Região Metropolitana Nsª Assunção  com as Lideranças Geras, nas pessoas de Valéria Carvalho e Gessiane Costa, na presença dos outros consagrados Dª Hilda Rodrigues (Intercessão) e Paulo da Costa (Pregados da CHS).

Uma proposta de estamos inseridos como parceiros nas atividades sejam elas dispositivos para uma chamada de conscientização ou entretenimento, prontamente explaDSC09491nado pelo pretendente Alex Ferreira, logo foi tendido, pós dialogo e algumas explicações de efeito necessário para o andamento.

Nós da Comunidade Hóstia Santa estaremos empenhados com todo nossos serviços de evangelização: ARTES (Theatro, Dança e Música) – COMUNICAÇÃO (Blog, Site, Programa de Rádio e Revista) – ESPIRITUALIDADE (Animação e Libertação e Intercessão e claro com muita disposição para animar em qualquer outra necessidade que houver, na perspectiva de estarmos inseridos num momento histórico de nosso Bairro Cristo Redentor o Grande Pirambu.

O desejo dos organizaDSC09494dores não é simplesmente deixar a se conhecer, mas sobretudo, enraizar o que já é conhecido dos mais antigos e promover aos mais jovens destemor de luta, libertação em comunhão com a mística e missionáridade, inseridos numa Paróquia Missionárias mantidas por Religiosos Franciscanos Capuchinhas, onde quem está a frente é um grande amigo pessoal da Comunidade Hóstia Santa que é o Frei Oliveira, OFCap, que abraça a causa, desprendido de todo e quaisquer autoritarismo e que nos faz mais próximo é sabermos que ele e todo sua equipe deDSC09499 agentes pastorais comungam com o Reno de Partilha e solidariedade.

Fiquem atentos as nossas postagens por nossos meios de comunicação e desde já se organizem para estarmos juntos nessa festa que começará de Agosto de 2012 à julho 2013. Com atividades espalhadas em diversos pontos culturais e religiosos de Fortaleza.

ANTES DE QUALQUER OUTRA NECESSIDADE QUE TENHAS EM SABER DESSE MOMENTO INTERCEDA PARA QUE TUDO OCORRA PARA GLÓRIA DE DEUS EM TODAS AS ATIVIDADES CULTURAIS E RELIGIOSA, FORMATIVAS E CATEQUETICAS, ANUNCIADORA E DENUNCIADORA.

CONTAMOS COM TODA SUA FAMILIA

-----Pax et Bonnum-----

segunda-feira, 23 de julho de 2012

Comunidade Hóstia Santa te Leva para Dançar com A Banda Dominus

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

CHS e Banda DominusSaindo de uma festa que sabemos que nunca acaba e indo para uma outra de muito movimento…

A Comunidade Hóstia Santa em parceria com a Paróquia Mãe Santíssima, está com ingressos para te levar para Dançar a Noite Toda com a Banda DOMINUS, isso mesmo, no dia 13 de outubro de 2012 no Ginásio Aécio de Borba – Rua Paulino Nogueira, s\n, Benfica – a partir das 19h, também estará lá as Bandas Kyrios Dei e Sopro de Deus.

Entre em contacto conosco e vamos juntos dizer que Deus é minha Salvação!!!!

-----Pax et Bonnum-----

Terminou a 15ª Edição do Festival Halleluya 2012 - E a Comunidade Hóstia Santa conclui o seu 12º Ano levando a Caravana CHS para a Festa que Nunca Acaba!

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC09423Pois é galera santa de cada dia que Deus nos faz mais próximo a cada instante, acabou a Festa que Nunca Acaba, mas calma de acordo com a organização do evento 2013 terá mais e nós da Comunidade Hóstia Santa se comprometemos para leva-los e traze-los com alegria!!!

DSC09179Não falhamos nenhum dia, desde o primeiro dia, 18 até ontem 22 pontualmente nosso ônibus estavam a disposição para com todos aqueles (as) que conosco se uniram para irmos ao 15º Festival Halleluya promovido pela Comunidade Católica Shalom, em seus fundadores Moises Azevedo e Emir Nogueira, que é notável a cada ano haver uma novidade. Parabéns comunidade Shalom!

E como já iniciamos os agradecimentos daremos portanto a quem também merece de forma inequívoca que são eles: Ao Ex.Mº Sr Dr Idalmir Feitosa, ao Ex. Mº Sr Dimas (SINDIONIBUS), aos Srs. Motoristas de cada dia, as empresas, as Equipes de apoio para com o andamento de nosso compromisso para com esse momento da Comunidade Hóstia Santa, nas pessoas de nossas lideranças gerais Valéria Carvalho, chs e Gessiane Costa, chs (FOTO) que com muito afinco e flexibilidade tiveram êxito para realização dinâmica de organização do pessoal escalado, as pessoas de nosso financeiro e providência, nas pessoas de Lêda Carvalho, chs e Amanda Albano e claro a todos que de uma forma fraterna nos ajudavam no percurso inda e vinda com sua disposição de nos ajudar que destacamos a pessoa do Sansão (FOTO).

DSC09142Nossos Serviços de evangelização que ficaram diretamente nesse ano 2012 para que pudéssemos ter a devida e eficácia sucesso nessa empreitada também queremos por esse post agradece-los, como: Financeiro CHS, Providência CHS, Comunicação CHS e pessoal do secretariado CHS, nossos muito agradecimentos, fazei tudo portanto com amor e verás o sorriso em tua própria família que te recebe e te nutre espiritualmente!

Nosso fundador Reginaldo Aragão (FOTO)DSC09246, estava quase todos os dias conosco e com voz forte de líder e pastor organizava a organização internas dos viajantes e de forma conquistadora de pai fazia-nos merecer mais ainda sua presença tão cara entre os seus (nós) e os demais que se sentem seguros pela organização e facilidade de sua liderança. “Nos causa um sentimento de destemor quando ele nos fala”, dia a Dona Assunção – Integrante do MESC da Igreja Perpetuo Socorro.

E a comunicação pelas lentes da equipe da Revista Católica Gênesis vão te deixar com saudades do término e você que não foi com curiosidade que querer ir conosco no próximo ano. Deus abençoe a todos (as), mas fiquem agora com alguns momento registrados pela Equipe de Comunicação São Francisco de Sales da Comunidade Hóstia Santa.

1º DIA

2º DIA

3º DIA

4º DIA

5º DIA

E NÃO SE ESQUEÇA TEMOS INGRESSOS PARA QUE VOCÊ POSSA IR CONOSCO NO DIA 13 DE OUTUBRO DANÇAR MUITO E ORARMOS COM A BANDA DOMINUS NO AÉCIO DE BORBA…

ENTRE EM CONTACTO CONOSCO

 

-----Pax et Bonnum-----

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO