sábado, 27 de fevereiro de 2010

Varões Escolhidos de Deus - CHS

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC05579Mais uma atividade na comunidade Hóstia Santa fundamentada à Luz da Palavra: Mensalmente, mesmo havendo o pastoreio periodico  acontecerá um Grande Momento de desabafo, confiança, amizade, lealdade, fidelidade etc e tal entre os varões da CHS em conjunto do fundador Reginaldo Aragão, que provoca a discursão para um grande dialógo, dos mais diversos temas, que circundam a juventude e/ou a sociedade em geral.

DSC05572Com base na Palavra de Tg 5, 16 “Se confesares teus pecados aos teus amigos serás curados”, nosso fundador como foi dito provoca a questão familiar, pessoal, Comunidade, espiritualidade etc. Muito bom podermos conversar abertamente e solidificar o quisito ‘Amizade entre aqueles que Deus nos deu’, disse nosso fundador, que parafraseou Cristo aos seus apostolos ao dizer: “Não vos chamo de servos , mas de amigos”.

Houve momento de orações que nos decorrer do diálogo acontecia cura de corações, desalienações, busca de soluções. Foi uma noite de conversa de pai para filhos.

Busque conversar mais com os demais outros e você estará produzindo “A Palavra da Salvação”, aliviando e previnindo até AVC’s que anda levando tantas pessoas não interessando a idade. Converse com os seus!

Próximo momento será com a fidelissimas Mulheres do Senhor…aguardem!

Queira você também querer conhecer a vocação da Comunidade Hóstia Santa – hostianitas: “Sêde Hóstias Vivas e Agradáveis a Deus” – Rm 12, 1-2

CASA DO ACOLHER – RUA DOIS, 64, CRISTO REDENTOR – FORTALEZA CE – BRASIL

9982.4531 / 3282.3899

3ª e 5ª FEIRAS DAS 19h às 21h e aos SÁBADOS DAS 16h às 18h

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Pe Sérgio Bedin – Concorendo a Garagem do Faustão

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Tudo bem devamos sim atingir a todos com a evangelização, mas nosso conceito de PASTORAL, como anda, com que estamos ‘gastando nosso tempo’.

De qualquer modo vamos lá é votar no padre que está buscando entrar na garagem do Faustão…votem para não ser mais um momento de declive em nossa ‘classe de fiéis’

LINK ATALHO PARA VOTAR: http://domingaodofaustao.globo.com/Domingao/Garagemdofaustao/0,,16989-p-V1218128,00.html

-----Pax et Bonnum-----

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

OREM CONOSCO

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

VEM AÍ…

“JOVENS INFLAMADOS PELA PALAVRA”

…mais detalhes em breve, nesse momento orem conosco!

Deus os abençoem!

-----Pax et Bonnum-----

Consagradsa CHS em Missão No Convento dos Frades Jesusitas (MÚSICA E PREGAÇÃO)

Save Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC02999Olá blogeiros (as) nós da Comunidade Hóstia Santa – CHS, estaremos no dia 06 e 07 de Março no convento dos Jesuitas em Baturité animando e pregando no Retiro Espiritual de quaresma promovido por Locutores da Rádio Dom Bosco.

PREGADORES (as): Fr João Maria, Maria Alves, Célio Rolim, Gil França e Márcia Brandão, chs (FOTO)

ANIMADORES: Ministério de Música Esplendor de Cristo na pessoa da Valéria Carvalho, chs (FOTO)…e outros!

PARTICIPEM VC TAMBÉM – LIGUE HJ MESMO E RESERVE SUA  PARTICIPAÇÃO NESSE RETIRO DE ESPIRITUALIDADE QUARESMAL.

DIAS: 06 e 07 DE MARÇO

LOCAL: CONVENTO DOS JESUITAS (BATURITÉ – CE - BRASIL)

-----Pax et Bonnum-----

segunda-feira, 22 de fevereiro de 2010

CF 2010 – Assuma e Participe em Sua Comunidade Paroquial das Atividades

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

CARTAZ

VIDEO 1

VIDEO 2

VIDEO 3

-----Pax et Bonnum-----

A Arte e a Liturgia

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Fico perplexo quando não se há a dita cultura ainda e em pleno século XXI da importancia da Arte nos diversos meios de aglutinaçoes humanas, principalmente em nossa Igreja por muitos ainda amornada, digo, a cultura sacra em suas diversas expressões.

A quem você segue e o que é mais importante e não por qual caminhos você trilha, mas re-salvo, é quem nos dirige.

Na Enciclica Sacramentum Caritatis, II, 41, de Sua Santidade o Papa Bento XVI que nos direciona, orienta e sobretuto, nos desaliena com sua palavras:

Arte ao serviço da celebração

image 41 A profunda ligação entre a beleza e a liturgia deve levar-nos a considerar atentamente todas as expressões artísticas colocadas ao serviço da celebração.(122) Uma componente importante da arte sacra é, sem dúvida, a arquitectura das igrejas,(123) nas quais há-de sobressair a coerência entre os elementos próprios do presbitério: altar, crucifixo, sacrário, ambão, cadeira. A este respeito, tenha-se presente que a finalidade da arquitectura sacra é oferecer à Igreja que celebra os mistérios de fé, especialmente a Eucaristia, o espaço mais idóneo para uma condigna realização da sua acção litúrgica; (124) de facto, a natureza do templo cristão define-se precisamente pela acção litúrgica, a qual implica a reunião dos fiéis (ecclesia), que são as pedras vivas do templo (1 Pd 2, 5).

O mesmo princípio vale para toda a arte sacra em geral, especialmente para a pintura, a escultura, expressões corporais, devendo a iconografia religiosa ser orientada para a mistagogia sacramental. Um conhecimento profundo das formas que a arte sacra conseguiu produzir, ao longo dos séculos, pode ser de grande ajuda para quem tenha a responsabilidade de chamar arquitectos e artistas para comissionar-lhes obras de arte destinadas à acção litúrgica; por isso, é indispensável que, na formação dos seminaristas e dos sacerdotes, se inclua, entre as disciplinas importantes, a História da Arte com especial referimento aos edifícios de culto à luz das normas litúrgicas. Enfim, é necessário que, em tudo quanto tenha a ver com a Eucaristia, haja gosto pela beleza; dever-se-á ter respeito e cuidado também pelos paramentos, as alfaias, os vasos sagrados, para que, interligados de forma orgânica e ordenada, alimentem o enlevo pelo mistério de Deus, manifestem a unidade da fé e reforcem a devoção.(125).

Reflita agora só um pouco do que estudei:

A liturgia nos propõe ser o caminho de início para todo e qualquer esboço sobre o THEATRO: sabemos sim, que o ritual litúrgico está na origem de todas as representações cênicas, perfazendo um teatro “em estado larvar”, do qual as mais conhecidas manifestações são as dos gregos e as dos bizantinos. Estas representações, plenas de ritmo, cores e música, correspondiam às representações mágicas dos povos primitivos e aos mistérios eleusinos. Eram, portanto, ligadas ao sagrado que, no teatro, rapidamente confundiu-se com o religioso, daí seu caráter litúrgico.

Bom sabermos também, ou memorarmos, que na França, tem-se notícia de dramas litúrgicos escritos em latim desde os séculos X, XI e XII (Quem Quaeretis, Introit de Noël, Ordo Prophetarum). Em língua francesa, vão aparecer, no fim do século XII e no princípio do século XIII, os textos paralitúrgicos de Jeu d’Adam, Jeu de Saint Nicolas, Passion des Jongleurs e Miracle de Théophile. Também a Inglaterra teve o seu drama litúrgico, por volta do século XIV. Da Espanha, na segunda metade do século XII, vem o Auto dos Reis Magos. No século XIII, o rei Afonso X decretou a “Lei das Sete Partidas” que, se proibia aos clérigos os “jogos de escárneo”, ao mesmo tempo autorizava a representação do Nascimento e da Ressurreição de Jesus Cristo. Este tipo de encenação era restrito, no princípio, ao altar-mor e/ou ao adro das igrejas, e só bem mais tarde alcançou outros espaços. De Portugal, tem-se notícia de um drama litúrgico num breviário do século XIV, do Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra. Entretanto, pela tardia influência francesa e mesmo romana (sabe-se que os romanos levaram seu teatro à Lusitânia), são relativamente escassas as representações litúrgicas nessa época. Está documentada apenas a antífona pastoral Quem vidistis, do ciclo de Natal. De mais tarde (século XV) existem registros de encenações para a procissão de Corpus Christi e, no século XVI, já eram comuns o drama da Paixão e o da Ressurreição, bem como as laudes e cantigas espirituais do beneditino André Dias.

É consenso, pois, que foi na Idade Média que se consolidou o drama litúrgico, pois que foi nessa época que ele alcançou o seu padrão, disseminado em mistérios, moralidades e milagres. Estas formas tiveram uma origem comum: as procissões, os autos sacramentais, os corais, as ladainhas, as novenas, as vias-sacras e os cantos natalinos. Ou seja, formas rituais litúrgicas que, na sua evolução, se atualizaram nos mistérios (encenações de narrativas bíblicas, algumas vezes enxertadas com episódios extraídos de Evangelhos apócrifos), nas moralidades (peças alegóricas caudatárias de uma “tendência a coisificar, substantivar, isolar (...) os estados, qualidades, ações – em suma, os processos”), e nos milagres (dramas de caráter educativo, com argumento estruturado sobre “uma situação embrulhada cujo desenlace só pode vir do sobrenatural").

Quem assim impeça a liberdade de expressão artistica na Igreja, não conhece a Valiosa Liturgia. Quando se faz bem um theatro, se canta bem um hino, ou salmodia, nada interfere a Manifestação do Sagrado, pois Ele mesmo se manifestou na Arte.

clip_image002PARTICIPE DAS EXPRESSÕES ARTISTICAS DURANTE ESSE MOMENTO QUARESMAL EM SUAS PROCISSÕES (Em nossa Paróquia Cristo Redentor, ousamos em fazer a encenação da Meditação dos Passos de Jesus / Entrada de Jesus em Jerusalém (Procissão de Ramos) / Missa do Lava-pés / O Auto da Paixão de Cristo (Procissão da Sexta-Feira Santa) e a Ressurreição de Cristo (Domingo da Ressurrição)

PROCURE-NOS

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

O Auto da Paixão de Cristo – Paróquia Cristo Redentor

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Autorizado a realização da Procissão da Sexta-feira Santa sob a orientação do pároco Ir pe Helton Reis (Paróquia Cristo Redentor), que numa conversa com o fundador da Comunidade Hóstia Santa, fizeram um reajuste no Itinerário, repertório e tal!

A tão tradicional Procissão da Grande Via Sacra acontecia a rimeira vez sob a direção do Ir pe Caetano, inj (memorian) e pe Norberto na decáda de 70, qdo pe Norberto ia levando uma cruz pequenina as costas sob as dunas do antigo Pirambu, enquanto Ir pe Caetano ia junto ao povo provocando a reflexão das estações da via crucis.

PAssando outras decádas 80, 90 foi no ano de 1998, ano que falecera o pai de nosso fundador que ele fora convidado para participar como o ‘mau ladrão’, sem saber o que realmente era esse momento forte na pároquia e sem saber o que acontceria mais tarde, aceitou, durante o percurso, ele foi acomutido de uma tristeza que foi ocacionada pela perca de seu genitor, onde acabou ‘roubando’ a cena da personagem do Cristo, pessoas ficaram comovidas e ele foi convidado no ano de 1999 a ser o protagonista como Cristo, ficando até o ano 2009, passando exatamente 12 anos, sendo 11 com a personagem de Jesus Cristo nesse ano ficará exclusivamente na direção artistica dos demais atores e atrizes (voluntário) que fazem acontecer a continuação dessa tradição na Pároquia Cristo Redentor.

Trata-se de um elenco selecionado que acontece as encenações em via pública insticando a reflexão das estações da via crucis sob a orientação do Livro da CF (intenção da CHS há 5 anos). Bom que se saiba que quando a CHS ficou a frente da direção houve então uma melhoria de figurino, quadros, figurinistas, maquiagem, interpretação, sonoplastia etc!

As personagens que são interpretadas são: Jesus Cristo; Virgem Maria; Maria Madalena; João; Pedro; Tiago; Judas; Verônica; Simão de Cirene; As Filhas de Jerusalém; 10 Soldados; Satanás e cerca de 20 figurantes (sendo que os penitentes que acompanham a procissão se enquadram no cenário)

PARTICIPEM: BASTA NOS PROCURAREM – CASA DO ACOLHER – RUA DOIS, 64, CRISTO REDENTOR – 30.337.670 FORTALEZA/CE – BRASIL – 9982.4531 / 8773.7503 /8869.0778 – reginaldochs@hotmail.com (msn)

-----Pax et Bonnum-----

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Comunidade Católica Família Novo Israel – CCFNI – Novo Coordenador Geral

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

image É com muita alegria em meu coração e de meus filhos (as) espirituais em podermos postar essa graça de Nosso Senhor Jesus Cristo na vida da Comunidade Católica Família Novo Israel da Paróquia Cristo Redentor – Fortaleza CE.

A postagem de anunciar e convidar que no dia 20 de fevereiro a partir da 15h na Morada do Senhor (Rua Felipe Camarão esquina com Rua Dª Mendina) acotecerá a posse do novo coordenador geral que será nosso irmão de fé Willian Santiago (FOTO - ESQUERDO), que nesses 4 últimos anos tem estreitados sua amizade conosco e nos fortalezendo de esperança de uma possibilidade de um novo pensamento de Unidade sem dinstinção e nem predileção só a alguns, ou seja, nele não vemos o ato ‘bajulativo’ que infelizmente é uma das grandes chagas em nosso meio comunitário.

image Testemunhamos esse irmão, que tem a responsabilidade de pai da (Amabilis) e de ser o bom esposo da Srª Tamires, que certamente são reflexos de uma futura coordenação com severidade, responsabilidade, determinações e sobretuto, com humildade de poder ouvir a muitos, pois o vemos como ‘aquele que dá ouvidos’.

Nós da Comunidade Hóstia Santa ficamos felizes pela fundação da CCFNI (Sr Luis) com os demais que deram com certeza ouvidos a vontade de Deus em convidá-lo.

Onde você poderá encontrar virtualmente o Willian Santiago (Tiago do Novo Israel): http://somosdonovoisrael.blogspot.com/ / http://tiagofni.blogspot.com/ / tiagofani@hotmail.com

Fica também nossa disposição naquilo que pudermos ajudar com nossos Ministérios (ARTES – PROMOÇÃO HUMA – PROMOÇÃO ESPIRITUAL)

-----Pax et Bonnum-----

quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Obrigado Bom Deus Por Cumprir Suas Promessas..Éfeta 2010

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

LIBERTAÇÃO, CONFIRMAÇÃO, RE-CONCILIAÇÃO, EXTRAÇÃO DE LÁGRIMAS ANTIGAS QUE JÁ ESTAVAM NEM MAIS SALGADAS E SIM SALOBRAS DE TÃO ANTIGAS QUE ERAM…

image Foi isso que o Senhor Bom Deus propocionou aos participantes da 8ª edição do retiro Éfeta 2010 que aconteceu no guagiru/Caucaia/CE – desde o dia 12 ao dia 16.

As palestras, orações de cura, os momentos de exaltações a Nossa Senhora, as Adoração ao Palavra de Deus, ao Ss.Mº Sacramento do Altar, a Santa Missa, as refeições, os dialogos, os descansos, tudo, sinceramente tudo até os conta-tempos foram causa de mortificações a cada um (as).

image Agradecemos ao Coordenador da RCC – Paróquia Cristo Redentor Willian Santiago (Tiago da CCF Novo Israel) (FOTO) que nos alegrou com sua visita exatamente na hora que esvamos adorando a Palavra de Deus.

As fotos estão sendo no setor de triagem do MInistério de Comunicaçaõ da CHS em breve ficarão disponiveis para que vocês possam perceber nos rostos de cada hostianita a satisfação de serem e terem abraçado a Vocação da Comunidade Hóstia Santa, sendo agora eles (as) hóstias vivas e agradáveis a Deus!image 

-----Pax et Bonnum-----

De volta e Curado…

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

image Agradeço a todos (as) que se fizeram pre-ocupados com a gravidade que eu me encontrava de declinação a minha saúde. Como muitos souberam fui acometido de uma virose (Dengue) - pós ter me exaustado na refoma de nossa sede ainda não conclusa (peço oraçoes) – e no terceiro dia de muito esforço, me veio uma forte dor de cabeça, febre , tontura etc e tal, que eu acreditava em ter sido apenas por tanto esforço, mas que nada, me veio um desespero que me ajudara a procurar um profissional e esse me pontuando uns exames foi então constatado minha deficiencia de plaquetas que chegou abaixar a 121 (foi um momento de susto), mas busco a cada dia ser um homem de fé consistente e sou grato a Deus que me permitiu para que assim num outro estágio podesse eu ser provado e aprovado aos Seus cuidados, agradeço a minha família particularmente a minha mamãe Maria Nazaré e as pessoas que me telefonavam constantemente, não por especulação, mas dava para sentir os  cuidados, as pessoas que me visitaram em meu leito (em casa) antes de irem a Stª Missa ou virem da mesma e a todos os meus filhos e filhas espirituais da Comunidade Hóstia Santa que me são caros e a presença importantissima do Ir pe Francisco Gomes, inj, que buscou está sempre vindo em minha casa para me encorajar, conversar, me dar atenção e eu o falava que na vida de um leigo é muito importante a presença do sacerdote.

Mas graças a cuidados, remédios, e sobretudo, o amor que pude sentir que eu estava recebendo foi-me encorajando a buscar mais rápido a re-habilitação e responder com disposição a redenção de minha saúde.

image É certo que fui ainda muito fraco participar da 8ª Edição do retiro da CHS, no Guagiru/Caucaia/CE, mas não senti muita diferença se eu estivesse em casa aos cuidados de minha família, pois lá tive uma atenção triplicada de cuidados onde particularmente agradeço a Gessiane Costa, Márcia Brandão e Gilvan Rodrigues que numa noite de crise de frebre eles ficaram prontamente e atravessaram a madrugada me dando água, remedios etc (emocionado) como também a Valéria Carvalho, chs que mesmo sem saber me fazia melhorar pelo simples gesto que ela me creditava, falo do gesto de pedir a minha bênção logo pela manhã e a noite antes de dormirmos, ela vinha e diza: “Sua Bênção!” E eu a dava a bênção de Deus, e esse gesto me fazia ficar forte pois ela me sinalizava a responsabilidade de eu está alí ou de existir para eles!

Como é importante estarmos engajados (as) e convidar principalmente não se acostumar com nosso engajamento, mas se é algo bom que seja difundido, distribuido, a tantos que também desejariam viver em meio a verdadeiras amizades, a de suportarem e testemunharem o carinho e o amor que poderiam sentir com pessoas diferentes, uma nova familia, pois é assim que me sinto em nossa CHS, pois me sinto amparadoimage por meus verdadeiros amigos (as) que não me oferecem bajulações por eu ter algo, mas sei que os recebo por eu ser para eles um ser importante pelo simples fato de ser eu mesmo.

Muito obrigado, pois hoje estou mais disposto a buscar ainda mais minha disposição dita saúde, pois acredito que nas orações, adorações com a Palavra, com o Ss.Mº no Retiro Éfeta 2010, me foi restaurando sim eu creio minha saúde, que outrora estava escasa e debilitada, mas hoje acorda e sorrir para os novos desafios.

Amém!

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 12 de fevereiro de 2010

Retiro Éfeta 2010 – Como Não Acontecer

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Muitas foram as provações para essa 8ª Edição do Retiro Éfeta realizado pela Comunidade Hóstia Santa, mas uma coisa é certa, para aqueles que trilham nos caminhos do Senhor a aprovação nas provações logram exito.

Hoje dia 12 de fevereiro de 2010 a Liturgia da Palavra narra consistentimente o trecho evangelico que deu fundamento a existência da 1ª Edição do Retiro em 2002 que foi: Marcos 7, 31-37 (tal confirmação foi depois que alguns integrantes da CHS foi ter com Ir pe Caetano (memoriam) em sua cela e contar sobre o convite que eles tiveram em assumir um retiro num povoado do Guagiru/Caucaia/CE no lugar de um outro grupo (Comunidade Católica Família Novo Israel) que estariam migrando para o centro de Caucaia, tal convite foi feito por Nadia Mourão (CCFNI) e Dª Lúcia (moradora de Guagiru/Caucaia/CE).

Esse momento foi impar a ponto de podermos ter com o sacerdote que nos acompanhara espiritualmente e termos essa resposta do Stº Evangelho: “Meus servo queridos, vos mando para lá para que abram caminho a minha Palavra aos que queiram ouvir e Me mostrem na Eucaristia aos que quiserem Me ver” – após esse momento de profunda oração o Ir pe caetano, nos mostra o trecho evangelico e nos confirma o que o Senhor nos quisera fazer.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Marcos.— Glória a vós, Senhor. 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efetá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. - Palavra da Salvação.

Aí eu pergunto…Como não acontecer aquilo que não foi projeto dos homens, mas de Deus?

Rezem mais e busquem confiar somente no Senhor…

-----Pax et Bonnum-----

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

ÉFETA 2010 – A Caminho de Emaús

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Éfeta 2010 Nesse Ano da Graça de Nosso Senhor Jesus Cristo de 2010, nós da Comunidade Hóstia Santa estaremos sim, realizando nosso Retiro Éfeta, que já está em sua 8ª Edição, sendo que nesse ano, está sendo programado para ser interno, por força maior de estruturação para os externos na Capela junto aos organizadores daquela localidade, mas isso não impossibilitará que poderemos ser visitados e por momentos gozem da mesma Graça que será esse Retiro.

Agradecemos a Dª Beta que espontâneamente cedeu novamente a Creche Nsª de Fátima, onde será nossa estadia e funcionabilidade do 8º Retiro Éfeta que terá como Tema: “Éfeta: à Caminho de Émaus”, onde buscaremos caminhar com as prioridades de nosso Arcebispo de Fortaleza para esse Ano de 2010, ou seja, todas as formações, palestras abordaremos e buscaremos ver na Palavra de Deus no Evang de Jesus Cristo segundo Lucas no Cap 24, 13-35 a FORMAÇÃO-FAMÍLIA-JUVENTUDE-MISSÃO, pois foram essas as prioridades que nos foi orientadas por nosso Arcebispo Dom José Aparecido Tosi Marques.

PERIODO: 13 a 16 DE FEVEREIRO DE 2010

LOCAL: CRCHE Nsª DE FÁTIMA – Av 15 DE NOVEMBRO, GUAGIRU/CAUCAIA/CE

TAXA DE COLABORAÇÃO: R$ 25,00

APOIO: Movimento Emaús Vila Velha – Creche Nsª de Fátima Secretaria de Educação Caucaia/CE

image

-----Pax et Bonnum-----

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Carta V – Nacional da CEB’s às Comunidade do Brasil

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

CEB's No Planalto Central, em pleno cerrado, nós, representantes das CEBs dos 17 Regionais do Brasil, reunidos em Brasília – DF, no período de 28 a 31 de janeiro de 2010, com os seguintes objetivos: 1 – Avaliar a caminhada feita durante o 12° Intereclesial; 2 – Refletir o rosto das CEBs do Brasil em contribuição à preparação da 48° Assembléia Nacional dos Bispos do Brasil; 3- Perspectivas para o 13° Intereclesial.
No inicio de nosso encontro, trazemos a memória dos recentes acontecimentos, tais como: a ressurreição de nosso irmão Zé Martins, os 10 anos de martírio de Dorcelina Folador, as enchentes no Brasil, a tentativa de criminalização do MST através das prisões ocorridas em São Paulo e Santa Catarina, a tragédia ocorrida com os nossos irmãos haitianos, reforçada pelo testemunho da Ir. Rosângela, secretária pessoal da Dra. Zilda Arns e sobrevivente dessa tragédia.
A Análise de Conjuntura nos convocou a assumir o Projeto Popular, como propõe a Assembléia Popular, bem como abriu os nossos olhos para a relação Fé e Vida e o compromisso responsável que nos cerca com as Eleições de 2010.
Renovamos os compromissos assumidos pelos nossos delegados no 12° Intereclesial, e sentimos mais de perto o clamor da natureza, o grito dos pobres frente ao sistema neoliberal e a crise econômica. Os Intereclesiais são expressão do que as CEBs são.
Entre nós questionamos qual é o rosto das CEBs que vivenciamos, e vimos que temos vários rostos que são conseqüências de diversas realidades sejam elas eclesiais, sociais, culturais, entre outros.
Visitamos e conhecemos lugares, como a Torre de TV, que nos apresenta o “avião” chamado Brasília, a sede da Legião da Boa Vontade, com seu templo místico e a Paróquia São João Bosco. Sentimo-nos acolhidos na visita à sede da CNBB, através de Dom Dimas Lara, Secretário Geral.
Também esteve presente entre nós os nossos irmãos Pe. Vileci, Antônio Gelmar e Dom Fernando Panico, da Diocese de Crato (CE), que nos apresentaram um histórico da região do Cariri e da vida de Pe. Cícero Romão Batista, Pe, Ibiapina e do Beato Zé Lourenço, além de outras resistências e lutas daquele povo.
Reiteramos os nossos agradecimentos ao Povo de Porto Velho, pela acolhida e disponibilidade, pela troca de experiências, pela partilha de sua vida e história, com destaque à visita missionária, a qual fora apontada como metodologia acertada para os Intereclesiais.
Anunciamos, com alegria, que no período de 23 a 27/07/2013, na Diocese de Crato, realizaremos o 13° Intereclesial, cujo tema e lema serão definidos na próxima Ampliada Nacional, que será nos dias 17 a 20/07/2010.
Na ternura e firmeza da caminhada, continuemos articulando as comunidades pelo Brasil e iniciamos a construção do 13° Intereclesial, nas terras das romarias do “Padim Ciço Romão”.
Brasília, 31 de janeiro de 2010,
30 anos de massacre dos mártires indígenas quiches, na Guatemala.
CNBB

-----Pax et Bonnum-----

Solene Ato Acadêmico de Criação da FACAP – Faculdade católica de Fortaleza

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC04411 Agradeço ó Deus por nos permitir estarmos não só na unificação das faculdades: ITEP e ICRE, mas sobretudo, vendo o germinar da faculdade Católica de Fortaleza – FACAP.

DSC04341Iniciou às 08h com a composição da mesa (FOTO),  depois deu-se as locuções aos destinados: , Pe. Antônio Almir Magalhães de Oliveira, Jan Gerard Joseph Ter Reegen, Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos e Prof. Dr. Pe. Edilberto Cavalcante Reis.

DSC04358 Após houve o coquetel seguida da celebração Eucaristica presidida por Dom José Aparecido Tosi Marques e padres co-celebrantes. Dentro da solenidade acontecia o juramento dos professores de Teologia que com as mãos sob a Palavra de Deus davam fé e renovavam seus compromissos na augusta casa academica.

 

image Fica então essa data jubilar em nossa memória pois Deus nos permitiu Eu na Lente do Jornal o Povosermos inseridos na História do Seminário da Prainha – Instituto Teológico Pastoral do Ceará, que hoje chamar-seá de Faculdade católica de Fortaleza – FACAP.

Fotos  cedidas gentilmente pela assessoria do Jornal O Povo, que nos reconhecia na Solenidade de Criação da Faculdade Católicade Fortaleza. (Agradecido)

Deus nos supra de testemor para seguirmos nos estudos Acadêmicos e para o mundo melhorar a partir de nós!

-----Pax et Bonnum-----

domingo, 7 de fevereiro de 2010

FACAP – Faculdade Católica de Fortaleza – Seminário da Prainha

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

O Corpo administrativo da FACAP realizará Solene Ato Acadêmico de sua criação

A Faculdade Católica de Fortaleza - Seminário da Prainha realizará no dia 9 de fevereiro, às 8h, Solene Ato Acadêmico de sua criação.
A criação canônica já havia acontecido pelo Decreto 004/2009 de 28/08/2009 do Sr. Arcebispo de Fortaleza e Chanceler da Faculdade Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques. Agora, no final de dezembro, através da Portaria nº 1.746 (DOU 24/12/2009), o Ministério da Educação-MEC sancionou a criação da referida Faculdade e, ao mesmo tempo, declarou extintos tanto o Instituto Teológico-Pastoral do Ceará - ITEP quanto o Instituto de Ciências Religiosas - ICRE.

A solenidade contará com a presença do seu Chanceler Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza, demais autoridades, professores, funcionários e alunos.

Programação do evento:
Das 8h às 9h30min - Conferências:
- A história recente dos Institutos da Prainha – Professor Dr. Mons. Francisco Manfredo Thomaz Ramos;
-
O Seminário da Prainha e a Educação Superior no Ceará - com o Professor Dr. Pe. Edilberto Cavalcante Reis;
- A Faculdade Católica de Fortaleza e sua importância para a Igreja de Fortaleza - Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, Arcebispo de Fortaleza.

Às 10h – Coquetel

Às 10h30min - Solene Concelebração Eucarística e abertura oficial do Ano Acadêmico.

A Faculdade Católica de Fortaleza - Seminário da Prainha fica na Rua Tenente Benévolo nº 201, Centro. Informações pelo telefone (85) 3219 9023.
Fonte: Pascom da Arquidiocese de Fortaleza

-----Pax et Bonum-----

Comunidade Hóstia Santa – Possibilidade de Connhecer a Deus

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

DSC04184 Ontem dia 06 de fevereiro quando faziamos a memoria de nossos 10 anos (de batismo) acontecia na celebração eucarística na Igreja Matriz Cristo Redentor a Solenidade dos Votos Perpetuos do Instituto Religioso Nova Jerusalém, dentre os sete DSC04160jovens que se comprometiam a viverem perpetuamente zelando os votos de castidade, pobreza e obediencia estava Marcus Mariano (FOTO) que  há dez anos estava iniciando na Comunidade Hóstia Santa.

Deus assim o quis, deixar entre nós menores e o viu e o chamou, dando-nos ontem um Religioso que aspira o sacerdocio.

Obrigado Senhor Bom Deus por nos usar como teus e DSC04202zelar por tuas vocações. Bom lembrarmos também que temos a Dalva na Fraternidade Toca de Assis.

Que apareçam mais vocações ousadas e desprendidas do mundo para Deus no mundo!

 

-----Pax et Bonnum-----

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Creio na Comunhão dos Santos – Dom Bosco rogai por nós…

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

A Revista Católica Gênesis estava lá na Paróquia da Piedade. É certo que o termo relíquias fazem vir muitos curiosos e até mesmo descrentes, mas garanto que foi uma classe isolada, pois lá estava a maior parte de fiéis a Igreja nos seus santos!

image 

Creio na comunhão dos Santos…

-----Pax et Bonnum-----

10 Anos de Baptismo da Comunidade Hóstia Santa

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Que alegria amigos (as) bogueiro (as) que busca a cada postagem está nos conhecendo um pouco mais e hoje dia 06 de fevereiro é uma data muito importante para nós, saibamos o porque?

Já é sabido que a Comunidade Hóstia Santa tem 10 anos de existência, isso porque teve sua ereção aos dias 17 de novembro de 1999, portanto, aos dias 06 de fevereiro (sabado) de 2000 fomos baptizados numa celebração Eucarística, celebração esta que fomos orientados por pe Caetano, que no domingo as 17h ele assim proclamasse nossa existência, onde na ocasião ele nos reconhecia como um ‘novo grupo na paróquia’ nestes termos: “Hoje, dia em que o Senhor fez para Ele, nos dá mais uma alegria encorajando jovens e crianças para sua messe. Vivam o Santo Evangelho nas suas vidas”.

Anos depois na Administração do Ex.Mº Rev. Mº Sr Ir pe Carlos Alcântara (memorian), nos reconhecia sob documento paroquial agora não mais como' ‘grupo’, e sim, como Comunidade (FOTO)DSC04079

que nos orientava para uma possivel apresentação Arquidiocesana, vendo já nosso extreitamento com Dom José Luis, bispo aux de Fortaleza e referência para juventude de Fortaleza.

Então assim, não somos anarquistas e sim re-conhecidos por nosso serviço de evangelização a Jesus no irmao (ã), não precisamos dizer que somos mais que servos dos servos do senhor (…) leiam mais a palavra e as ponham em prática, nós estamos ouçando pô-La!

Rezem por nós!

Postado por Gessiane Costa, consagrada chs

-----Pax et Bonnum-----

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Dom Bosco em Fortaleza…”Dai-me almas e ficai com o resto”

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Urna com as reliquias de Dom Bosco chega em Fortaleza...
Chegou na manhã dessa sexta-feira em Fortaleza a urna com as relíquias de Dom Bosco.

A urna mostra em tamanho real o corpo de Dom Bosco feito em cera.
Na urna existe a relíquia do braço direito do Santo. Relíquia é uma peça preservada para ser venerada e, em geral, está relacionada à vida de um santo.

A urna foi levada em carreata solene para o colégio Salesiano Dom Lustosa.

Desde o dia 21 de janeiro a urna contendo as relíquias de Dom Bosco percorre algumas cidades do Nordeste brasileiro. A peregrinação foi pensada como uma forma digna de preparação ao bicentenário do Fundador da Congregação Salesiana, Dom Bosco. A visita da urna têm despertado no mundo inteiro, a admiração e a gratidão, que todos tem com a figura do fundador dos salesianos que sempre incentivou a juventude. A urna com as relíquias de Dom Bosco chegou em Fortaleza hoje (05) e foi para o Colégio Juvenal de Carvalho e Colégio Dom Lustosa, que fica na Avenida João Pessoa, 5920 e no dia 06 seguirá para a Catedral Metropolitana onde haverá missa às 08h30 celebrada por Dom José Antônio. Às 10h30min a urna sairá em carreata solene para o Colégio Salesiano Dom Bosco, na paróquia da Piedade, onde ficará em exposição e visitação durante a tarde e parte da noite. A paróquia da Piedade fica na Rua Joaquim Torres, 185, Joaquim Távora. No dia 07, a urna será transladada para Belém – PA.
                                                                       Marcia Brandão,CHS.
Siga a Programação Completa da Urna em Fortaleza:

05/02/2010
07h- Carreata de Acolhida CE 060 Maracanaú (em frente a Vicunha Textil)
09h- Chegada no Colégio Salesiano Dom Lustosa
10h- Celebração Eucarística - Tempo de Veneração - Exibição do Filme de Dom Bosco
14h- Apresentação de Coral
16h- Momento Mariano
19h- Vigília Jovem - Comunidade Canção Nova

06/02/2010
07h- Concentração da Carreata com a Urna - para Catedral
08h30min- Solene Celebração Eucarística
11h- Carreata até a Paróquia da Piedade
12h Acolhida e Animação
14h- Apresentação Cultural
15h Terço da Misericórdia - Transmitido pela FM Dom Bosco 96,1
18h- Celebração Eucarística - transmitida pela FM Dom Bosco 96,1
19h- Visita à Urna - apresentação ex-alunos e Canção Nova
22h Vigília

07/02/2010
07h- Celebração Eucarística
09h30min- Despedida da Urna
                                                                                      Paz e Bem'

-----Pax et Bonnum-----

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2010

Por Todos os Presbitéros Já Falecidos

Salve Nossa Senhora da Conceição Aparecida

Pai Santo, Deus Eterno e Todo Poderoso, nós Vos pedimos por todos os presbitéros já chamado deste mundo por Ti para a eternidade, que.

Dai a todos a felicidade, a luz e a paz. Que Eles, tendo passado para a morte, participe do convívio de Vossos Santos na luz eterna, como prometestes a Abraão e à sua descendência.

Que sua alma nada sofra, e Vos digneis ressucitá-lo com os Vossos Santos no dia da ressureiçãoe da recompensa.

Perdoai-lhe os pecados para que alcance junto a Vós a vida imortal no Reino Eterno.

Por Jesus Cristo, Vosso Filho, na Unidade do Espírito Santo. Amém(Pai e nosso e Ave-Maria )

Dai-lhe, Senhor, o repouso eternoe brilhe para ele(a) a Vossa Luz!Amém

Postada por Gessiane Costa, chs

-----Pax et Bonnum-----

Duis vitae velit sed

Meus Templates

Musicas para Ouvir Orando

Nemo enimipsam

Etharum quidem rerum

Powered By Blogger
Criado por Comunidade Hóstia Santa - Humildade na Unidade - desde 1999 Evangelizando com Ousadia - PROIBIDA REPRODUÇÃO